UMA BÊNÇÃO NATURAL

UMA BÊNÇÃO NATURAL
SEM DEUS NÃO HÁ VIDA. BUSQUE O CAMINHO DA VERDADE E ASSIM TERÁ AMOR, PAZ, SORTE E FELICIDADE. O CAMINHO QUE NOS LEVA À VIDA PLENA, É A EXPERIÊNCIA DE VIVER NO MUNDO, SEM PERTENCER AO MUNDO. Ivone Medeiros do Amaral.

EPISTEMOLOGIA DA PASTORAL DA VIDA

  Somos todos, parte de um só PAI e a cada dia                           nasce um novo FILHO.  Então, somos todos IRMÃOS!                        * Se você quiser, pode escolher  um dos itens abaixo e fazer um texto ou uma matéria*                       
                                                                      
EPISTEMOLOGAR é compreender ou aplicar a consciência crítica naquilo que se está fazendo.
Com certeza é uma palavra estranha para muitas pessoas, mas esta é a ação da epistemologia.

EPISTAR é pensar, criar pensamento e LOGIA é compreensão lógica de alguma coisa. E aqui é a compreensão lógica do pensamento.  

 EPISTEMOLOGIA é a estruturação  do pensamento lógico, compatível com a realidade. Ou seja, no nosso caso, a epistemologia nos ensina como agir ou exercer a   pastoral da vida.
EXEMPLO: A epistemologia da arquitetura, ensina como exercer este trabalho a fim de não se tornar invasivo na engenharia.


Então vamos estudar a EPISTEMOLOGIA da Pastoral da Vida. Assim sendo, vamos entender para que serve o estudo da Pastoral da Vida:
  1. Ser Pastor é cuidar, isto é, pastorear. Ser pastor de pessoas é cuidar de pessoas assim como o pastor de ovelhas cuida das suas ovelhas.
  2.  A PASTORAL DA VIDA é o estudo de como se pode e se deve pastorear a vida para o bem de todos no geral; porque o pastor da vida é aquele que cuida para o bem, buscando sempre a melhoria das condições humanas.
  • a)Vejamos o que diz Jesus em Mateus 18, 12-14:    "Que vos parece? Se alguém tiver cem ovelhas e uma delas se extraviar, não deixará as 99 nos morros, para ir à procura daquela que se perdeu? E se ele a encontrar, em verdade vos digo, terá mais alegria por esta do que pelas 99 que não se extraviaram. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se percam nenhum destes pequenos."  
  • b) Também podemos ler em Mateus 11,16-19 o que Jesus diz: "Com quem vou comparar esta geração? É parecida com crianças sentadas nas praças, gritando umas para as outras: tocamos flauta para vós, e não dançastes. Entoamos cantos de luto e não chorastes! Veio João, que não come nem bebe, e dizem: tem um demônio! Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: É um comilão e beberrão, amigo de publicanos e de pecadores. Mas a Sua sabedoria foi reconhecida em virtude de suas obras." 
      3. Todos os batizados com o Espírito Santo se tornam pastores e missionários. E cada um de nós,   tem os seus próprios dons que podem e devem ser usados para pastorear as pessoas que nos rodeiam. Pastorear uns aos outros, mesmo que os "outros" sejam desconhecidos. Veja que na Palavra b, lemos que a sabedoria de Jesus foi reconhecida em virtude das suas obras.  Cada um de nós tem os dons para que possa executar obras. Assim existem as obras do ensino, da alimentação, da costura, da escrita, da enfermagem, da cura e muitas outras que podem ser usadas para Pastorear, cada qual do seu próprio jeito, porque Deus dá a Luz do discernimento a quem possui o propósito da boa vontade.

       4. Quando pensamos em pastorear a vida, logo nasce a ideia de fraternidade, é claro! E a fraternidade nos leva a pensar na continuação do serviço, a fim de que possamos colher resultados cada vez mais notáveis nas gerações futuras.
       5. Não podemos deixar que a raça humana se extinga ou se transforme numa aberração resultante dos estilos degradantes da vida, promovidos pelas falsas verdades.
       6. É muito fácil enunciar projetos com pseudo ideologias que possam obter muitas adesões e alto nível de satisfação. Uma amiga dizia: " para crianças e adolescentes mal educados, basta oferecer o marketing do besteirol, acompanhado de uma barra de chocolate!". É que hoje os critérios não são muito humanistas, mas sim dinheiristas.

COMO AGIR OU EXERCER A PASTORAL DA VIDA:
  1. a) Antes de mais nada temos que estudar para nos munir dos valores morais essenciais.
  2. a) Descartar todos os livros ideológicos, filosóficos, etc.
  3. a) Adotar a Bíblia como único livro de estudo e de consulta.
  4. a) Ser exemplo para os filhos, a família e os amigos
  5. a) Estudar as matérias que estão nas páginas deste blog e as aplicar no dia a dia com as crianças e os jovens.

 Obs. Voltarei a completar esta matéria.







Nenhum comentário:

Postar um comentário