UMA BÊNÇÃO NATURAL

UMA BÊNÇÃO NATURAL
SEM DEUS NÃO HÁ VIDA. BUSQUE O CAMINHO DA VERDADE E ASSIM TERÁ AMOR, PAZ, SORTE E FELICIDADE. O CAMINHO QUE NOS LEVA À VIDA PLENA, É A EXPERIÊNCIA DE VIVER NO MUNDO, SEM PERTENCER AO MUNDO. Ivone Medeiros do Amaral.

ESPIRITUALIDADE E VIDA

INFORMAÇÃO: Veja também a página ESPIRITUALIDADE E VIDA no blog  CATEQUESE  RENOVADA, cujo endereço está aqui ao lado direito desta página.

Jo5, 1-16. Deus é quem nos chama, por conhecer a nossa disposição em fazer sempre o bem e atuar com retidão em todos os campos dignos da vida. Ele nos oferece e dá a mesma prioridade que dispensamos a Ele. Jesus reencontrou um homem que havia sido curado e  o chamou à conversão, para que a sua cura fosse completa. Não basta somente se curar do corpo e dos problemas da vida, através da sua fé e do poder divino. É preciso também ter a coragem de curar a alma, para poder viver a graça completa e assim não correr o risco de voltar ao mal anterior. Se colocarmos a Deus, a Jesus e ao Espírito Santo em  primeiro lugar na nossa vida, com certeza estaremos priorizados, cobertos por Eles e libertos das influências do mal. Não esqueça que Deus é cabeça, pensamento, compreensão e boa intenção; Jesus é a Palavra viva de Deus; o Espírito Santo é os dons da coerência (temor), do amor (piedade), do esclarecimento (ciência), da coragem (fortaleza),da boa escolha (conselho), da humildade (inteligência) e do serviço (sabedoria). Assim, lógico que nós devemos : 1º pensar, compreender e mesmo que não encontremos a lógica do mundo, procurar ter boa intenção. 2º Falar segundo a Palavra de Jesus. 3º ser coerente com   os 10 mandamentos, agir com amor ao próximo, procurar esclarecer e ter coragem para aconselhar ou se dirigir através da boa escolha, com humildade e a serviço do próximo. Porque até aquilo que você possa querer para si mesmo, deverá ser no final das contas, um bem para si, para a família, para a comunidade, para todos os que o rodeiam e para o mundo.

Deus não é um espírito, Ele é uma pessoa de carne e osso como nós. Ele é um ser humano perfeito; o mais majestoso, o mais poderoso ser, Deus e Criador. Por isto,Senhor de todas as coisas visíveis e invisíveis. Ele é o Deus único e universal. Não há ninguém maior que Ele.
Ele é imaginável por que a sua energia criadora está em nós; na nossa alma e no nosso corpo, já que nos criou à Sua imagem  e a reprodução humana multiplica a sua.

Quando você ouvir alguém dizer que só consegue imagina-lo muito distante, como uma nuvem  inalcansável, cuidado! Esta pessoa não sabe manter uma relação saudável com Deus.
Não são as boas obras que nos salvam. As boas obras são nossa obrigação em cumprir a sua lei.
O que nos salva é o amor e a relação que tivermos para com Ele e com o nosso próximo, como sendo a fé, a confiança, a fidelidade, o companheirismo, a responsabilidade, a ética cristã e humana, o reconhecimento dos Seus mistérios e da Sua Verdade.
Compreenda que Deus quer estar sempre conosco, por isto devemos nos manter limpos no corpo, na alma e no ambiente em que vivemos ou frequentamos. Quando você vai encontrar um bom amigo ou alguém que ama, não procura se produzir bem, para ficar cheiroso, bonito, bem arrumado? Pois é, Deus Pai Iawé é o nosso melhor amigo.
O que iremos ganhar com a santidade? A imortalidade da alma em um novo corpo materializável.
 

A EVOLUÇÃO DE DEUS E  DA PESSOA HUMANA. A mão de Deus não é só uma planta.
A mão humana de Deus existe sim! Assim como existe o Deus único e verdadeiro Ser supremo e Senhor Criador de todas as coisas.
Lembre-se que Deus era uma pessoa que no início dos tempos, se sentia solitário e resolveu expandir o seu amor e a vida. Criou o universo e deu vida a tudo. Criou o ser humano à Sua semelhança. A primitividade evoluiu, mas não por si mesma. Deus evolui primeiro e antes que tudo. Por isso, Ele está sempre melhorando a vida dos seus filhos, melhorando a nossa condição humana e para isto, dá evolução aos nossos tempos, procurando facilitar a nossa condição de estar neste mundo.
Não devemos entretanto, pensar no lado oposto do desenvolvimento e nem no mau uso dele ou nas suas transformações malignas e oportunistas. Devemos buscar sempre o lado bom das coisas,  pois é para o bem que Deus cria tudo, transforma, modifica e vai especializando ao longo do tempo, à medida em que Ele mesmo vai   especializando a sua observação sobre nossa vida, adotando melhores conceitos e nos proporcionando um melhor entendimento daquilo que Ele nos permite desenvolver. Porém, Sua Lei é e será sempre a mesma ao longo de toda a existência. Estude as diferenças que há no Deus e nos profetas do velho testamento e na Palavra de Jesus e no entendimento dos apóstolos do novo testamento.
Você quer um exemplo? Moisés possuía um harém de muitas mulheres e Jesus veio ensinar que um casal forma uma só pessoa.
Paz e Bem.


A GLORIFICAÇÃO DA PESSOA.
“ Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não sois capaz de compreender agora. Quando Ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo quanto tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, por que receberá do que é meu para vos anunciar. Tudo o que o Pai tem, é meu. Por isso , eu vos disse que Ele receberá do que é meu para vos anunciar”
 

*Viemos aqui só para lhes falar de glorificação. Quando glorificamos o outro, também nos glorificamos.
*A glorificação na pessoa humana também se dá quando anunciamos a verdade dita pelo outro. Por exemplo, anunciar um ensinamento é glorificar o professor; repassar para os filhos tudo que de bom os avós ensinaram, é glorificar os pais. Porém, devemos observar que toda glorificação só se dá em Deus, pelo anúncio da verdade, que deve ser uma verdade construtiva, somática e multiplicadora do bem comum. Quando glorificamos, recebemos graças.
*O demônio não tem glória. Ele só possui enaltecimento por descalabros. Assim é que quando alguém repassa as más ideias, desconforto, derrotismo, palavras más intencionadas que geram fofoca, inverdades, injustiça, maus sentimentos e outras coisas maldosas e descabidas, está enaltecendo o “coisa” e provocando descalabros na vida dos outros e arruinando a sua própria vida




RELATÓRIO SOBRE A MISSÃO NO PERU
“DEUS USA AQUELE QUE SE CONCENTRA MAIS EM SUA DISPONIBILIDADE DO QUE EM SUA PRÓPRIA HABILIDADE.”
(Howard Hendricks)
MEUS IRMÃOS, No dia dez de maio de 2014, completamos três meses de missão aqui no Peru, por isso, estamos enviando um pequeno relatório do que temos vivido e presenciado neste novo campo de missão. Pelas conversas do Bispo conosco, acreditamos que o povo esteja contente com nossa presença na região de Vilcas Huamán. O clero tem retiros todos os meses e nós nos esforçamos para estarmos presentes em todos. Nossas Celebrações da Semana Santa não foram tão animadoras, sentimos saudades das nossas celebrações daí do Brasil.
A igreja de Vilcas Huamán, que antes ficava o tempo todo fechada, agora fica o dia todo aberta de terças a sexta-feiras. Um padre fica atendendo na parte da manhã e outro fica na parte da tarde . Hoje, nós estamos atendendo quatro comunidades fixas que são elas: Vilcas Human, Vichongo, Pomacocha, e Huambalpa com missas aos domingos e no meio da semana. Além dessas comunidades, já conhecemos várias outras pequenas comunidades, porque seus lideres vêm nos convidar para celebrarmos as missas das Festas de seus Padroeiros e falecidos.
O povo daqui não é de ir às missas, devido a má atuação dos padres anteriores. A frequência é bem fraca mesmo. As missas só têm bom publico quando é missa de defunto. Vejo que é da cultura deles ir às missas de aniversário de seus parentes falecidos e não aos domingos. Mas, muitos dizem que é porque, antes, os padres não eram muito presentes. Por fim, devido a um problema com a antiga direção do orfanato, o mesmo em que estamos morando temporariamente, o Bispo nos nomeou, provisoriamente, os novos diretores do mesmo.
Um abraço fraterno.
P.P Edvan Vieira Serra Sena e PadreManoel Santana Vieira
Voltarei para arrumar as fotos que estão viradas. Desculpe.
 

não deixe de ler

Não deixe de l
Não deixe de ler

Não deixe de ler

Não deixe de ler


não deixe de ler

não deixe de ler


não deixe de ler

 









 





REFLEXÃO DA PÁSCOA: 2018
Enunciado:  Não podemos encontrar o caminho e a vida, senão através dos sentidos psíquicos.
Refletindo: Ninguém nasce por conta própria ou autogênese. Antes que o SER se faça, é preciso fecundar a semente. assim foi feito em Maria e todos conheciam Jesus na sua humanidade e a sua origem. Mas, e o que não se vê? Como Deus verdadeiro enviado pelo Pai, a Sua alma e o Seu mistério, só poderiam ser conhecidos pela fé e pela Sua revelação,Sua perfeita Palavra,Seus milagres, pelo que Ele diz de si mesmo e pelo Seu carisma. Eu creio, por que tenho fé. Mas, basta acreditar? Basta fazer obras e estar a serviço? NÃO ! É preciso amar. Amar a Ele e ao próximo ou às outra pessoas do mundo.
Aquelas pessoas de coração duro, materialistas, não acreditam por que não podem vê-lo nem senti-lo, na medida em que seus sentidos são inflexíveis e não alcançam o infinito; não têm uma perspectiva do desdobrável sobre o desdobrável. Possuem uma consciência tão empacada que não conseguem acessar o seu próprio inconsciente.
Mas o  Mistério de Jesus existe sim, em todos nós, nos nossos sentidos psíquicos ou aqueles sentidos que ultrapassam os cinco sentidos físicos e que se desenvolvem para alcançar muito além do nosso chão. 
O Mistério de Jesus existe em todos nós que embora não sejamos deuses, somos humanos como Ele. E mesmo como pecadores somos muito importantes para Deus. Tão importantes que nos enviou o Seu próprio filho para iluminar os que estão nas trevas (por não crer),na sombra da morte, e dirigir os nossos passos no caminho da paz.                                               Gn1,26-28  Lc9,18-21.23-26  Lc1, 68-79
Oh, Deus, nosso amor mais puro e verdadeiro! Podemos vê-lo, senti-lo e ama-lo assim como podemos ver, sentir e amar todos os amores da nossa vida. Amém.

 

```O Padre roubou a nossa colher!```
Um Padre teve um jantar na casa de um casal de sua igreja. Depois que ele saiu, a esposa disse ao marido: "Eu acho que o Padre roubou a nossa colher!"
Esse ocorrido a incomodou durante todo o ano.
No ano seguinte, o casal teve outro jantar com o Padre. Incapaz de resistir, a mulher perguntou: "Padre, você roubou a nossa colher ano passado?" 

Ele respondeu: "Não, eu a deixei dentro da sua Bíblia."

MORAL DA HISTORIA
Ler a Bíblia pode evitar que pensemos mal do nosso próximo. Além  disso pode evitar que passemos vergonha, literalmente...kkkk
Um ano inteiro sem ler a Biblia. ..
😲
Só Jesus!        Pe.Emerson Sac

Acesse ao lado desta página em leitura recomendada, o blog do Padre Paulo Ricardo e você irá aprender muito sobre a vida. Mas não aceite comentários políticos. Jesus possui uma democratividade como comportamento humano, mas não é político. Jesus e a Sua Igreja são a "comunhão dos santos". No céu não há disputas nem carreirismos de nada; não há classes sociais, propriedades, etc.

COMPORTAMENTO OU MANEIRA DE VIVER

1.    Tenha fé e amor a Deus. Confie. Ele pode tudo. Tudo posso Naquele que me fortalece. Mas lembre-se que você possui uma vida concreta e faça a sua parte. Não viva dando trabalho para Deus. E tudo se pode naquilo que Ele permite.

2.    Programe-se para tudo e só faça projetos que tenham a possibilidade de ser realizados. Não faça empréstimos de nada; viva com o que tem e se esforce para obter o que precisa de maneira justa e legal. Poupe para o futuro e programe a sua aposentadoria. Mas ajude as outras pessoas que precisam de você.

3.    Mantenha o seu bom humor naturalmente, mesmo tendo de levar na esportiva as atitudes desagradáveis das outras pessoas.

4.    Não deixe nada para depois. Resolva tudo na hora, pensando sempre em soluções que possa cumprir e se livrando daquelas inoportunas ou que poderiam ser de risco.

5.    Não fume, não beba a ponto de perder a razão e os sentidos e não tenha pressa em hipótese alguma. Mas seja sempre pontual com a maior tranquilidade.

6.    Trabalhe para viver. Não viva para trabalhar. O consumismo desgasta o ser humano e o planeta.

7. Tire um tempo diário para cultivar e aprimorar a sua alma.   WWW.catequesenovostempos.blogspot.co

9.    Respeite o próximo presente e o irmão ausente, seja ele quem for.

10. Seja uma pessoa inclusiva. Não discrimine, não ridicularize, não humilhe e não faça ninguém passar vergonha, mesmo que seja uma criança. Mas não adote os hábitos maus das outras pessoas. Procure recuperá-las com o seu próprio exemplo.

11. Respeite o espaço e a propriedade alheia, o direito de ir e vir, os bons costumes, a ética social e profissional assim como a individualidade das pessoas.

12. Não faça nem repasse fofocas, mesmo que sejam as políticas ou mesmo que você seja uma pessoa pública ou formadora de opinião. Mas dê as notícias corretas como alerta de situações desagradáveis ou perigosas.

13. Saiba dizer sim ou não de maneira efusiva e conscientemente para se livrar das tentações. Não se misture com o “joio” e não se comporte como ele  (Mt 13,24-30 e 38-43).


14. Lembre-se que a sociedade depende de você e você depende da sociedade. As suas atitudes poderão contribuir para construir um futuro melhor para as futuras gerações.


campanha da fraternidade 2016

TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade”
LEMA: “Quero ver o direito brotar como fonte  e correr a justiça qual riacho que não seca”

Sabemos que os temas e os lemas das campanhas cristãs, são espiritualmente adotados por Deus e orientados pelo Santíssimo e Diviníssimo Espírito Santo que confere à Igreja a missão do esclarecimento e da divulgação deles pelo mundo a exemplo do Brasil.

O que significa este tema?
Sabemos que uma casa comum é o lugar onde habitam ou se reúnem pessoas. Pode ser uma casa de família, um bar, um restaurante, um campo de esportes, uma assembleia, uma cidade, um país, o planeta Terra, o ônibus, o carro e muitos outros lugares, como por exemplo, o corpo de uma pessoa cristã onde coabitam ela mesma e o Espírito Santo. Repare que o tema não se refere a um lugar em especial, mas a qualquer lugar sem nenhuma discriminação. Por conseguinte, nossa responsabilidade, significa que cada um de nós deverá sentir amor e exercer ações que possam levar as pessoas que estão em cada "casa comum" da qual participamos, quer seja vivendo nela, trabalhando, ou estando de passagem; a usufruir o bem estar da boa convivência, por que somos todos irmãos em Cristo e por isso, responsáveis uns pela felicidade dos outros. Cada qual exercendo a sua tarefa, o seu trabalho, a sua missão ou o seu lazer sem qualquer julgamento prévio ou antecipado aos fatos verdadeiros, por que só a Deus cabe julgar.  Mas, com bom exemplo e ensinamento construtivo das ideias que despertam as ações do bem e da felicidade de todos.
Também é necessário esclarecer que o nosso corpo ou o corpo de qualquer pessoa como sendo "casa", deve ser respeitado e bem cuidado de acordo com o projeto de Deus para a humanidade, que se revela nos 10 mandamentos dados a Moisés. Podemos até dizer que os 10 Mandamentos foram a 1ª campanha da fraternidade que Deus legou pessoalmente a Moisés. Você conhece outra que seja anterior? Pesquise na Bíblia. Por exemplo, crescei e multiplicai? Mas não havia público em Gênesis. Por isso, não se considera uma campanha, mas sim uma ordem do Criador.

O que significa o lema?
Para entender melhor, devemos ler e analisar muito bem toda a Palavra de Deus, através do Profeta Amós que viveu no século 8º antes de Jesus Cristo. A frase deste lema está em Am 5,24
Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca. O que é o direito senão a pessoalidade igualitária do ser humano em relação a tudo o que nos cerca e que nos mantém vivos com a dignidade que Deus nos conferiu ao nos criar à Sua Imagem. O direito de sermos educados a fim de podermos ter as mesmas oportunidades, possuir os bens necessários e saber usufruir deles com justiça. Deus fala de um direito e uma justiça de paz e de bem. Quando se refere a um riacho que não seca, quer dizer que não podemos anular nem deixar que alguém possa anular o bem que está correndo na casa, como a água corre no riacho. A fraternidade, o direito de igualdade de condições sociais, o direito à sobrevivência, o direito à acolhida, o direito à escolha justa, o direito à colaboração, o direito ao respeito, o direito de não ser pior que os outros. Enfim, o direito à vida que Deus nos deu com muita dignidade.

Aliás, justiça qual riacho que não seca, é a justiça de Deus. O que reforça a ideia de que Ele gostaria que a sociedade humana vivesse como uma sociedade de amor, ou como no Céu.
Só não podemos esquecer que não devemos adotar maus caminhos nem más influências. O mundo está cheio de marketing antissocial e anticristão fazendo a cabeça dos jovens, politiquices do mau, poderio, demagogias, falsos poderes, enriquecimentos ilícitos, perseguições, banditismo, agressões à natureza e muito mais. O que fazer? Em vez de julgar e condenar, devemos rezar e ajudar estes jovens ou estas pessoas que estão desviadas do bem e da paz a encontrar o verdadeiro caminho como o da água cristalina e doce que corre no riacho, oferecendo vida e tendo caminho certo.

 O que Deus quer com estas campanhas?
Com certeza, quer uma sociedade onde o ser humano possa viver em harmonia, em paz e em bem com todos e com a Mãe Natureza.

Outras leituras:    Mt 6,24     Mt 13, 1-23   Jó 34,17    Pr 27-35     Is 10,1-3     Is 58,2     Is 42,1    Jr 5,24-29     Jr 29,11-14      Ez 44,24  Gn 43,1-34

Exercício:
         *Procure outras leituras que falem de justiça, direito, casa, etc.
 Estabeleça a diferença entre casa e lar
Quais outras "casas comuns" podem ser reconhecidas na sua cidade, no estado e no país?
 Conceitue dignidade e outras palavras que julgar necessário.
*O que a Mãe Natureza representa para o ser humano?
*Conscientize sobre a importância das cadeias naturais como o ar, as águas, a terra e as várias espécies animais e vegetais para a manutenção da vida.
                                              Boa pesquisa! Bom estudo!

PAPA FRANCISCO  X  SÃO FRANCISCO
A publicação da encíclica “Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum”, do Papa Francisco, já tem suas repercussões no Brasil. Entre elas, estão observações de Bispos franciscanos que destacam a inspiração do Pontífice em São Francisco de Assis.
Em uma página sobre a encíclica, produzida pelo site da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, há reflexões do Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, e do Bispo de Osasco e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, Dom João Bosco. Ambos defendem a importância do documento diante do atual contexto ambiental. Dom Jaime Spengler retoma o que o Papa Francisco havia comentado no Angelus de domingo, 14, ao afirmar que a encíclica é dirigida a todos. Para o Arcebispo, este “é um documento com forte característica social”, pois aborda a questão do meio ambiente não apenas de forma intelectual, mas “toca o coração! Chama-nos à corresponsabilidade… Diante dos tantos sinais de ‘dores de parto’ diagnosticáveis na criação, somos instigados a reagir”. O Arcebispo de Porto Alegre lembra a frase de Jesus ao Santo de Assis: “Vai e restaura a minha casa”. Segundo ele, com base nessa expressão, o Papa Francisco “nos convida e nos impulsiona a cooperarmos para deixar a ‘casa comum’ um pouco melhor para as gerações que virão depois de nós”.
Em seu artigo, o Bispo de Osasco, Dom João Bosco, cita três razões para se ler o documento, sendo a primeira delas, o fato de se tratar de uma encíclica. “Olhando para as grandes encíclicas do passado, vemos que elas não têm apenas uma repercussão imediata, mas vão produzindo frutos no longo prazo, à medida que vão se clareando os fundamentos sobre os quais está construída”, explica. A segunda razão, de acordo com Dom Bosco, é a própria pessoa do Papa Francisco, por seu carisma, palavras, gestos, estilo simples e direto. Ele observa que “não há liderança, no mundo hoje, capaz de falar a todas as classes sociais, a todas as etnias, a todas as tradições religiosas e convocar todos os seres humanos, a não ser o Papa Francisco”. Por fim, a terceira razão é a referência a São Francisco de Assis. O bispo de Osasco (SP) considera que “Laudato Si” faz lembrar “a “‘Carta aos Fiéis’ em que o Santo de Assis se dirige ‘a todos os que moram no mundo universo’: o imenso desejo de São Francisco de chegar ao coração de todos, para que olhassem e reverenciassem o Criador, está presente no coração do Papa”.
Em entrevista à Rádio Vaticano, o também franciscano Cardeal Cláudio Hummes, presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, sublinha o caráter religioso da encíclica ao defender que o homem deve cuidar da criação de Deus. “Nossa fé nos fala de como Deus criou o mundo e o entregou a nós, não para devastar e destruir, mas para cuidar, para proteger, cultivar, colher os frutos desta  terra que nos foi dada. Isso tem uma dimensão religiosa, uma dimensão ética, uma dimensão humana profunda, porque todas as criaturas estão unidas. O Papa coloca isso muito bem na ‘ecologia integral’ de que fala”.
Esta também foi a explicação dada pelo Papa Francisco ao fim da Audiência geral de quarta-feira, 17, às vésperas do lançamento da Laudato Si. O Santo Padre convidou todos “à responsabilidade, a colaborar na missão que Deus deu ao ser humano com relação à criação: ‘cultivar e cuidar’ o ‘jardim’ que Ele nos deu”.
                         “Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum” – nos seis capítulos da Encíclica do Santo Padre um conceito concreto: ecologia integral, novo paradigma de justiça. Francisco de Roma coloca-se na esteira de Francisco de Assis e inspira-se no Cântico das Criaturas para recordar que a terra “se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma mãe, que nos acolhe nos seus braços”. Esta terra agora, está maltratada e saqueada e ouvem-se os gemidos dos abandonados do mundo – escreve o Papa Francisco. É preciso uma “conversão ecológica” – evidencia o Papa na sua Encíclica – uma “mudança de rumo”, para que o homem assuma a responsabilidade de um compromisso para o cuidado da casa comum. Um compromisso para erradicar a miséria e promover a igualdade de acesso para todos aos recursos do planeta. Não à cultura do descartável  A Encíclica faz, assim, um diagnóstico minucioso dos males do planeta: poluição, mudanças climáticas, desaparecimento da biodiversidade, débito ecológico entre o Norte e o Sul do mundo, antropocentrismo, predomínio da tecnocracia e da finança que leva a salvar os bancos em detrimento da população, propriedade privada não subordinada ao destino universal dos bens. Sobre tudo isto parece prevalecer uma cultura do descartável, usa e deita fora, algo que leva a explorar as crianças, a abandonar os idosos, a reduzir os outros à escravidão, a praticar o comércio dos diamantes de sangue. É a mesma lógica de muitas máfias – escreve o Papa Francisco. Necessária nova economia, mais atenta à ética. Perante isto, podemos ler na Encíclica, é necessária uma “revolução cultural corajosa” que mantenha em primeiro plano o valor e a tutela da cada vida humana, porque a defesa da natureza “não é compatível com a justificação do aborto” e “cada mau trato a uma criatura é contrário à dignidade humana”. O Santo Padre pede diálogo entre política e economia e a nível internacional não poupa um juízo severo aos líderes mundiais relativamente à falta de decisões políticas a nível ambiental e propõe uma nova economia mais atenta à ética. Investir na formação para uma ecologia integral   A Encíclica sublinha que se deve investir na formação para uma ecologia integral, para compreender que o ambiente é um dom de Deus, uma herança comum que se deve administrar e não destruir. E bastam pequenos gestos quotidianos: fazer a recolha diferenciada dos lixos, não desperdiçar água e alimentos, apagar luzes inúteis, agasalhar-se um pouco mais em vez de acender o aquecimento. Desta forma, poderemos sentir que “temos uma responsabilidade para com os outros e o mundo e que vale a pena sermos bons e honestos”. A Encíclica convida, assim, a praticarmos os sacramentos, em particular a Eucaristia, que “une céu e terra e nos orienta a ser guardiões de toda a Criação”. Então, “Laudato si”, conclui o Papa Francisco, porque “para além do sol, no final, nos encontraremos face a face com a beleza de Deus”. A Encíclica foi apresentada à comunicação social nesta quinta-feira dia 18 de junho na Sala Nova do Sínodo pelo Cardeal Peter Turkson, Presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, pelo Metropolita de Pergamo, John Zizoulas do Patriarcado Ecuménico e da Igreja Ortodoxa e pelo Prof. John Schellnhuber, fundador e diretor do Instituto de Potsdam para a Pesquisa dos Impactos Climáticos.

HOMILIA DO PAPA FRANCISCO
Na Missa desta quinta-feira, 12, na Casa Santa Marta, o Papa Francisco destacou que Jesus ensina três critérios para superar os conflitos: realismo, coerência e filiação. A homilia do Papa foi inspirada no trecho do Evangelho de hoje (Mt 5,20-26), que narra o diálogo do Senhor com os seus discípulos sobre o amor fraterno. Jesus diz que é preciso amar o próximo, mas não como os fariseus, pois suas atitudes não eram de amor, mas sim de indiferença em relação aos outros.
O Pontífice destaca que Jesus indica três critérios: o realismo, verdade e filiação.
Primeiro, um critério de realismo saudável. “Se temos um problema com alguém e não podemos resolvê-lo, buscar uma solução, pelo menos devemos entrar em acordo com o adversário no decorrer da caminhada. Não é o ideal, mas o acordo é uma coisa boa”, explicou o Papa. De fato, salientou o Santo Padre, para salvar tantas coisas deve-se fazer um acordo. “Uma pessoa faz um passo, a outra também e pelo menos há paz: mesmo que seja muito provisória. Enquanto estamos em caminho, selamos um acordo, assim detemos o ódio e a luta entre nós”. Como segundo critério, Francisco destacou que Jesus nos indica a verdade. E, neste aspecto, o Papa advertiu que “falar mal do outro é matar, porque na raiz está o mesmo ódio”. Mata-se com as intrigas, com as calúnias e com a difamação:
“Hoje pensamos que não matar o irmão seja não assassiná-lo, mas não: não matá-lo é não insultá-lo. O insulto nasce da mesma raiz do crime. É a mesma: o ódio. Se você não sente ódio, e não matará o seu inimigo, seu irmão, não o insulte. Mas buscar insultos é um hábito muito comum entre nós. Há pessoas que para expressar o seu ódio contra o outro, tem uma capacidade de florescer com as flores do insulto, impressionante, muito! E isso faz mal. O insulto… Não, sejamos realistas. O critério do realismo. O critério de coerência. Não matar, não insultar”. Por fim, o terceiro critério que Jesus indica é o da filiação. “Se não devemos matar o irmão é porque é irmão, ou seja, temos o mesmo Pai. Eu não posso ir até o Pai se não tenho paz com o meu irmão”, explicou o Pontífice. “Isso é superar a injustiça, aquela dos escribas e dos fariseus”, afirmou Francisco. O Santo Padre ressaltou que este programa não é fácil, mas é o caminho que Jesus indica para seguir adiante. “Peçamos a Ele a graça de poder ir avante em paz entre nós, seja com os acordos, mas sempre com coerência e com espírito de filiação”, disse.


O que é Igreja?

Não confundir  IGREJA com TEMPLO, da mesma forma como não se deve confundir  CASA com LAR. A casa é a estética e o lar é a ética.
Casa é o prédio, o lugar onde se reside e pode ser. Lar, é a espiritualidade ou o astral da casa. Por isto se diz que a casa é bonita e que o lar é feliz. Ou seja, podemos dizer que a qualidade ou a apresentação material das coisas, chama-se de estética e a qualidade espiritual chama-se de ética.
Da mesma forma, o Templo é a construção edificada onde se reúne a Igreja. Igreja é  portanto, a espiritualidade que se estabelece dentro do templo ou em qualquer lugar.
Jesus disse: *onde dois estiverem reunidos em meu nome, ali estará a minha Igreja.
Jesus não disse: Onde duas pessoas estiverem reunidas
Porque Jesus falou dois?  Porque DEPOIS DO BATISMO E DA RESSUREIÇÃO, todo cristão passou a viver e conviver com a graça do Espírito Santo, que é uma pessoa e a companhia do seu Anjo da Guarda, que é outra pessoa. Ora, portanto, um cristão nunca está só.
Assim é que teologicamente podemos afirmar que cada cristão possui um corpo que é um templo de Deus e uma igreja em si mesmo ou na sua alma.
Podemos compreender que Igreja, na realidade se forma em cada pessoa que convive com seu Anjo da Guarda e o Santíssimo Diviníssimo  Espírito Santo  .  Não fosse assim, pessoas religiosas que vivem isoladas e a sós pelo mundo a fora, nunca formariam uma Igreja, ou nunca teriam um Anjo da Guarda, nem se agregariam ao Espírito Santo.
Infelizmente muitos cristãos acham que a Igreja apenas se forma quando duas ou mais pessoas se reúnem em nome de Jesus.

A palavra igreja significa egrégora ou reunião para fazer uma religação a alguma coisa ou a algum ideal.  O exemplo é que o futebol com suas metas ideológicas forma várias igrejas, como a do Flamengo, do Atlético e muitas outras. Há pessoas que vivem com o Flamengo dentro de si e até são capazes de brigar pelo ideal que se tornou fisiológico. Mas esta ideologia forma apenas uma igreja de diversão aqui na terra. Com certeza que Deus poderá até curtir uma diversão sadia. Mas a Igreja de Jesus é que nos leva à vida eterna.
O ideal de Jesus é também assim, libertário e misericordioso. Mas quem é Igreja de Jesus? Apenas aqueles que são capazes de brigar pelo ideal de Jesus, como liberdade, fraternidade, fidelidade, piedade, misericórdia, perdão, amor e fé; sentimentos que devem se tornar fisiológicos dentro de si, depois do batismo cristão, com a educação familiar e a catequese.
Alguém disse que Deus perdoa tudo? Deus é misericordioso, sim. Mas Ele é convencional, a exemplo dos Seus Mandamentos. Vamos pensar nisto? O que você faria com um filho que anda sempre errado e não tem jeito? Será que você já deixou de amar alguém que te decepcionou? Ou será que você já decepcionou alguém? Ou correu atrás de algo que não lhe pertencia? Sabe que a lei da pertença para Deus é uma coisa muito séria?

O LAR é a nossa primeira igreja, por isto devemos manter a felicidade do nosso lar. O casamento cristão também forma uma Igreja cristã.
Alguns exegetas entendem que a Santíssima Trindade forma uma Igreja permanente. E que a Sagrada Família, também.
Quando entendemos o nosso corpo como templo de Deus, passamos a compreender os pecados cometidos quando se profana o corpo.
O que é que profana o corpo? – O aborto, as más palavras, os maus pensamentos, os maus comportamentos, as agressividades,  as agressões ao próprio corpo e ao corpo do outro. Também  não devemos esquecer que o corpo não é só carne e osso. Nele existe a psique ou alma que é a personalidade que anima o corpo; e o corpo espiritual que é o templo de Cristo, caso a pessoa seja cristã ou agregada à Cristo.
O que é que profana a própria alma e a alma das outras pessoas? As incompreensões, as mentiras, as calúnias, as fofocas prejudiciais, a exclusão, as discriminações, o bulling, as más intenções, os falsos conceitos, etc.
Aqui a Igreja  pessoal  pode ser qualificada pela psique através de pensamentos que formam palavras; os hábitos e as escolhas que levam às  atitudes, ações e obras.  Será que Jesus pode frequentar templos pessoais de má qualidade? Ou será que toda pessoa é uma Igreja de Jesus? Ou ainda será que toda Igreja é  Cristã?
Qual é a qualidade do seu templo pessoal? E da sua Igreja denominada? E da sua Igreja congregada? E da sua Igreja associada? E da sua Igreja afiliada? E da sua Igreja comunitária? E da sua Igreja do lar? E da sua Igreja do trabalho? E da sua Igreja da escola? ... Igreja do cinema... Igreja da casa de diversões? E a igreja que formamos para ver televisão, para conversar ou para namorar?
Compreenda que a Igreja Cristã se forma em vários momentos:
a)    Quando pessoas se reúnem em qualquer lugar em nome de Cristo.
b)   Quando uma pessoa está a sós mas em oração, reunida com Maria, o Anjo da Guarda, O Espírito Santo, etc,
c)    A Igreja pessoal é cristã e permanente quando a pessoa permanece em Cristo.
d)    Mas também pode ser uma Igreja pessoal cristã eventual, que se forma somente quando a pessoa precisa de estar com Cristo.
Mas a Igreja pessoal eventual, fica vulnerável para satanás, nos momentos em que a pessoa está exercendo as falsas morais deste mundo social. Mas vejamos que quando uma pessoa é egoísta, que se reúne apenas consigo mesma para pedir milagres; que não tem fé ou que pensa que tudo se resume em torno da materialidade deste mundo; que encontra desculpas esfarrapadas que parecem verdade para se redimir ou se mostrar digna e superior perante as outras igrejas pessoais; está perdida no tempo e no espaço.
Como uma Igreja pessoal cristã pode reagir perante uma pessoa perdida? Claro que mostrando o caminho que é o próprio Jesus Cristo. Como por exemplo, ensinando a conviver com Jesus dentro de si, o que significa amar e vivenciar a Palavra.
A Psicoteologia compreende o ego pessoal como sendo uma Igreja qualquer, que depende da escolha e da egrégora ou religação (religião) adotada  por cada um. O ego pessoal é “dois reunidos”, visto que dentro do ego se encontra um superego que é ”Deus em mim”. O Deus que me criou e que permanece em mim, fazendo com que “eu seja dois” ou “os dois sejamos um”.
Ora, se o meu ego fosse budista, a minha igreja seria budista. Ou seja, eu viveria o Buda em mim. Mas como o meu ego é cristão, eu vivo o Cristo em Mim. O ego se torna cristão através do batismo cristão e da vivência pós batismal de acordo com a educação de cada um. E é de acordo com a educação religiosa e a vivência de cada um que se formam os vários templos e igrejas.
Mas não esqueça que o Templo Cristão é a casa do Pai, da Mãe, do Filho, do Espírito Santo e da família. E como bons filhos que somos, devemos sempre  os visitar para os louvar, dar graças, receber ensinamentos, colaborar, partilhar e agradecer. Você paga seguro de vida? O melhor seguro para tudo, é o amor a Deus, a Fé e a precaução.        


LEITURAS
       
*Mt.16;18   * Por isso , eu te digo: Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as forças do inferno não poderão vencê-la. 
*At. 5;11. 8;3. 9;31. 11;22. 12;1,5. 13;1. 14;23,27. 15;4. 16;5. 20;28       *Rm 16;5     *1Co 10;32. 11;18,22. 12;28. 14;4,35. 15;9. 16;19    *2Co 8;1,23. 11;8 *Gl1;13     *Ef1;22. 3;21. 5;23  *Fp 3;6    *Cl 1;24. 4;15   *1Tm 3;5,15. 5;16    *Hb 12;23  *Tg 5;14  *3Jo;10    *Ap1;4.2;23.22;16



PARA QUE SERVE A IGREJA?  
Em todos os sentidos e em todas as formas de Igreja, a Igreja é o lugar onde se ensina, se aprende e se pratica o caminho para a qualificação da alma e da Igreja pessoal, a fim de se viver com paz e bem e alcançar a vida eterna.
Mt 18;17*Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele quiser ouvir, seja tratado como um pagão ou um publicano.
No sentido de que a pessoa cristã que vive em Cristo é  portanto uma Igreja. Pode-se dar o seguinte exemplo: Se a pessoa que cometeu um erro não der ouvidos aos pais, que procure ajuda na sua Igreja, como a um padre, a um amigo, a um cientista religioso, ou a um psicoteólogo. Mas caso esta pessoa não queira se concertar, fica sujeito ao sofrimento (pagão, sujeito ao demônio) ou à justiça humana (publicano)



 REALIDADE HUMANA
1. A EDUCAÇÃO DEVE SER  APLICADA À CRIANÇA DESDE A HORA DO NASCIMENTO (veja a página de educação familiar)



 CONCEITO SOBRE CONSCIENTIZAÇÃO
Pensar com consciência, eis a questão.
Quando a pessoa aposta naquilo que acha justo e certo, pensa que está agindo com consciência. Porém, nem sempre acerta na sua aposta. Por que a  consciência de uma pessoa muitas vezes opera de maneira errada. Isto acontece quando a  consciência é mal educada e mal formada ou aceita falsos conceitos de vida. Então aposta nas coisas erradas, achando que está certo. Popularmente costumam chamar a esta pessoa de “pessoa sem consciência”. Mas não é bem assim. Todas as pessoas têm consciência: A consciência de que existem, que tem de dar satisfação aos seus sentidos e às suas necessidades. Ou seja, Tem consciência da  luta pela  sobrevivência individual. O que diverge nas pessoas é a qualidade da sobrevivência de cada um. Na realidade estas pessoas  tem  consciência mas não possuem conscientização ou consciência crítica, que são os Dons da Fortaleza e do Concelho que o Espírito Santo manifesta em nós.
Pensar com consciência coletiva, eis a razão!
Ser uma pessoa conscientizada, é saber discernir e poder optar pelo bem de todos, mesmo que esta opção não seja a melhor para si mesmo. Quando educamos ou formamos os nossos filhos e os nossos alunos, é necessário que os conscientizemos. O ensino se torna facilitado quando aprofundamos o conhecimento até à raiz das coisas ou dos porquês e do obvio, com uma linguagem imagética adequada à idade escolar.
A formação também  dá educação quando ensina a colocar na vida prática, o conteúdo das matérias, do conhecimento do catecismo e do estudo bíblico. Por sua vez, a educação também dá formação quando a mãe ensina ou oportuniza ao filho a vivenciar no lar  aquilo que ele aprendeu na escola e na catequese.
Quando alguém procura a razão coletiva daquilo que está fazendo, este alguém é uma pessoa conscientizada. Quando esta pessoa sabe optar sem causar prejuízos coletivos, mesmo que arque com algum prejuízo próprio, então possui consciência crítica. Aquele dizer popular de “faça o que eu digo e não o que eu faço” só causa desastres na educação dos filhos, por que a mente da criança é ludicamente inata. Aprende melhor o que vê e o que experimenta.

Exemplos de conscientização:
1.Uma árvore que está rachando a calçada da casa. Vai derrubar a árvore ?
Conscientização: Vai  concertar a calçada e manter a árvore, por que dá sombra e acolhe muitas pessoas, além de que precisamos salvar o planeta e  a vida!
2.Meu filho possui 3 tênis bons. Mas há um colega que vai de chinelo para a escola.
Vou  ficar pensando “coitadinho”? Vou dar um sapatinho barato para ele? Vou chamar a atenção de outras pessoas para o fato?
Conscientização: Vai  incentivar o filho a dar um dos tênis bons para o colega, depois de os lavar e embrulhar para presente. Afinal, estará ensinando o filho a partilhar e  cultivar sentimentos humanos, além de que vai  prestar solidariedade a um colega sem se sentir altruísta e sem causar humilhação ao outro.
3. Sabemos que existem pessoas que ganham aposentadoria de mais de R$50.000.00 mensais. E que bem próximo delas moram outras famílias que com um salário mínimo sustentam mal aos seus filhos. A) Como será que se sentem estes aposentados? B) Qual a desculpa que eles possuem para as atitudes que tomam? C) Que tipo de consciência eles possuem? D) Devemos criticá-los? E) Roubá-los? F) Pedir? G) Ir chorar para eles as dificuldades da vida, tentando comovê-los?
3.1   Nada disso! Não devemos julgar o próximo. Eles serão julgados por Deus. Não devemos querer para nós o que ao outro pertence neste mundo social. Até porque nem sabemos se esta pertença é justa perante Deus e não podemos correr o risco de dividir conosco o pecado do outro. Devemos viver da melhor maneira possível com o que temos, sem desejar as coisas alheias, com honestidade, trabalho e fé. Apenas aceitar o que nos é ofertado, doado, partilhado ou presenteado por amor. Porque devemos nos esforçar para sermos  dignos de amor e não de pena.
3.2  Em qualquer lugar do mundo é realmente difícil haver uma divisão justa de bens, pela incapacidade que o ser humano tem de se situar no Reino de Deus que também existe na nossa dimensão. É uma questão de falta de conscientização e de aprendizado da educação religiosa. Os governos tentam acabar com a pobreza no mundo. Mas todos se esquecem de que a pobreza não é material. É um estado de alma de quem não foi suficientemente educado para viver com qualidade de vida.
3 3. Não esqueçamos que a pobreza material quando é uma opção consciente, torna-se uma riqueza espiritual. As políticas públicas para a pobreza e a fome das comunidades pelo mundo afora, tem ajudado muito no que diz respeito a uma sobrevivência com alguma dignidade. Mas quando se fala em “linha de pobreza” deve-se entender “uma faixa de pessoas que não tem capacitação para a vida” e não para o trabalho, por que existem trabalhadores na linha de pobreza; mesmo aqueles que possuem capacitação do tipo profissional empregatícia, ou aqueles que enfrentam  todos os tipos de profissões livres honestas e trabalho útil. Embora muitos dos cursos, dos trabalhos  e das profissões mais informais precisem ser atualizados e regulamentados a fim de que possam  adquirir dignidade humana, o que se observa é que estas famílias não sabem conduzir a vivência do lar para adquirir uma certa dignidade, como sendo organização da casa, limpeza, higiene, etc. E também nem sempre é relaxamento, mas simplesmente desconhecem a ética e a estética da vida.
 O que falta mesmo é haver a capacitação pessoal (educação religiosa, de trabalho, moral, emocional, ecológica e social em qualquer tipo de afazeres) para que possa haver a devida dedicação pessoal e profissional aplicada a fazer algo em que a pessoa se sinta bem, colabore com o desenvolvimento, preserve a vida e produza pelo menos para o seu próprio sustento e o da sua família.
3.4  E agora?  Como fica o desenvolvimento?  É  urgentemente necessário que os governos no mundo pensem numa efetiva organização da vida sob todos os aspectos legais nos países que estão em via de desenvolvimento. E que a educação e a formação sejam prioridade absoluta.  Já é muito boa a obrigatoriedade do ensino fundamental no Brasil. E no que diz respeito à formação, o que falta é qualificar o ensino.  

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