UMA BÊNÇÃO NATURAL

UMA BÊNÇÃO NATURAL
SEM DEUS NÃO HÁ VIDA. BUSQUE O CAMINHO DA VERDADE E ASSIM TERÁ AMOR, PAZ, SORTE E FELICIDADE. O CAMINHO QUE NOS LEVA À VIDA PLENA, É A EXPERIÊNCIA DE VIVER NO MUNDO, SEM PERTENCER AO MUNDO. Ivone Medeiros do Amaral.

APRENDENDO A SE RELACIONAR COM DEUS

TELA PINTADA A ÓLEO
da Santíssima Trindade.
Autora: Ivone do Amaral
Representa a "Tristeza de Deus"

Quando Deus observa esta humanidade que é "joio", com certeza fica triste, por que conhece o fim destas pessoas e também porque os seus verdadeiros filhos sofrem no convívio diário com eles. É preciso ter um pouco da força e da paciência de Jesus para ajudá-lo no pastoreio dos inconsequentes. (Mt 13, 24-30 . 38-43)
Deus é todo poderoso, mas possui sentimentos nobres, puros e amorosos como ser humano que é, Criador único e verdadeiro, percussor de toda a história da vida.
Ele já esteve triste e magoado assim em várias ocasiões como em (Gn 6, 5-6)

Quem é Deus?

Deus é o Ser Supremo, Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis. Onipotente, Senhor de toda a Força Maior. Onisciente, presente em todos os seus filhos. Magnânimo, Senhor de uma infinita bondade. Mas Deus também é uma pessoa convencional, a exemplo dos Seus Dez Mandamentos. Afinal, todo pai precisa ser convencional para com os seus filhos a respeito da educação deles. Convencionalismo, significa o limite que se dá a todas as pessoas e coisas que existem em qualquer lugar; uma convenção onde os deveres revelam os direitos e não o contrário, para que os filhos possam manter um correto equilíbrio natural em si mesmos, em tudo o que os cerca, com todos com quem convive, em todos os sentidos da vida e em qualquer lugar.

Amar a Deus sobre todas as coisas, significa que o amor a Deus é o nosso  alimento com poder curativo sob todos os aspectos e também o verdadeiro alimento de Deus. O principal alimento de Deus e o que nas pessoas, mantém a vida saudável e feliz. 
Um exemplo que se pode dar a respeito deste alimento é o seguinte:*Alguém não pode comer chocolate por que lhe causa alergia.Assim compreendamos que Deus não pode comer ódio, raiva, mentira, vingança, disputas irracionais e outras atitudes como são o misticismo que desrespeita a Sua Criação, contesta a Sua Pessoa e concorre com o seu Poder.

Estude o catecismo.     

PARA SE RELACIONAR COM DEUS
a)  Você deve primeiramente e com calma, aprender a sentir a sua alma.
A alma se localiza entre o coração e os pulmões, no lugar onde quando inspiramos sentimos um “vazio no peito” logo atrás  do osso chamado de “externo”. As antigas resadeiras colocavam a alma no lugar quando a pessoa estava de “espinhela caída”. Quando a pessoa está angustiada, sente uma bola que sobe e desce pela laringe como se fosse sufocar e pode até doer.  Com certeza você já sentiu isto. É a sua alma.
b) Você deve conhecer a sua alma. Quando está doente é como uma bola. Mas quando está sadia é como uma chama muito gostosa e suave que sentimos no peito.

***Como já dissemos acima, quando a alma está doente, ela pode manifestar sintomas no corpo. São os sintomas psicossomáticos aqueles que a medicina tradicional não encontra motivos para eles, mas que são emocionais e os sentimos como tonturas, certas neuroses, algumas psicoses, depressão da alma, diversos tipos de mal estar e de dores como as enxaquecas, as reumáticas e as artríticas. São sintomas emocionais que podem se transformar em doenças físicas.
 Observação: Estes sintomas são tratáveis com terapias psicossomáticas e também a regressão da consciência, as vivências terapêuticas a terapia psicoteológica, a Yoga a dança, o Pilates, a hidroterapia e homeopatia. Muitas vezes uma boa confissão e arrependimento verdadeiro, acalmam a alma.
c) Quando se ama também se sente neste mesmo lugar uma energia quente como se fosse de uma chama  agradável que não queima. A alma sadia é formada de sentimentos bons. Quando  na alma entram sentimentos maus como ódio, vingança, raiva, decepção, frustração, etc... ela adoece. E claro, manifesta reações diversas no corpo físico. A intensidade destas reações físicas depende da força com que o sentimento é fixado na alma ou psique.

d)Os maus sentimentos e os ressentimentos são como verdadeiros venenos para a alma. E aí, se a pessoa for bem educada, muito emotiva e boa gente; a  alma vira uma bola e passa a arder, a angustiar e a depressionar. Porém se a pessoa for muito racional e de má índole, torna-se violenta e pode até cometer delitos, ou se expor a doenças graves como a angústia forte que causa cardiopatias emocionais e enfartes fulminantes.

e) Busque o equilíbrio:
Autoanalise-se.Adquira o hábito da meditação transcendental . Procure racionalizar os  motivos  que  o/a fazem possuir um determinado estado de alma. Dê nomes verdadeiros a tudo o que possa afastar você da sua relação para com Deus. Mantenha a verdade dos fatos e procure entendê-los. Os porquês dos fatos são muito importantes para que possa superar os problemas da vida. É importante entender o outro e perdoar, até por que  muitas vezes as pessoas cometem erros ou magoam sem má intenção. Outras vezes a intenção é boa mas a atitude é má.  E como nós não podemos julgar o outro; nem compreender sem conversar com ele e ficar conhecendo os seus motivos, é que se precisa de entendimento para o perdão.
Quando uma pessoa possui uma alma forte, ela  pode perdoar e esquecer até mesmo sem conversas e entendimentos. Para isto, basta saber superar os fatos da vida.


COMO SE RELACIONAR COM DEUS

a)  O superego ou  sopro de Deus é herança psicogenética da humanidade. È o princípio, a vontade que impulsiona a busca do paraíso perdido para a manutenção e a perpetuação da vida. E que mantém a ligação da pessoa com o divino. O divino é o nosso princípio em Deus (chama-se psora em homeopatia).

b) Mas é o ego que nos dá a consciência inteligente que precisamos para sobreviver; o aprendizado da vida, desde que fomos concebidos. O ego apenas retém o conhecimento e o põe em prática de maneira repetitiva. E geralmente até briga para impor a sua prática costumeira (egoísmo).
  
c)  Digamos  que depois da fecundação durante a formação fetal, o superego desprende um ego que passa a ter a missão de individualizar a pessoa (antropomorfia).
   
d) O ego continua mantendo contato permanente com o  superego durante toda a vida. Embora  hajam limitações de intensidade neste contato. Estas limitações dependem do conhecimento da pessoa. Existem pessoas que não se dão conta, não reconhecem ou não aceitam o superego ( Não aceitam ou não se dão conta de que Deus e a ligação com Deus existe nelas)

e)   Dependendo da intensidade deste contato as pessoas tornam-se de menos a mais privilegiadas na sua inteligência ou consciência de si mesmas. A consciência de que existe um Ser superior a elas. E aí, elas se individualizam:  QUEM SOU?  Eu sou  aquele que sou. Fulano, aqui e agora, dependente de uma  Consciência Maior, que é Deus em mim.

f) A pessoa que sabe quem é, torna-se capaz de discernir sobre a sua pessoalidade, os seus limites, adaptar, refinar, especializar os seus sentidos e os seus dons e colocar-se a serviço de Deus e da vida com conhecimento, verdade, honestidade, humanismo e humildade. Porque o  superego reflexiona, desenvolve e assimila o conhecimento de maneira crítica para uma escolha que se enquadra dentro dos planos de Deus. E quem vive dentro dos planos de Deus é que prospera na vida com abundância para sempre.

a) O superego é a mente da alma. O ego é a mente biológica. Por isso, quando o corpo morre, a alma ressuscita com todas as informações passadas pelo ego para o superego durante a vida.
  
b)  Amai-vos uns aos outros; quer dizer que a vida dos outros depende de nós. A felicidade do outro depende da nossa atitude. Quem ama, não prejudica o outro e não toma atitude que possa vir a se prejudicar depois.

c) Nossas atitudes são gravadas no outro, por reações emocionais e passam a constituir herança genética da humanidade durante várias gerações. Podemos modificar para melhor o futuro das próximas gerações se aprendermos a viver com inter-relacionamentos sadios e sendo um bom exemplo para os outros que nos observam. Entretanto, não queira apenas mostrar que é boa pessoa, se elogiando e dizendo eu sou bom, eu faço eu aconteço... Deus  não  aceita este tipo de atitude. Seja realmente uma pessoa de boa índole e de bom coração.

Lembre-se sempre que o amor e os bons relacionamentos também constituem segurança para a nossa vida. Quer um exemplo? Se alguém insinua: Olha eu acabei de ver o Zé metido ali numa briga de rua! * Oh, não, você se enganou, por que ele estava agora mesmo aqui comigo!




A COMUNICAÇÃO PARA COM DEUS
 



    Afinal, a relação para com o próximo é uma das maneiras de comunicação que temos para com Deus. Porque de qualquer forma, Deus também está no outro. Nem que seja tentando colocá-lo no bom caminho, com muito amor. E muitas vezes através de puxões de orelha para que a pessoa possa despertar para a verdade e receber a recompensa merecida. A recompensa de Deus é sempre muito boa. Mas só acontece quando a pessoa readquire sentimentos que redimem ou limpam a alma. Como o amor e o perdão, por exemplo.
    Outra maneira de se comunicar com Deus é a oração. Gosto de um rap gospel que diz assim:
                   O telefone pro céu é a oração... Tete a tete aqui... ouviu, meu irmão? E quem escuta lá?
                   É o Pai do Céu... que está sempre na linha... não deixa cair... ouve sem cessar...
                   A qualquer hora, qualquer dia... tá de prontidão... esperando tua chamada... com muito amor pra te dar  perdão !
                
A Leitura da Palavra comunica o nosso afeto quando o sentimos e abrimos a alma para o entendimento da mensagem que estamos lendo ou ouvindo. Porque o S.Dvmo Espírito Santo dá o entendimento e o podemos sentir. A  Missa ou as Reuniões de louvor ou ainda as Celebrações e Cultos, são formas de relacionamento conjunto cuja força de comunicação aumenta na medida em que as pessoas presentes disponibilizam aquele  amor verdadeiro e sublime, cheio de boas intenções  que possam fluir no momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário