UMA BÊNÇÃO NATURAL

UMA BÊNÇÃO NATURAL
SEM DEUS NÃO HÁ VIDA. BUSQUE O CAMINHO DA VERDADE E ASSIM TERÁ AMOR, PAZ, SORTE E FELICIDADE. O CAMINHO QUE NOS LEVA À VIDA PLENA, É A EXPERIÊNCIA DE VIVER NO MUNDO, SEM PERTENCER AO MUNDO. Ivone Medeiros do Amaral.

APOSTILA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA



INFÂNCIA E ADOLESCENCIA MISSIONÁRIA 
                                    projeto de vida  feliz
                        

ROTEIRO  PARA  APLICAÇÃO  DO PROGRAMA
 


                      MISSÃO RELIGGARE
          Movimentoto Cristão de Educação para a Vida                            
                      Religgare@gmail.com
           www.pastoraldavidareliggarista.com.br                                                            www.catequesenovostempos.blogspot.com
              
           
                          AUTORA: Ivone Medeiros do Amaral
                             Cientista Religiosa, PUC  Curitiba                                                                                                        
                             Curitiba, 21 de setembro de 2017


 ABERTURA:
Este projeto de "apostila prática" tem como base o estudo do   Material do IX Encontro Arquidiocesano - Iniciação à Vida Cristã. DOC 107 da CNBB para ser aplicado nas comunidades. 
                                                      

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 INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ capítulo 3.pptx
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Sua bênção mamãe!


Sua Bênção, Papai!

Olá!                                                  
 Segue anexo o material da apresentação do Arcebispo de Porto Alegre  Dom Leomar Brustolin. Ele participou do grupo que desenvolveu o documento 107 da CNBB - INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ - itinerário para formar discípulos missionários.   É de certa forma um resumo do livro que a maioria de vocês já recebeu. Tanto o Livro quanto este material será utilizado no próximo retiro;  traz a normatização e as orientações do rumo que a Igreja do Brasil pretende  seguir em relação à catequese, qual o modelo que queremos... por isso, precisamos ler, reler e entender... Um abraço fraterno e fiquem com Deus.      





Amados                                                                                                         
Estudamos com muito carinho este documento que, por obra e graça do Santíssimo e  Diviníssimo Espirito Santo, veio nos esclarecer sobre os estudos que desde 1909 tentamos  implantar sob o título de “Educação para a Vida”. Mais uma vez compreendemos e confirmamos que Jesus Cristo faz com que a sua Igreja caminhe sob o seu olhar paternal e a sua pré-disposição em promover acertos e encaminhamentos que possam despertar o seu povo para a verdade incondicional do amor. Estive na Amazônia, onde a prostituição de menores é cultural e chocante, principalmente na Ilha do Marajó onde Dom Azcona muito sofreu por lutar pela dignidade cristã e daquelas crianças que depois são abandonadas com outra criança no colo e acabam voltando para a facilidade corrompida, a fim da manutenção de suas tristes subsistências. Jesus Cristo se emociona e sofre com estas situações de uma sociedade invadida por ideias que se dizem cristãs, mas que nada têm a ver com os Seus ensinamentos e que degradam seus filhos.  Creio que o Papa Francisco é a grande luz que ilumina e resgata nas veredas deste  milênio, tendo aqui no nosso país, a CNBB como principal esclarecedora e orientadora do serviço que urge para ser executado, a fim de que possamos reverter sob as bênçãos de Deus, o caótico quadro social que hoje presenciamos. Muito me apraz projetar este roteiro que aqui apresento para uso do serviço nas nossas  comunidades. O Senhor Jesus Cristo que vive e reina na Unidade do Santíssimo e Diviníssimo Espirito Santo, esperando que a IAM produza muitos frutos e pessoas mais felizes para as futuras gerações e o convívio eterno com a Santíssima Trindade e a Sagrada Família, nos convida a trabalhar e nos abençoa com Seu amor e Sua paz.                                            
Paz e Bem.        Ivone Medeiros do Amaral   10 de outubro de 2017
                                                                                                  
ROTEIRO DO SERVIÇO PARA OS ENCONTROS DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA
Local:__________________________________________________

Horário:  Dia da semana__________ horário:  das________às ________h.
                   
Idades: dos 04 aos 08 anos e dos 7 aos 12 anos, sendo dois grupos diferenciados para o aprendizado lúdico, de acordo com o seu desenvolvimento psicomotor.

Acolhida: das crianças batizadas matriculadas no programa e de alguns pais que queiram participar em dias alternados, para ajudar as ASSESSORAS. Os adolescentes das outras etapas da catequese, serão sempre bem vindos para participar das nossas atividades, assim como as IAM de outras Igrejas da Paróquia e da Diocese.

CONDIÇÕES FÍSICAS PARA REALIZAR  OS ENCONTROS DA INFÂNCIA  MISSIONÁRIA :   
·         Sala com espaço amplo, mesas compridas e bancos corridos
·         Armário fixo com chaves
·         1 palco com microfone quando necessário e Tatames
·         Brinquedos didáticos e outros que serão oportunamente solicitados
·         Camisetas com logotipo. Cartolina colorida, espuma fina de várias cores
·         Lápis de desenho em cores variadas. Lápis para escrever e desenhar
·         Papel sulfite. Tesoura pequena de ponta curva. Pincéis
·         Cola não tóxica e outros materiais que serão oportunamente  solicitados.  

CURRÍCULO DO SERVIÇO:
·         Religião ( estudo lúdico da palavra)
·         Alfabetização cristã (estímulo de leitura e escrita)
·         Socialização (coral, teatro, filmes, encontros, comemorações)
·         Inclusão social (brincadeiras, enculturação, etnia, visitas, partilhas, postura, projetos de ajuda)
·         Funcionalidade familiar (estrutura, participação, encontros, cooperação, respeito)

APLICAÇÃO DO HORÁRIO DAS ETAPAS DE ESTUDO: (a criança não deverá perceber a passagem das etapas  aplicadas nos estudos)

·         Das 14.00 às 14.30h. = religião
·         Das 14.30 às 15.00h. = alfabetização cristã
·         Das 15.00 às 15.15h. = Lanche e recreio
·         Das 15.15 às 16.15h. = socialização e inclusão social, canto e teatro
·         Das 16.15 às 17.00h. = atividade inclusiva como a capoeira
·         Das 16.15 às 17.00 no último sábado do mês, encontro com os pais e apresentação dos trabalhos.

ENCONTROS COM OS PAIS:  15° de Palestra, 15° Apresentações das crianças, 15°Lanche com partilha de alimentos sólidos e sucos naturais. Não trazer refrigerantes, guloseimas industrializadas como sendo salgadinhos e nem utilizar embalagens descartáveis. Nos encontros com os pais, solicitamos a presença efetiva de todos
   
FREQUÊNCIA: É muito importante que o grupo de Infância e Adolescência Missionária tivesse seu horário de encontros realizados todos os sábados exceto feriados, mas que não fossem  afetados por outros movimentos da Igreja, como por exemplo o passeio ciclístico ou palestras para os adultos, etc, dado a sua pequena idade e para não afetar o serviço que já é realizado em pouco tempo, para podermos alcançar um desenvolvimento bom, preparatório para  a vida delas e as próximas etapas da catequese.

FAMÍLIA FUNCIONAL,  A oficina deverá acontecer 1 vez por ano, no 4º sábado do mês de março, das 16.30 às 18.00 horas.  Direcionada aos pais da nossa IAM e também a todas as mães da comunidade que estiverem grávidas ou que têm filhos menores de 4 anos. Exatamente os filhos que virão um dia participar da Infância Missionária. Damos certificado de participação no final do curso.

OFICINA SOBRE FAMÍLIA FUNCIONAL 
Como se forma uma família feliz? Sempre há tempo para recomeçar!

 Currículo breve: 1.Conceito amplo e funções da família.   2.Inter-relacionamentos entre os membros e na sociedade    3.Economia doméstica e funcionalidade da casa   4. Religião, Progresso, felicidade e desenvolvimento da família.

Coordenadoras, orientadoras e assessoras, ESTUDAR PARA O DIÁLOGO COM AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES:  Jo4,6-10    Is44,3-4    Is12,3    Ez47,1-12    Jr2,13   Jo4,14-26   Ex3,14   Ex6,35   Ex10,11   Jo11,25    Jo14,6     Jo15,01      Jo4,29    Jo4,39        Jo4,42   Bem Aventuranças,  Cristologia (estudo de Cristo)  Mistalogia (Mistério Pascal, intinerario  mistológico)    Parusia (retorno glorioso de Jesus)   Dimensão pneumatologica (de alma)  Querigma   (anúncio da boa nova de Cristo  *Kerigma, martyria, didaché) 


·        Lembrete do Santo Papa Francisco do que deve ser contestado subjetivamente dentro do diálogo e conteúdo didático das matérias:    1.A economia que promove exclusão.    2. A idolatria do dinheiro e do poder.  3.A desigualdade social que gera violência.    4.A cultura do provisório.  5.Os novos movimentos religiosos fundamentalistas.   6. As promoções da espiritualidade sem Deus.   7. A perda de compromisso com o comunitário.   8.O relativismo moral.   9.A fragilidade dos vínculos familiares.          
 *superstições, achismos, crendices populares, sexo como pecado original, doutrinas espíritas e heresias.

As cinco etapas  para serem trabalhadas subjetivamente:     (estude o DOC 107)       CONTEMPLAR,  VER,  CONHECER, ILUMINAR  e AGIR

Contemplar é observar à Luz de Cristo, a Criação e o espaço psicológico de cada criança. Observar que e como ela pensa e ensiná-la a contemplar a fé cristã, pensando corretamente. Facilitar o encontro com Deus Pai, Jesus Cristo, Espírito Santo e a Sagrada Família, através da oração objetiva e da oração meditativa.
2.     Ver  na  criança a intencionalidade, as estratégias que usa e ensiná-la a ver o Pai amoroso, Jesus fiel, o Espírito Santo organizador e  aplicar a ética e  a sentir com os olhos da alma.
3.     Conhecer a Verdade Querigmática e a realidade da  criança, seu contexto social, emocional, como ela vive e ensiná-la a conhecer o verdadeiro amor fraternal e a saber usar o SIM e o NÃO. Promover a fraternidade entre elas.
4.   Iluminar com amor o caminho através do  ensinamento da Palavra, do uso libertário da verdade, dos valores da vida humana  e  do valor dos sacramentos.
5.   Agir, ensinando a ética cristã, a moral social, mostrando exemplo e dando seu testemunho.

*Contemplar a Criação   *Ver com os olhos da alma  * Conhecer a Verdade   * Iluminar com o amor    *Agir com ensinamento prático.
 Olha que coisinha mais linda! 

ENCONTROS :
  Em média 40 por ano, 160 em 4 anos

GRUPO DE SERVIÇO:     Procurar combinar antecipadamente os planos de serviço para cada encontro e interagir umas com as outras na orientação e ministração de cada etapa.





FORMAÇÃO DO GRUPO DE SERVIÇO E SUAS ATRIBUIÇÕES:

·       COORDENADORA:  coordena e promove a divulgação da IAM na sua igreja, os encontros e as atividades de cada encontro, tendo em conta as ideias do grupo. Providencia materiais, serviços, transportes, camisetas, acesso a lugares, convoca reuniões, providencia convites, recebe doações e presta contas ao grupo.
·    ORIENTADORA: Orienta a aplicação do serviço e dos trabalhos escolhidos e esclarece sobre a didática a ser aplicada nas atividades dos grupos de crianças e de  adolescentes.
·     ASSESSORAS: São as ministradoras das atividades, passar as matérias e atender as necessidades das crianças, como ajudar nos trabalhos,  corrigir posturas, levar ao banheiro, entregar aos pais e estar alerta à segurança de cada uma.

OBSERVAÇÃO:
·    O grupo precisa trabalhar unido, sem faltas ou desculpas esfarrapadas. Deve chegar antes das crianças, dar o exemplo e manter o respeito.
·       O serviço deve ser prestado em união cristã fraterna.

BASE PARA AS PLANILHAS  DE SERVIÇO (PLANOS DE TRABALHO ):

Religião   

CONTEMPLAR
Alfabetização cristã        

VER
Confraternização,  Lanche    CONHECER
Socialização/ inclusão ILUMINAR
Canto/teatro/ reunião de pais
AGIR

Acolhida, organizar entrada para oração e adoração .

Na sala de trabalhos, fazer a chamada.

Envio: O abraço da paz e a bênção que também pode ser dada de uma criança para outra



jogo de letras coloridas  para formação de palavras e frases da Palavra, ou leitura participativa ou desenho com interpretação ou contar uma história sagrada ou a arte de fazer, recortar, colorir, criar, explicar o que fez com tema livre ou seguir o tema dado pelo grupo do serviço.

15 minutos com lanche e partilha, boas maneiras e sem descartáveis. Pedir às mães que  mandem as merendas  em vasilhames herméticos, colheres e copos  normais para não produzir lixo. Confraternizar

Alguma brincadeira educativa, observando sempre o lembrete do Papa Francisco e o DOC 107.
Visitas programadas. Participação nas missas. Encontros.

Ouvir e ensaiar para aprender  o canto escolhido. Continuar  decorando a letra em casa para cantar em grupo no próximo encontro ou providenciar uma peça de teatro para ser apresentada no encontro mensal com os pais. E todo encontro precisa ter  alguma apresentação produtiva, com muita alegria.












































No final, 15 minutos de uma atividade livre, como por exemplo,  a  capoeira, brincar de roda, etc... enquanto esperam os pais, dentro do salão.
COMO COLOCAR NA PRÁTICA AS ATIVIDADES ESCOLHIDAS QUE ESTÃO NA PLANILHA: Religião:
1.     Entrada em procissão: À medida em que as crianças vão chegando ir reunindo todas elas no pátio e colocando o crachá. Quando chegar a hora certa, bater o sino ou o badalo que anuncia a chegada do Smo. Dvmo. Espírito Santo, para a entrada da procissão em absoluto silêncio. silêncio.               
     Observação: esclarecer aos pais que as crianças não podem chegar atrasadas, depois da entrada do SD Espírito Santo
2.     Oração: Alguém do grupo deverá abrir a reza ou indicar uma  criança para isto. Inicia com o sinal da cruz, Pai Nosso e Ave Maria. Depois a oração da campanha da fraternidade ou da IAM ou  algum  hino à escolha.   
3.     Boas vindas: Em nome da Sagrada Família  sejam todos bem vindos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém. Ou qualquer outra saudação
4.     Envio: A reza do Santo Anjo da Guarda, o abraço da Paz e a Bênção de envio escolhida para a ocasião.
                              
Alfabetização cristã: Leitura da Bíblia, de revistas, livros e jornais cristãos recomendados. Interpretação de textos, contar histórias, escrever cartas, poesias, manifestos religiosos. às crianças que ainda não sabem ler, contar histórias e convidá-las a dizer o que entenderam. Incentivar a interpretação de texto. Incentiva-las a criar uma estória delas mesmas ou alguma história que ouviram contar, para que os alfabetizados possam escrever à medita em que elas forem ditando.

Lanche e recreio: Conscientizar as crianças do tempo que elas têm para o recreio. Ensinar postura, mastigação, maneira de comer, não sujar o chão e guardar os restos na lancheira que irá levar de volta para casa.  Pedir às mães que  mandem toalhinha em vez de guardanapo de papel; pratinho de braquelite (plástico inquebrável) e evitar todo e qualquer descartável. A ideia é conscientizar para diminuir o lixo no planeta.

Socialização e inclusão social:

Desenhos
 Distribuir  1 folha de desenho para  pintar, igual para cada um (xerocadas)
·         Esta folha deve constar de 1 tema que será  explicado  e também explorado pelas crianças.
·         Exemplo: O Anjo da Guarda, a história, a oração, etc. Também Jesus com a criação, a Santa Ceia e muitos outros

     Teatro:
     Temas livres abordagens da Bíblia. Histórias sagradas e estorias educacionais.
    Cooperação e participação da família, dos amigos e da comunidade. Tanto para colaborar com o material necessário para as apresentações, quanto para incentivar e participar da festa. Pode-se até teatralizar a história de uma família ou alguma     estoria escrita por alguma criança.


PINTURA DE TECIDOS: Expressando o quotidiano.   Deixe a criança pintar o que ela quiser contar. Só é preciso que haja um tema, para que ela aprenda a organizar os seus sentidos.
                         

Recortando e decorando corações e depois cada um conta a sua estória a cerca do coração.  Fazer bonecas colando os materiais, desperta e renova o sentido da vida. Desenhar flores com borboletas  e beija flor. O que fazem estes animais em cima da flor? Trabalhar o conceito simples de sexualidade (ver no blog a pagina da família)
                        

HÁ TANTAS COISAS PARA SEREM TRABALHADAS NA SOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL, TANTAS IDEIAS! O GRUPO PODE SE REUNIR E CADA UMA TRAZER O SEU CONHECIMENTO PRÁTICO.
·         Recortar letras, formar sílabas. Mais adiante formam palavras, depois frases, depois pequenos textos  e logo aos 4 ou 5 anos, poderão aprender a ler.
·         Ir ensinando aos poucos a ver as horas.
·         A exemplo das letras pode-se incluir números e conceitos como por exemplo, “O cristão só soma, acrescenta e Deus multiplica”
·         Trabalhar conceitos corretos como “ Partilha não é dividir. Partilha é doar com amor”. Se eu divido o meu pão, vai me fazer falta. Se eu doo com amor, estou acrescentando ao outro e o meu  se torna multiplicado. A MANEIRA COMO SE DOA também é  muito importante, na medida em que doação não é humilhação.
·         Os conceitos corretos,  promove atitudes concretas e vida correta perante Deus. Traz segurança e tranquilidade, aumenta o nível da vida secular e espiritual.
·         Não esqueçam que estamos educando para a vida e ao mesmo tempo preparando para a catequese. Por isso todos os temas precisam ser de acordo com a Palavra.

RECORTES E COLAGENS,  aprendendo como são as formas:

Canto:
As letras das músicas  estão no final da apostila ou numa  página do blog São letras catequéticas, isto é, de ensinamento cristão e devem ser escolhidas para ensinar de acordo com o momento e a compreensão que as crianças poderão ter acerca do que está escrito, ou seja, é preciso ter em conta o desenvolvimento do serviço.

Atividade livre: O grupo poderá ter ideia de uma atividade para ser executada no local ou programar passeio no domingo  (fora do dia de encontro) e pedir aos pais que acompanhem, levem de carro e deem carona para quem precisar.  Estimular ajudas dentro e fora do grupo, como por exemplo, visitar um asilo para alegrar os idosos, museu,etc...

Exemplo de GINGA DE CAPOEIRA
1.    O  amor  de Deus Pai Javé / é um amor consciente/ que está em todas as coisas /  e bem dentro da gente/ Amor de montão / amor verdadeiro/ amor primeiro/ amor da criação/ que afasta todo o mal / de quem o traz no coração.
2.    Maria Santíssima é mãe de Jesus/ e minha também/ minha mãe criadora/que não me deixa ter medo/ que eu amo de verdade/ me ensina a caridade/ vela o meu sono / e me manda acordar cedo.
3.    Jesus é meu Mestre/ meu Deus/ meu Pai/ meu Pastor/ e meu amigo também/ o melhor amigo que eu posso ter/me faz ficar comportado/ fica sempre do meu lado/ me ensina a verdade /e me abençoa/ amém.
4.    Meu Anjo da Guarda/ está sempre comigo /me livra do inimigo/ me leva pra escola/ é meu grande companheiro/ me ajuda muito bem/ na capoeira fica do meu lado/ me deixa aprumado/ e na ginga também.
5.    Espírito Santo/ Santíssimo e Divino/ vem brincar comigo/ é hora de laser/ vamos dar cambalhota/gingar na capoeira/ como deve ser/ virar ponta cabeça/ ao som do berimbau/ que isto não faz mal/ é maravilhoso/ e ensina a crescer.
          (Pode-se  criar outras gingas até com a participação das crianças)
6.    Daqui a 4 anos eu vou pra catequese aprender a ser feliz. Pra renovar a vida, na crisma  “eu quero” Sim Senhor, sentir  que sou princesa/príncipe,  filha do Rei Jesus!

O QUE PODE SER PROVIDENCIADO PARA O PRIMEIRO DIA:
 PLANILHAS DO SERVIÇO PARA O 1º ENCONTRO: ( aprovada pelo grupo?)
Encontro nº  1        Dia  ___________Local:____________________

14.00-14.30h                14.30-15.00              15.00-15.15              15.15-16.15
Religião

Acolhida das crianças com crachá, das famílias e dos convidados.
Entrar cantando o hino da IAM.
Oração e  Bênção pelo Padre.
Envio às 16.15 dado pela coordenadora
Alfabetização cristã
Palestra para os pais e convidados.
Distribuição do marcador de livros.
Deve haver uma mesa para exposição do material que vamos utilizar para que os pais possam colaborar
E exposição da camiseta da  camiseta que vai ser usada
Lanche e recreio

Mesa com café, comidas e bebidas naturais para as crianças e os convidados.
Socialização e inclusão social
Festa ao comando  de uma outra IAM convidada.

ATIVIDADE INCLUSIVA DO DIA_______________ 

MARCADOR DE TEXTO: Pode estreitar a foto e o tamanho das letras do texto.



ESTIMADOS PAIS.   Queremos esclarecer que o projeto “Infância e Adolescência Missionária” da CNBB, não é catequese, mas sim de um ensinamento lúdico a crianças dos 4 aos 8 anos de idade, como preparação para uma vida de paz e de bem, e para a futura catequese que elas irão iniciar aos 9 anos de idade. A participação dos pais nos encontros é muito importante. *Os adolescentes dos 7 aos 12 anos, irão usufruir do mesmo conteúdo, mas com uma compreensão mais elaborada, de acordo com a idade deles. As matrículas serão aceites durante todo o ano durante os encontros aos sábados das 14.00 às 16.30 h.   Na Igreja Sta Helena.    Outras informações: www.pastoraldavidareliggarista.blogspot.com Os pais podem participar dos encontros em escala alternada.      *BEM VINDOS!                                                                                                                        
OUTRAS IDEIAS:   INCENTIVE A CRIATIVIDADE NAS CRIANÇAS.


TECELAGEM, BONEQUINHAS, FORMAS RECHEADAS
Veja na página "Projetos para aplicação do serviço" as fotos de algumas ideia

TEATRO:
·         Temas livres abordagens da Bíblia. Histórias sagradas e estórias educacionais.
·         Cooperação e participação da família, dos amigos e da comunidade. Tanto para colaborar com o material necessário para as apresentações, quanto para incentivar e participar da festa. Pode-se até teatralizar a história de uma família ou alguma estória escrita por alguma criança.
Exemplo:  Os Reis Vagabundos está na página "projetos para aplicação do serviço"

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