UMA BÊNÇÃO NATURAL

UMA BÊNÇÃO NATURAL
SEM DEUS NÃO HÁ VIDA. BUSQUE O CAMINHO DA VERDADE E ASSIM TERÁ AMOR, PAZ, SORTE E FELICIDADE. O CAMINHO QUE NOS LEVA À VIDA PLENA, É A EXPERIÊNCIA DE VIVER NO MUNDO, SEM PERTENCER AO MUNDO. Ivone Medeiros do Amaral.

MEDITAÇÕES, COMO MEDITAR, ALGUNS TEMAS E SOBRE ALGUNS CAPÍTULOS DA PALAVRA


FOTO: A Amazônia e seus encantamentos



MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL CRISTÃ : Veja também, acessando a página de grupo do Facebook. 



E faça parte do grupo para meditar sobre os temas e motivações que são ofertadas neste grupo.


Tudo o que publicamos é resultado de estudos e pesquisas na Palavra, com interpretação psicoteológica.





POSIÇÕES PARA MEDITAR:

POSIÇÃO DE BUDA: Posição correta sem cruzar os pés  e deixando a cabeça vazia

DEITADO CONFORTAVELMENTE: Esta posição também é correta para quem quiser continuar até dormir.

DEPOIS DE POSICIONADO: Depois de posicionado e totalmente  relaxado com a cabeça vazia, encaixe as 4 partes espirituais do seu corpo: cérebro, coração, pulmões e órgãos sexuais, como se estivesse encaixando peças de um jogo se mantenha em relaxamento. 

INICIANDO A MEDITAÇÃO: Então deixe fluir no seu pensamento a imagem e ou a motivação que lhe foi dada na página  de grupo do Facebook " meditacaotranscendentalpontal" , de forma bem sutil.

MEDITANDO: Depois procure entender os motivos e trabalhar mentalmente a VERDADE da motivação meditativa que lhe foi dada.
                                                                            
As orquídeas são as flores que simbolizam a meditação na natureza.

MEDITAÇÃO: É prática monástica milenar, realizada a sós com posição própria e ritual como no descrito acima ou em grupo de no máximo 10 pessoas orientadas por um ministrador para o equilíbrio físico e emocional; organização mental, fortalecimento do sistema nervoso e tratamento do stress. Melhora as funções cognitivas, e a capacidade de armazenamento do cérebro, assim como a sexualidade e a qualidade de vida. Também pode ser vivida e participada no dia a dia, de forma livre, mas consciente e com responsabilidade.
 A meditação transcendental cristã, é feita com base na psicoteologia, para que se possa vivenciar e incorporar na vida pessoal a maneira de viver conforme Jesus ensinou, a fim de que possamos ter sucesso na vida e ser feliz continuamente. Faço votos que você seja constante nas suas meditações e que sinta acontecer na sua vida, assim como na de outros participantes, a transformação abençoada por Deus. Não é milagre; digamos que é uma colheita farta e verdadeira de tudo o que conseguimos plantar da maneira correta, na caminhada desta vida. 

A MEDITAÇÃO é como a oração; não é tempo perdido, não é tirar o tempo das nossas atividades. É exatamente o contrário: só se formos capazes de ter uma vida de  meditação fiel, constante, confiante, será o próprio Deus que nos dará a força e a capacidade para viver de modo feliz e sereno, superar as dificuldades e testemunhá-Lo com coragem”
A meditação pode ser “ meditação produtiva”. Ou seja, poderá ser realizada em qualquer lugar ou situação. Por exemplo, enquanto trabalhamos, meditamos no que estamos fazendo e procurando a melhor forma para realizar um trabalho melhor e profícuo. Ou também uma meditação partilhada,  ou seja, enquanto conversamos com alguém poderemos externar e partilhar o tema no qual estamos meditando, com voz meditativa: baixa e tranquila. A meditação pessoal é para o crescimento pessoal e requer um pequeno ritual. A meditação espontânea é momentânea de acordo com o que você observar no momento e procurar entender.

RITUAL DA MEDITAÇÃO PESSOAL:  Medite pelo menos uma vez por semana quando você estiver livre de todos os barulhos e possíveis perturbações, tome um bom banho relaxante, use um talco ou loção com cheiro suave, vista uma roupa bem confortável e deite-se num colchão jogado no chão bem despretensioso, com um travesseiro sob a cabeça e outro sob as pernas para facilitar a circulação e poder relaxar melhor. Se for à noite, deixe o lugar a meia luz. Relaxe todos os seus músculos e todos os seus nervos. Vá relaxando até a cabeça ficar vazia. Aí então, comece a meditar conforme o texto escolhido que você já leu em sequencia  numérica e o compreendeu.
MEDITAR é refletir com tranquilidade num tema qualquer em condições de relaxamento e ir relacionando o tema com a sua própria vivência para ir compreendendo os próprios erros e produzindo os acertos que farão você transcender.
 Transcender é compreender a verdade que está por detrás da razão. Não a compreensão do obvio, mas a que está além do imediatismo; a compreensão maturada. Transcender é afinal de contas, entender a essência espiritualizada ou a subjetividade das atitudes, das materialidades e principalmente confrontar a razão antropológica da humanidade com a razão humana da criação.

A meditação frequente, nos torna mais saudáveis sob todos os aspectos e estimula a energia vital, que muita gente confunde com a energia sexual, mas que de alguma forma estimula os órgãos do sexo.
 Lembre-se sempre que não existe o erro nos outros. Quando alguém nos machuca de alguma forma, é por que nós mesmos provocamos esta recíproca, até sem querer. A física nos mostra que a inércia só existe até receber o primeiro impulso para iniciar o movimento. Na vida ou nos relacionamentos também é assim, apenas somos correspondidos em tudo o que fazemos. Por esta razão é que são Francisco elaborou a oração: “amar, para ser amado... consolar para ser consolado.. pois é dando que se recebe”.
Porém a pessoa que reage mal ou de forma negativa a um motivo qualquer, é porque dentro de si existem sentimentos  antropológicos sem a devida educação humanizada e portanto, sem conhecer a devida razão humana da criação.    
 A indiferença é pecado e só existe praticado pela pessoa que cultiva maus sentimentos e se sente agredida ou incomodada pelo outro. Na meditação se aprende a arte de ser e de estar para a nossa própria tranquilidade, humanização e crescimento.
A Natureza também medita. Preste atenção nas orquídeas e orquidáceas; elas são o símbolo da meditação.


ORIENTAÇÃO:  Depois da meditação que você faz em um dos dias da semana; nos outros dias fique apenas vivenciando o tema e tentando compreende-lo melhor. 
Quando você for meditar, antes de mais nada, arranje o seu ninho bem confortável em qualquer lugar, de preferência onde não possa ser incomodada e no silêncio da noite, pelo fato de que você poderá pegar no sono e acordar no outro dia bem transcendida (leve e com a alma limpa). Tome um banho bem gostoso e durante o banho vá soltando os nervos e equilibrando a respiração. Vista uma roupa macia e bem folgada. Em seguida deite-se e comece a relaxar (esquecer que tem)

RELAXAMENTO: Encha o seu peito de amor e vá controlando a respiração até ficar suave, tranquila e esvazie a cabeça. Feche os olhos. Relaxe bem os pés (esqueça que  tem pés), as pernas, os joelhos, as coxas, relaxe os quadris, a barriga, a cintura, o estômago, o peito e as costas, os ombros, os antebraços, os braços e as mãos. Relaxe bem cada dedo das mãos. Relaxe o pescoço, o rosto, o couro cabeludo, a testa, as sobrancelhas e os olhos.
Ao se sentir bem relaxada e estando a cabeça vazia, comece a pensar no tema da semana, colocando-o na sua vida. Vá lembrando  de fatos relacionados com o tema. E os fatos que lhe trazem ou trouxeram consequências desagradáveis, vá apagando-os da sua mente de maneira bem tranquila, perdoando sem raiva, sem rancor e até de certo modo, atenuando o impacto emocional que eles tiveram ou têm sobre você.
Apagar um fato desagradável não significa esquece-lo, mas sim poder lembrá-lo sem mágoas ou até de forma cômica ou esportivamente. Formas que não irão mais prejudicar a sua saúde ou a sua vida no geral.

COMO APAGAR FATOS DESAGRADÁVEIS: Procure lembrar da imagem do fato como se estivesse vendo um filme passando na sua mente. Depois transforme "o filme de terror" num "filme cômico" ou num filme de amor, e se divirta com ele. Ou simplesmente transforme as cenas desagradáveis em agradáveis para você. Trabalhe o tema com a sua compreensão humana, transformando os fatos desagradáveis em fatos agradáveis, mas sempre dentro da ética cristã. Lembre-se que ódio e vingança só poderão aumentar ou desencadear novos sofrimentos para você e não para os participantes do seu filme. Afinal, a cabeça é sua.

COMO SE FAZ MEDITAÇÃO ESPONTÂNEA PARA A MEMÓRIA E A SAÚDE: Observe uma flor ou um objeto qualquer de estimação; qualquer coisa, uma foto ou até mesmo uma simples lembrança. Depois sentar confortavelmente numa posição cômoda e tranquila. Recrie a flor ou o que seja,  na sua mente e retenha esta imagem mental por alguns segundos, corrigindo o que faltou até completar o que você observou, nos mínimos detalhes. Depois permita que ela vá desaparecendo da sua mente, de forma pacífica. Fique de cabeça vazia pelo tempo que quiser. Depois deixe que os pensamentos afluam espontâneos e então passe a refletir sobre o que você observou com  muita paz e amor na alma. Este é um exercício para ser usado por cientistas, pintores, escultores, arquitetos, engenheiros e outros profissionais assim como todas as pessoas adultas, a cada quinze dias, para retenção, arquivamento e prospecção  de memória. Você pode juntar várias imagens na sua meditação e formar imagens subjetivas mais complexas. Depois  desta meditação, se você quiser  poderá fazer também o exercício com a língua; de a esticar e a movimentar esticada de um canto da boca para o outro, 12 vezes seguidas para estimular o cérebro. Esta meditação previne e ajuda a tratar o mal de Alzheimer, as parótidas, as amídalas, a tiroide, os canais auditivos, a sinusite e algumas neuroses gástricas.  

MEDITANDO COM DEUS      
Santo Agostinho, o grande pensador/filósofo da Igreja tem toda a razão. A MAIS IMPORTANTE MEDITAÇÃO é a que se faz de cabeça vazia, a sós, em ambiente reservado de preferência na natureza. Enche-se a alma de amor ,invoca-se o amor de Deus para que se junte ao nosso amor dentro da alma. Então sentimos um ardor gostoso na alma e ficamos apenas a amar o amor de Deus que está dentro de nós até que ele se espalhe pelo corpo e a sensação de ardor no peito, se apague. Esta meditação refaz a saúde do corpo e da alma e nos deixa tão leves quanto um passarinho.

PROBLEMAS SÓ EXISTEM PORQUE AS PESSOAS O CRIAM. 
Criar problemas para si ou para as outras pessoas, acaba deteriorando o seu sistema nervoso. Depois que eu comecei a meditar, deixei de enviar e de receber problemas. E isto significa que aprendi a viver com tranquilidade e sabedoria. Por exemplo, só compro o que posso, só me alimento com o que me faz bem, não peço nada emprestado, respeito os 10 mandamentos de Deus, respeito o espaço dos outros, não teço comentários que possam machucar alguém, mas comento tudo o que me machuca e dificilmente encontro uma palavra de apoio ou de carinho. Isto porque hoje em dia as  pessoas estão endurecidas e muito desconfiadas com tudo. Ninguém relaxa e o medo se torna maior que o sentido de humanidade e a educação da pessoa. Por isto existem problemas na vida de cada um, criados pela maneira como a pessoa encara a vida e vive na família, na comunidade, no trabalho e no mundo. É urgente que todos aprendam a viver com dignidade; com alegria, amor e respeito pelo próximo, para que haja segurança em todos os sentidos e para que os problemas da vida se tornem pelo menos mais amenos.

RESOLVENDO PROBLEMAS                                                                                                   Você possui algum problema difícil de resolver?
MEDITAÇÃO: Sente-se ou deite-se confortavelmente num ambiente onde não possa ser incomodada. Pense no problema reconstruindo-o de forma verdadeira, com isenção emocional e dividindo-o em partes. Vá inspirando e expirando até sua respiração ficar quase imperceptível com sua mente, coração e nervos muito calmos. Caso haja algo a perdoar, predisponha-se a isto. Esqueça o problema. Fique de mente vazia pelo tempo que quiser. Caso durma, quando acordar mantenha a calma e lembre-se que estava meditando. Deixe que a lembrança do problema vá voltando lentamente. Recorde as partes do problema que você dividiu e vá criando soluções adequadas de acordo com as prioridades das partes, Quando tudo estiver resolvido e as escolhas tiverem sido feitas com calma, encha sua alma de carinho, levante-se, escreva com ordem numérica e datando; sobre tudo o que vai fazer. Sinta-se feliz e capacitada a resolver tudo com paz e bem. 
Esta meditação também serve como forma de estudar. Para isso, basta substituir o que seria "problema" pelo tema a ser estudado.
 

ACALMA-TE!
"...A Deus tudo é possível..."
Seja qual for a perturbação reinante, acalma-te e espera, fazendo o melhor que possas.
Lembra-te de que o Senhor Supremo pede serenidade para exprimir-se com segurança.
A terra que te sustenta o lar é uma faixa de forças tranquilas.
O fruto que te nutre representa um ano inteiro de trabalho silencioso da árvore generosa.
Cada dia que se levanta é convite de Deus para que Lhe atendamos à Obra Divina, em nosso próprio favor.
Se te exasperas, não Lhe assimilas o plano.
Se te afeiçoas à gritaria, não Lhe percebes a voz.
Conserva-te, pois, confiante, embora a preço de sacrifício.
Decerto, encontrarás ainda hoje corações envenenados que destilam irritação e desgosto, medo e fel.
Ainda mesmo que te firam e apedrejem, aquieta-te e abençoa-os com tua paz.
Os desesperados tornarão à harmonia, os doentes voltarão à saúde, os loucos serão curados, os ingratos despertarão...

REFLEXÃO                                                                            
É a Lei do Senhor que a luz domine a treva, sem ruído e sem violência.
Recorda que toda dor, como toda nuvem, forma-se, ensombra e passa...
Se outros gritam e oprimem, espancam e amaldiçoam, acalma-te e espera...
Não olvides a palavra do Mestre quando nos afirmou que a Deus tudo é possível, e, garantindo o teu próprio descanso, refugia-te em Deus.
Emmanuel- Chico Xavier, publicado no Facebook por 
Eliane Oish

ESTUDO INDICADO:                                                               Procure estudar sobre CONSCIÊNCIA CRÍTICA (matéria de filosofia) a fim de melhorar o seu desempenho mental na hora em que você quiser avaliar alguma coisa ou alguma pessoa ou entender determinados comportamentos ou ainda a maneira como determinadas pessoas ou grupos sociais e religiosos compreendem o mundo.
Para o ser humano frágil e indefeso, este conhecimento é muito útil na medida em que conhecendo o outro e as várias culturas grupais, aprende que a sua fragilidade pode se tornar uma fortaleza se for lapidada pelo bom discernimento.
Entretanto, para as arrogantes, ferozes, briguentas, impositivas e poderosas pessoas, o conhecimento do criticismo consciente ensina que elas ainda têm muito de irracional e que não evoluíram psiquicamente mas que ainda podem se humanizar.
Ter consciência crítica não é viver criticando tudo e todos. 
Ter consciência crítica é saber ser uma pessoa sadia ou apreciar o mundo à sua volta com muito DISCERNIMENTO SAUDÁVEL e sabedoria.
A consciência crítica abrange a ética e a estética do entendimento.



Psicose ou falsa vontade, são ilusões da vida. As psicoses mesmo sendo fixadas no ego, assim como as falsas vontades são MENTIRAS. A Mentira é a ilusão da verdade. E a mais nobre verdade é o Mistério de Deus que muita gente não acredita. Então, o que é verdade?   
Na 1ª carta de Pedro, nos versículos de 10 a 12, ele explica: “De fato, quem quer amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e seus lábios de falar mentira. Afaste-se do mal e faça o bem, busque a paz e vá ao seu encalço. Pois os olhos do Senhor estão sobre os justos e Seus  ouvidos estão atentos à sua prece, mas a face do Senhor volta-se contra os malfeitores”. Ora, daí  concluímos que o mal é uma mentira e a mentira é o mal. Claro! Tudo o que é demoníaco é uma mentira, por que não é a “verdade de Deus”.

MEDITEMOS: Como são as mentiras deste mundo, da sociedade humana e as  nossas mentiras? 

 Psicose compulsória x vontade compulsória.                                                                                                                                     Algumas pessoas mentem por psicose compulsória ou uma irresistível necessidade de satisfazer a si mesma. Esta mesma  síndrome também pode levar a roubar. É uma compulsão psíquica bem ligada ao ego que acaba atingindo a alma e  fazendo com que determinadas atitudes psicóticas compulsórias, para quem as tem, se transformem na sua identidade própria, ou seja, a pessoa passa a ser “aquilo que faz”. COMENTÁRIO: a mentira de quem rouba está no fato de apropriar-se daquilo que não é seu. Só um profissional  experiente da psicologia poderá tratar destas pessoas e nunca  o sistema carcerário ou prisional, como parece certo na sociedade deste mundo. Jesus bem sabia o que dizia, é claro, Ele conhece bem o ser humano, até por que Ele mesmo experimentou todas as sensações da carne e comprovou que nada pode superar o amor.
 vontade compulsória, não chega a ser uma psicose, mas pode se tornar. Ela não vem do ego, mas sim do emocional mal resolvido. É uma vontade irresistível embora a pessoa reconheça a sua falsa necessidade e possa até frear a sua compulsão achando um motivo verdadeiro para adiar ou até anular a sua satisfação.
 Por exemplo: na psicose  compulsória se a pessoa   quer  um certo tênis  e não tem dinheiro, ela irá roubar ou até cometer delitos mais graves a fim de possuí-lo. A drogadição leva a pessoa à psicose compulsória. Já na vontade compulsória, ela irá numa sapataria namorar o tênis, experimentará  um monte deles, mas a sua ética irá afluir e ela pensará  esperançosa  em  vir a possui-lo da maneira correta. Neste último caso, Jesus até poderá ajudar.
OBSERVAÇÃO: No ego, o arco motivacional da pessoa, é  fixado duramente desde a mais tenra idade, quer por sofrimento social, quer por adotar os maus exemplos, por falta de formação individual correta, por bulling  ou por família disfuncional. E são difíceis de tratar.  Porém para o emocional descentrado, existe tratamento como carinho,  conscientização e terapias como a nossa meditação transcendental cristã <www.facebook.com/meditacaopontal/> que não deixa de ser uma motivação para encarar a vida através do pensamento e do comportamento consciente DA VERDADE.



MEDITAÇÃO: A CASA EDIFICADA NA ROCHA
é um Templo do amor de Deus.

DESCONTRAÇÃO/ ANIMAÇÃO:  Ok... tudo muita paz... tudo muito bem... batata frita!
LEITURAS: todas as citações da palavra Rochedo, Rocha
 Ex17;6   Eu estarei  lá, diante de ti, sobre o rochedo, no Monte Horeb. Baterás sobre o rochedo e   sairá água para o povo beber.
Nm 20;11    E levantando a mão, Moisés golpeou duas vezes a rocha com a vara, e jorrou água em abundância, de modo que a comunidade e os animais puderam beber.
Dt 32; 4, 15, 18, 30, 31, *Ele é o Rochedo! Perfeita é a sua obra, e justos todos os seus caminhos. É o Deus fiel, sem falsidade. Ele é justo e correto. Jesorun  engordou e deu coices – ficaste gordo, robusto e recalcitrante. Voltou as costas a Deus, seu Criador, e desprezou o Rochedo que o salvou. Desprezaste o Rochedo que te gerou, esqueceste o Deus que te criou.  Como é possível um só perseguir mil e dois pôr em fuga dez mil se o seu Rochedo não os tivesse vendido e o Senhor não o tivesse entregado?  Pois o Rochedo deles não é como o nosso Rochedo; os próprios inimigos o podem confirmar.
1Sm 2;2. 2Sm22;2,32,47. 23;3  Ninguém é santo como o Senhor, outro além de ti não há, não há  rocha firme como  nosso Deus.  O Senhor é minha rocha, minha fortaleza e meu salvador. Viva o Senhor e bendita seja a minha rocha. Quem pois, é Deus, senão o Senhor? E quem é Rochedo, senão nosso Deus? Viva o Senhor, e bendita seja a minha rocha, exaltado seja Deus, a rocha que me salva. O Deus de Israel falou, disse-me a Rocha de Israel: ’Quem governa os homens com justiça, governa no temor de Deus’
Jó18; 4  Mas tu, que em teu furor perdes o controle, porventura  ficará deserta a terra por tua causa e se removerão  do seu lugar os rochedos?          


Sl 18;2. 19;15. 27;5. 40;2. 61;4. 71;3. 89;27. 92;16. 105;41   O Senhor é meu rochedo, minha fortaleza e meu libertador; meu Deus, minha Rocha, na qual me refugio; meu escudo e baluarte, minha poderosa salvação.  Digna-te aceitar as palavras de minha boca, cheguem à Tua presença os pensamentos do meu coração. Senhor, meu rochedo e meu libertador. Ele me dá abrigo na sua tenda no dia da desgraça. Esconde-me em sua morada, sobre o rochedo me eleva. Tirou-me da fossa da morte, do barro do pântano, colocou meus pés sobre a rocha, deu segurança a meus passos. Põe-me sobre um rochedo inacessível, pois tu és para mim um refúgio, torre firme diante do adversário. Sê para mim uma rocha de defesa, uma fortaleza para a minha salvação, por que és meu rochedo e meu refúgio. Ele me invocará: Tu és meu pai, meu Deus, meu rochedo, meu salvador. Para anunciar quão reto é o Senhor; meu rochedo, nele não há injustiça. Abriu o rochedo, e brotaram águas, que correram no deserto como um rio.


Is 2;21. 8;14. 33;16. 44;8   Irão esconder-se nas fendas das pedras ou nas cavernas das rochas, por medo do Senhor, pela imensidão da sua glória, quando ele sacudir a terra.  Ele será um santuário, mas também pedra de tropeço, rochedo que derruba, para as duas casas de Israel, laço e armadilha para os cidadãos de Jerusalém. Esse vai morar nas alturas, o alto da rocha será seu refúgio Não tenhais medo, não vos deixeis perturbar. Não fui eu que, há muito, anunciei e fiz saber? Sois vós minhas testemunhas. Outro Deus existe que não seja eu? Outra Rocha, que eu conheça, não existe! 


Mt 7;24,25   Portanto, quem ouve estas  minhas  palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha


Nos anos 50, Estudei  num colégio católico em Belém do Pará e naquela época áurea da borracha na Região Amazônica, o religioso católico era  altamente “socialaitico” e excludente. Éramos ensinadas a amar apenas a quem merecia e o amor era cultivado de maneira platônica. Não podíamos abraçar ao nosso pai nem aos nossos irmãos por que eram homens. Os casamentos eram contratados entre as famílias; as esposas aprendiam a amar ao esposo através do tempo de convivência e muitas tinham mais medo do que amor. Até se referiam ao esposo como “senhor meu marido”.
Me lembro que a Madre Cordeiro, minha professora naquele colégio, nos ensinava a ética de estar naquele tipo de mundo com uma frase que não esqueci até hoje:” bico calado e urubu camarada, espantam raposa no meio da boiada”. Hoje eu entendo que esta era uma frase filosófica de muita sabedoria, dita por uma pessoa que queria se libertar e nos ensinar uma forma de libertação. Naquela época, se a pessoa ficasse sempre esperta e soubesse ficar calada poderia espantar o mal de si, no meio daquela  sociedade, mesmo que se apresentasse um falso amigo camarada.
Claro! Evidente! Porque a teologia da época era a “teologia do medo” imposta através da repressão religiosa e social.
Hoje, quando se fala em libertação se quer dizer que  a Igreja está saindo da sua era de fechamento e  “esparramando” o amor pelo o mundo, COMO FEZ Jesus Cristo, para que nós pudéssemos  sair das amarras religiosas e consequentemente das amarras sociais.
Entendamos  entretanto, que no passado, o desenvolvimento humano, no que diz respeito à compreensão da vida, era muito precário e ainda hoje continua em evolução.

 DESCONTRAÇÃO:   Ok... tudo muita paz... tudo muito bem... batata frita!

O que são as amarras religiosas e sociais?
São as consequências da não expansividade do amor que devemos ter uns pelos outros; quando se observa que a  incompreensão do que é religioso leva ao comportamento social inadequado e trava o desenvolvimento da alma. Por isto Jesus fundou a Igreja: para que através da Igreja, as pessoas conhecessem um caminho de verdade, da verdade e da vida. Não só uma vida depois da morte. Mas uma continuidade de vida. Uma vida que começa com a concepção física, continua através do aprendizado cristão e no dia a dia da maneira de viver e das obras que podemos realizar conforme a nossa educação e que pode continuar através da alma.  Um exemplo de amarra religiosa é o misticismo. Como também o são certas atitudes tradicionalistas da Igreja agindo contra a Palavra, lembrando a inquisição contra a Lei de Deus, “não matarás”.

1.   O Aprendizado Cristão
Ex 17;6   Nm 20;11   Jesus está sobre o rochedo, mas também Ele é Rochedo. Ele é a Palavra viva, a “Matéria Universal” que pode se individualizar através dos seus próprios méritos por que Ele tem o poder da vida que existe em todas as coisas; dá ânimo ao inanimado. Ele é a segurança.  Ele está disponível a nós que somos indivíduos, mas nós estamos presos em nós mesmos, no nosso ego e por isso somos tão frágeis e tão fechados para recebê-lo plenamente. Devemos aprender que precisamos Dele para podermos usufruir dos nossos  sentidos psíquicos  e assim saciar as nossas necessidades e exercer a partilha do nosso bem maior que é o amor. A nossa libertação é Ele que está sobre a rocha e a nossa vida em segurança é o rochedo que é a sua Palavra. Precisamos derrubar as nossas defesas, abrir as ”nossas portas” e nos jogarmos descontraidamente por inteiro nos seus braços, deixando que Ele possa agir com a Sua vontade sobre a nossa vida.

2.   Maneira de viver
Dt 32;4,15,18,30,31     1Sm 2;2       2Sm 22;2,32,47. 23;3       Jó18;4   Devemos ser como uma rocha. Justa, correta, participativa, pertinente, disposta a receber o banho da chuva que a recalcitra e as batidas das ondas que segura firme, para dar apoio com uma moral inabalável. Onde os pássaros vêm fazer os seus ninhos; fiel, amiga, disponível, impecável, acolhedora. Onde as sementes brotam e as raízes encontram segurança, sem medo e cheias de ímpetos para renovar a vida. Onde o sol vai todos os dias para a beijar e ela retribui gerando alimento e agradecendo com a sua paz. Onde a lua cheia brilha e mostra feliz todo o seu esplendor numa espera de bem. E quando machucada, se dispõe sempre a recomeçar doando o seu potencial e a sua natureza de rocha.

 DESCONTRAÇÃO/ANIMAÇÃO:  Ok... tudo muito bom... tudo muito bem... batata frita!

3.   Obras
A Rocha profícua, abriga, aconchega, alimenta, sacia, protege, eleva e mostra o horizonte. Está sempre receptiva. Não discrimina, não escolhe o pior para oferecer e oferece o que tem. É sempre procurada e simplesmente inclui a tudo e a todos, deixando que fiquem durante o tempo das suas necessidades. 
4.   Nossa educação
Todos vão à rocha, que fica à espera dos que vêm. Ela recebe a todos e se doa expondo o seu tempo e o conhecimento fincado no seu solo, com a maior liberdade. Ouve calada, aprende sonhando e ensina com seu testemunho.

5.   Continuar
É continuar com a missão  buscando na Palavra e no amor, a força da rocha; como a casa ao vento e ao sabor das ondas, firme e impecável. Alegre e feliz, por que tem em Deus a sua segurança e a sua libertação.

*Continuemos no amor de Deus.    



SER E ESTAR                   

Meditação de Estudo Psicoteológico da Palavra
Descontração:  Eu vou, eu vou, pra CASA agora eu vou... eu vou, eu vou, eu vou... pra casa agora eu vou !
Ser ( como pessoa divina)  Verbo ser, indicativo presente, primeira pessoa  “Eu Sou Aquele que Sou”

 DEUS É  ABSOLUTO 
  ***Recomenda-se estudar o absolutismo divino e não o humano. Porque não existe absolutismo no ser humano. Somos todos dependentes de Deus, uns dos outros e de  todo o universo.                                                                                        
Ser como verbo, comportamento e pessoa humana       
Verbo ser, indicativo presente, primeira pessoa “Eu sou do jeito que sou”
OS SERES QUE DEUS CRIOU SÃO  RESOLUTOS
A palavra SERES é formada por SER+ES o que significa que o ser é aquilo que é. Se o ser é resoluto, significa que a qualidade deste ser depende do seu instinto ou do seu comportamento ou da sua educação ou da sua maneira de ser que é a sua personalidade. ( pesquise etimologia no site  www.origem da palavra.com.br
***Resolutismo  é livre arbítrio. Equivale à condição de poder escolher o que quer ser. Ter opinião, mas apesar de ser uma opinião própria, sempre depende de alguém ou de algo. Exemplo: eu resolvo com a minha vontade, mas tudo o que eu posso fazer possui um limite dado pela Criação de Deus, pela família ou pela sociedade humana. Mas eu posso ultrapassar barreiras, pela luta legal ou pela persistência.
O ser humano não é absoluto, pelas modificações a que está sujeito perante a vida que ele vive. Somente Deus é absoluto, por que só Ele pode criar e a Sua vontade é soberana. O ser humano apenas pode movimentar a criação e descobrir meios e maneiras de usar o que Deus criou. Por isso, o desenvolvimento é um acontecimento resoluto.
Quando Deus criou o ser humano, o fez de forma absoluta. Mas a tentação e o pecado o tornou resoluto ou apenas uma simples criatura. Tanto que alguns séculos depois Deus chegou até a arrepender-se de ter criado a humanidade e mandou o dilúvio  ( *Gn 6,17   *Sl 29,10   *Mt 24,38.39   *Lc 17, 27   *2Pe,2,5
Deus, entretanto salvou a Noé e sua família , pela sua compreensão da vida e sua maneira de ser. E fez uma NOVA ALIANÇA, dando aos resolutos uma nova oportunidade de aprendizado a fim de que pudessem se tornar resolutos santos ou seja, poder viver num reino de amor, respeito e fraternidade como no Reino dos Céus. Para isto, Deus enviou Seu Filho Jesus para que numa sociedade corrupta, viesse ensinar e se mostrar como modelo de resoluto divino aqui na Terra, nascendo, vivendo, morrendo e ressuscitando para se tornar absoluto.
Observe e comente todos os exemplos que Jesus nos deu.

O que é ser um resoluto santo? 
Santos  são aquelas pessoas que estão no mundo vivendo conscientemente de acordo com a Lei de Deus. Amando ao próximo como a si mesmo e sendo capacitados por Deus para a vida eterna; por não cometer pecados como sendo traição, mentira, outros  pecados  como a prostituição de menores, a drogadição, o alcoolismo, etc...e por entender como verdade as falsas palavras e os falsos conceitos do demônio.
Alguém perguntou? Prostituição e adultério é pecado sim. Leia  Jo 8,4-11

DESCONTRAÇÃO:   eu vou, eu vou...
E quem não é resoluto divino?
É resoluto talvez do demônio ou uma simples criatura não  evoluída  que necessita de amor e aprendizado para evoluir e que dá aos santos as condições para que estes continuem evoluindo no caminho para a vida eterna. Porque assim, o santo faz seu exercício de santidade sabendo conviver sem compartilhar com a miséria humana, mas também sem excluir, maltratar ou discriminar.

O que são as misérias humanas?
Não é a fome nem o dinheiro. É a maneira de ser. De ser fofoqueiro, de ser neurótico, de ser mentiroso, de ser antecipado maldoso, de ser criador de caso, de ser julgador em defesa própria, de ser aproveitador maldoso, de ser um mau político, de ser prejudicial aos outros, de querer ser melhor que os outros, de ser irresponsável, marginal, enfim... são tipos de comportamentos ou maneira de ser que existem na sociedade humana numa luta desigual de sobrevivência, mas não existem no Reino de Deus que é um Reino de amor, igualdade, muita paz e muito bem.
Quando São Francisco falava em PAZ e BEM, queria dizer: bem amado, bem educado, bem fazejo, bem desejado a si e ao próximo, assim como todo bem almejado. Ele dizia que a paz e o bem qualificava a fraternidade. E quem vive no bem, vive em paz.

O resoluto humano pode ser salvo?
Claro que sim. O resoluto humano pode ressuscitar, mas não entrar diretamente no Reino dos Céus e ficar penando até entender o sentido da verdadeira vida.
Pense que se é difícil a uma pessoa, modificar seu comportamento, seus vícios de ser na sociedade humana, imagine depois de ressuscitado, penando durante milhares de anos!
Experimente conjugar todo o verbo SER adequando-o à PALAVRA.
Estar ( como verbo, movimento, situação, lugar, compromisso)

DESCONTRAÇÃO:   eu vou, eu vou...
Leituras:  Gn 1.21,22,24     Ez 1.5    Ap 4.6-10,19.4Sl 104.31,119.17     Ml 3.6,8    Mc 9.35   Jo 8.53, 54    *At 5.24, 17. 16-34   1Co 6.19, 9.21, 10.12, 15.45     Is 40.9     Mc16.12    Lc17.23                                                                                                  
Jo 14.25,18.2,19.25,20.19     Hb10.7     Tg5.9    2Pe1.9,12    1Jo5.15   1Sm 6.18    Ap 3.20 
O estar é para todos. Mas a maneira de estar é que diferencia os seres.
Deus ama aos seres, mas julga o ser e o estar. E só Deus pode julgar.
Toda a Palavra de Jesus é voltada para o ser e o estar. Se somos como deveríamos ser e se estamos como deveríamos estar, não devemos julgar a maneira de ser e de estar daqueles que pensam diferente de nós ou exercer outras verbalidades (dizer palavras) que identifiquem inverdades ou posicionamentos negativos ou imposições desproporcionais. Não devemos aceitar ou agir da mesma maneira como aqueles que pensam de forma demoníaca, ou ainda ver as falsas verdades como uma ocorrência positiva.
Ver Eclesiastes,  Provérbios, Sermão da Montanha
DESCONTRAÇÃO: eu vou, eu vou...

MEDITE:  Sobre interpretação e visão crítica do quotidiano



TEMAS PARA MEDITAR


TEMA 1. RESOLVENDO PROBLEMAS: Você possui algum problema difícil de resolver?
MEDITAÇÃO: Sente-se ou deite-se confortavelmente num ambiente onde não possa ser incomodada. Pense no problema reconstruindo-o de forma verdadeira, com isenção emocional e dividindo-o em partes. Vá inspirando e expirando até sua respiração ficar quase imperceptível com sua mente, coração e nervos muito calmos. Caso haja algo a perdoar, predisponha-se a isto. Esqueça o problema. Fique de mente vazia pelo tempo que quiser. Caso durma, quando acordar mantenha a calma e lembre-se que estava meditando. Deixe que a lembrança do problema vá voltando lentamente. Recorde as partes do problema que você dividiu e vá criando soluções adequadas de acordo com as prioridades das partes, Quando tudo estiver resolvido e as escolhas tiverem sido feitas com calma, encha sua alma de carinho, levante-se, escreva com ordem numérica e datando; sobre tudo o que vai fazer. Sinta-se feliz e capacitada a resolver tudo com paz e bem. 
Esta meditação também serve como forma de estudar. Para isso, basta substituir o que seria "problema" pelo tema a ser estudado.


TEMA 2. A meditação que traz bons frutos e boas respostas é aquela em que você pergunta a Deus o que quer saber, esvazia a cabeça e enche o coração de bons sentimentos. Relaxa e deixa fluir a resposta. Deus sempre responde de várias maneiras, resta a pessoa saber interpretar a resposta dele. Um exemplo: Um dia eu perguntei a Deus se seria justo podar uma árvore de carambola que estava carregada, mas como ela vivia na sombra, os frutos estavam mal formados e cheios de pragas. Quando acabei de meditar, senti um impulso de ir até ao portão de casa e duas pessoas que passavam, falaram assim: "para que cortar a que dá frutos? Tem mais é que podar a que dá sombra, por que pegando sol ela irá se recuperar". Não falaram comigo, mas me deram o recado. Outras vezes, a resposta vem com alguma sensação interior ou através de sonhos, etc...


TEMA 3. Meditando sobre o que somos e o que observamos em outras pessoas, aprendemos que para Deus não bastou ser nosso Pai... tinha de participar! E participou, enviando a Jesus nas condições em que conhecemos através da história, para nos demonstrar como é que o ser humano deve viver com dignidade dentro de uma sociedade caótica e cheia de pessoas frívolas, levianas, vazias, “fulana’ vai com as outras, sem lustre próprio mas que se ilustram com objetos e que para satisfazer o próprio ego, acabam por produzir desperdício, lixo, disputas de poder e muitas outras atitudes infelizes de desamor desde para com elas mesmas até para com o planeta em geral. É preciso compreender que cada pequeno gesto de amor de uns pelos outros, deve ser constituído de humildade, verdade, respeito, partilha e paz. Porque o amor é sentido na alma e não no corpo e uma palavra de amor pode fazer toda a diferença na construção de um novo dia.

Meditemos sobre o nosso comportamento para com o próximo e façamos deste Natal o começo de melhores dias! FELIZ NATAL !


TEMA 4. Pense que você vive para curtir os seus momentos e não para que os momentos te curtam.  Esta frase "psicologática" parece mais um pensamento populista sem honestidade. Mas se formos sentar tranquilamente e meditar sobre esta frase, podemos avaliar que ela possui um grande leque de intenções no que diz respeito ao entendimento do enunciado. Realmente a frase acima tem o poder de se adequar aos vários tipos de momentos que cada pessoa vive e que entende que está certo. Pois é, minhas amigas e meus amigos, depois de tanta meditação, na verdade concluímos que nós só podemos curtir os nossos momentos quando eles são bons. Quando os momentos nos curtem é porque abrimos a guarda para aqueles momentos maus ou errados que não são nossos, mas que de alguma forma se configuram como sendo bons, para nos perturbar ou trazer sofrimento daí a algum prazo. Eu diria que uma curtição sadia e feliz, depende de uma boa escolha. Afinal, os momentos futuros são resultantes dos momentos passados.

TEMA 5. Esta é a flor do amor. MEDITAÇÃO: Observe a flor. Depois sente-se confortavelmente numa posição cômoda e tranquila. Recrie a flor na sua mente e retenha esta imagem mental por alguns segundos, permitindo que ela vá desaparecendo da sua mente, de forma pacífica. Fique de cabeça vazia pelo tempo que quiser. Depois deixe que os pensamentos afluam espontâneos e então passe a refletir sobre cada um com muita paz e amor na alma.

TEMA 6. A fé em Deus é que dá segurança à nossa alma. Quando for dormir, ao se deitar na cama, feche os olhos e procure imaginar a figura de Deus. Converse com Ele como se conversa com um Pai. Claro, com muito respeito e carinho. Não peça nada, Ele sabe de tudo o que você precisa. Depois entoe baixinho uma canção bem acalentadora para Ele. No dia seguinte, acorde feliz e cheia de novas e boas forças.

TEMA 7. Quando Jesus disse "siga-me", Ele não quis dizer " ande atrás de mim". Ele quis dizer "seja como eu sou". Se formos como Ele, mansos de coração, capaz de perdoar, meigo, tranquilo, fala mansa, amoroso, prestimoso, etc...poderemos ganhar o Reino dos Céus que é um reino de paz e amor. Por outro lado, o Reino dos Céus começa aqui nesta vida para quem o segue. Ganhar a felicidade aqui e agora, consiste em sermos como Ele.

TEMA 8. A fé em Deus é que dá segurança à nossa alma. Quando for dormir, ao se deitar na cama, feche os olhos e procure imaginar a figura de Deus. Converse com Ele como se conversa com um Pai. Claro, com muito respeito e carinho. Não peça nada, Ele sabe de tudo o que você precisa. Depois entoe baixinho uma canção bem acalentadora para Ele. No dia seguinte, acorde feliz e cheia de novas e boas forças.

TEMA 9. Meditando sobre o que somos e o que observamos em outras pessoas, aprendemos que para Deus não bastou ser nosso Pai... tinha de participar! E participou, enviando a Jesus nas condições em que conhecemos através da história, para nos demonstrar como é que o ser humano deve viver com dignidade dentro de uma sociedade caótica e cheia de pessoas frívolas,  levianas, vazias, Maria vai com as outras, sem lustre próprio mas que se ilustram com objetos e que para satisfazer o próprio ego, acabam por produzir desperdício, lixo, disputas de poder e muitas outras atitudes infelizes de desamor desde para com elas mesmas até para com o planeta em geral. É preciso compreender que cada pequeno gesto de amor de uns pelos outros, deve ser constituído de humildade, verdade, respeito, partilha e paz. Porque o amor é sentido na alma e não no corpo e uma palavra de amor pode fazer toda a diferença na construção de um novo dia.

TEMA 10. Pense que você vive para curtir os seus momentos e não para que os momentos te curtam. Esta frase "psicologática" parece mais um pensamento populista sem honestidade. Mas se formos sentar tranquilamente e meditar sobre esta frase, podemos avaliar que ela possui um grande leque de intenções no que diz respeito ao entendimento do enunciado. Realmente a frase acima tem o poder de se adequar aos vários tipos de momentos que cada pessoa vive e que entende que está certo. Pois é, minhas amigas e meus amigos, depois de tanta meditação, na verdade concluímos que nós só podemos curtir os nossos momentos quando eles são bons. Quando os momentos nos curtem é porque abrimos a guarda para aqueles momentos maus ou errados que não são nossos, mas que de alguma forma se configuram como sendo bons, para nos perturbar ou trazer sofrimento daí a algum prazo. Eu diria que uma curtição sadia e feliz, depende de uma boa escolha. Afinal, os momentos futuros são resultantes dos momentos passados.

TEMA 11. CANTO: mantra meditativo. *Deus é bom/ Deus é bom... Deus é bom/ Deus é bom/ Deus é mais! Deus é bom/ Deus é bom ... Deus é bom/Deus é bom/ Deus é Pai!... Deus é bom/ É meu Pai/ Quero ser cada dia melhor/ Deus é bom/ Deus é Pai.. Abundancia e bênçãos terei! (repetir várias vezes quando estiver num momento de introspecção)
 
 
TEMA 12. CANTO, mantra meditativo, feito de preferência quando você estiver de pés em meio à natureza, olhando para o céu e fazendo gestos em direção ao céu para ir descontraindo os nervos, os músculos, as articulações e a mente.Vai e vem... meu amor... vai ao céu e depois volta a mim... vai e vem... meu amor...vai e vem... vai e vem... volta aqui. Ao chegar no meu peito eu espalho à volta de mim... ao chegar no meu peito... eu espalho o amor por aí”...( repetir quantas vezes quiser)

TEMA 13. Sabe-se que o céu é um lugar de paz e amor com muita serenidade. Como Deus poderia deixar alguém sem este estado de alma, ir perturbar esta tranquilidade? Medite sobre isto. Desejo para você, muita paz e muito bem. Um ótimo feriadão!

TEMA 14. Medite sobre o seu próprio coração. Será que ele está vazio? Ou quantas pessoas estarão dentro dele? Atenção: Paixão e amor são sentimentos diferentes. Qual deles é o verdadeiro? Apenas o que é verdadeiro é que é abençoado por Deus! Pense nisto.

TEMA 15. São aproximadamente oito milhões de brasileiros abortados anualmente. Em alguns países, a lei regulamenta o aborto para gravidez inferior 12 semanas ou que seja resultante de estupro ou se o bebê apresentar problemas de formação ou se a mãe apresentar restrição gestacional por doença.
É difícil contestar a lei no que diz respeito aos dois últimos itens, dependendo da situação apresentada. Mas sabemos que a medicina hoje, tem solução para quase tudo. O problema aqui, é que a lei ampara os governos e não as mães, visto que nestes casos as soluções ainda são inacessíveis para muitas famílias. Então, torna-se mais fácil "matar", credo cruz!
Quanto ao primeiro item, eu soube do caso de uma mulher que fazia abortos "para não deformar o corpo depois da maternidade", como se ela pudesse ser eternamente jovem e perfeita. Imagine! Teria que passar verniz, e não sair de casa! kkkkkk
Quanto ao estupro, nenhuma criança pode ser culpada.
Na verdade, desde o momento em que o espermatozoide perfura o óvulo, começa imediatamente a "fecundação" que nada mais é do que a manifestação da vida e as células começam a se multiplicar para formar o novo ser, obedecendo a um comando vital. Se existe consciência ou não, não interessa, existe a vida.
MEDITAÇÃO: Você gostaria de ter sido abortado? Onde estará aquele bebezinho que poderia estar amando e sendo amado? Se você já fez algum aborto, peça perdão a Deus e procure reparar o seu erro de alguma maneira. 
Jó 3,16    Sl 58,9   Ex 21,22-25





Nenhum comentário:

Postar um comentário