Quando dizemos que sexo é vida, estamos nos referindo ao que até finais de alguns séculos se chamava de “relação de amor para perpetuação da espécie” e que no século atual deverá passar a se chamar apenas de “instinto sexual.”
Instinto de sobrevivência, porque a evolução
da consciência humana, a mutação da nossa espécie frente aos desafios
ecológicos do planeta e os valores globais distorcidos da verdade real e que
existem no nosso tempo, assim o determina.
No passado era comum o casamento de
adolescentes e entre adolescentes. E muitas vezes em família e arranjado pelos
pais. Depois que a mulher deixou de responder: - Sim senhor, meu marido?! E
deu-se a revolução feminista, o sexo foi se tornando cada vez mais liberado.
Mas essa liberação trouxe muitos transtornos,
como por exemplo, a banalização da gravidez irresponsável e o perigo que os
adolescentes correm quando estão fora de casa e em lugares desconhecidos pelos
pais.
Então, os pais começaram a admitir o namoro no
quarto e a falar explicitamente de sexo e recomendar o uso de camisinha. Não
deu certo. Adolescente e sexo não combinam. Não por uma
questão de falsa moral, mas até mesmo por “questão de uma sobrevivência digna e de qualidade .” Nos dias
de hoje já se observou como resultados catastróficos; tanto os desajustes da
vida familiar quanto a queda da qualidade de vida dos próprios adolescentes e
até transtornos de saúde e atitudes passionais.
Diz-se que a função faz o órgão. A função
organizada e responsável, sim, faz o órgão. Mas o que dizer da função
descabida, exagerada, sem parceiro certo?
Quantos namorados uma moça possui na
vida até que se casa? Quantas doenças sexualmente transmitidas contraiu? Quantos
tratamentos fez? Quantos diferentes espermas foi absorvido pela sua corrente
sanguínea? Como fica a cadeia genética da futura família desta adolescente?
E o DNA da humanidade? E o prejuízo do aborto? O envelhecimento precoce? E o
comprometimento do equilíbrio e do futuro da saúde física? E os órgãos
desta adolescente? Os sofrimentos, as mágoas, os transtornos psicológicos, morais e sociais? Quando vemos na rua ou na casa dos pais uma criança carregando outra criança no colo, sem saber o que fazer e se dando conta do erro que não tem mais conserto, mas sentindo aquele amor materno preocupado com o momento e o futuro. São duas almas que Deus se compadece, mas que o governo não dá solução e a sociedade humana não perdoa e não ajuda.
Na Ilha do Marajó e em alguns outros interiores do norte do Brasil, acontece de forma cultural; os pais trocarem as meninas que acabaram de menstruar, por mercadorias.
E alguns comerciantes machistas, criminosos sem escrúpulos, compram estas crianças e quando elas engravidam as mandam embora. Elas procuram os pais que as rejeitam ou as obrigam a trabalhar na prostituição infantil nos trapiches das ilhas e nos barcos.
Na Ilha do Marajó e em alguns outros interiores do norte do Brasil, acontece de forma cultural; os pais trocarem as meninas que acabaram de menstruar, por mercadorias.
E alguns comerciantes machistas, criminosos sem escrúpulos, compram estas crianças e quando elas engravidam as mandam embora. Elas procuram os pais que as rejeitam ou as obrigam a trabalhar na prostituição infantil nos trapiches das ilhas e nos barcos.
É interessante e ao mesmo tempo ridículo
observar que os adolescentes que vivem com a família e praticam sexo na casa dos pais, se acham “os donos do
próprio nariz” e também “donos da verdade”, além de passarem a manifestar
“imposição das suas vontades” na família. Mas, geralmente não tem capacidade
para arcar com as suas responsabilidades. Na maioria dos casos, demonstram
queda no rendimento escolar, não se sustentam, usam e abusam do suor e da
paciência dos pais, até a ponto de escravizá-los como se o sexo fosse uma
drogadição.
Tornam-se atrevidos e cheios de falsas razões.
Pseudo razões que até dão Ibope e que
por isso mesmo são expostas na mídia e na comunicação de profissionais e de
pessoas adeptas a este tipo de sexo-atividade, que dão opiniões,
depoimentos descabidos e não sentem responsabilidade pela vida dos outros. E
assim vão provocando os desajustes comportamentais e até verdadeiros “desastres
mentais” num país como o nosso, que está em plena fase de desenvolvimento e não sabe copiar uma liberdade responsável.
Estas pessoas ainda não entenderam que o
respeito às leis naturais da vida e aos bons costumes, e a boa moral
garante entre outras coisas, também segurança para todos. Culpa dos pais?
Parece que existe uma perda de força da
família que vai aumentando de uma geração para a outra. Cada geração que chega vem
cada vez mais forte e com os neurônios a todo o vapor. É o desenvolvimento da
raça humana. Uma mutação psíquica que está se dando sem regras, sem
limites, sem deveres e sem história.
Culpa de quem?
Na realidade, os pais perderam a
capacidade de educar os filhos e de manter a autoridade e a moral familiar.
Isto, quando existe moral familiar.
Na mídia, todos nós queremos usufruir de
liberdade de expressão. Porém devemos entender que liberdade não é libertinagem
e que a expressão falada não é logorréia. É preciso que se usem as palavras com
muita responsabilidade e respeito.
Por isso torna-se necessário que os meios de
comunicação se autocensurem e criem programas aproveitáveis e mais familiares.
Ainda a melhor censura é a doméstica,
desligando o aparelho de televisão ou de rádio no horário dos programas que
fazem mal aos nossos filhos.
Poderá também haver a censura empresarial,
quando os empresários poderiam deixar de patrocinar programas abusivos,
incitantes aos maus comportamentos ou
excitantes das mentes já tão deturpadas.
EDUCAÇÃO SEXUAL NA FAMÍLIA
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A educação sexual na família, se inicia desde o nascimento do bebê. Levando-se
em consideração que sexo não é apenas uma atitude reprodutiva, mas sim uma
satisfação da alma. E não será nunca considerado uma atitude de amor, quando
“praticar sexo” ainda não é permitido nem pela natureza, nem pelas “leis de
sobrevivência humana” e nem pela moral social. Quando o bebê nasce, a mãe deve pedir exames
hormonais e consultar além do pediatra, um endocrinologista que possa lhe dizer
se as dosagens hormonais do seu bebê estão normais ou se precisam ser corrigidas.
A educação sexual em bebês se dá através da
higiene, da alimentação, do sono tranquilo, do cumprimento dos horários
corretos na sua vida diária. O cuidado com os maus cheiros, a limpeza, o
conforto simples, o carinho, a acolhida, o respeito e os limites no
desenvolvimento social e psicomotor.
Devem ser evitados os ruídos irritantes, os
barulhos desnecessários, a fala nervosa, o Tati-bi-tati, as brigas
domésticas e tudo o que possa excitar o seu sistema nervoso e desordenar a sua
compreensão da vida. Tudo o que o bebê escuta e presencia, passa a entender
como sendo uma atitude normal e também se capacita para em determinado momento
oportuno, realizar.
A sexualidade é aprendida através de pequenas
e simples atitudes que podem trazer satisfação. Primeiro, a preservação do amor
próprio. Depois, a maneira como se deve dar algum bem material; presentear e
receber presentes; a doação com desprendimento; conquistar amigos; tratar bem
os animais e as plantas; organizar o lugar onde se vive; respeitar as pessoas,
respeitar o corpo das pessoas e o espaço de cada um, a natureza das coisas e a
sua própria natureza; entender e
respeitar o direito que os outros têm à vida e os mais fracos e indefesos;
saber receber, agradecer ou simplesmente dizer um “não”; exercer a sua limitação
e exercitar a amabilidade e a cortesia. Saber respeitar e se fazer respeitar.
A educação emocional também faz parte da
sexualidade. A educação espiritual na igreja adotada, faz compreender a essência da vida e situar a
pessoa dentro de uma realidade existencial que possui a finalidade
de uma esperança maior.
Mas na medida em que o bebê vai crescendo, vai
desenvolvendo uma sistemia de vida, ou seja, vai imitando especialmente os
exemplos da vida familiar.
Por isso é importante que a família seja
funcional.
Uma família funcional é aquela que vive
ordenadamente, dentro de um padrão hierárquico, com observações morais, deveres
domésticos, sociais e espirituais rígidos.
Nossa pesquisa demonstra que no Brasil,
geralmente se encontra um maior número de famílias funcionais nas classes
médias, devido principalmente aos limites naturais do nível de vida que
enfrentam e por que buscam uma melhor qualidade de vida para seus filhos.
Nas outras classes existe maior
disfuncionalidade talvez por que se observa que nas classes baixas existem as
revoltas próprias da deficiência do consumo, sem que se processe os limites da
compreensão e o uso equilibrado do natural e da moral essencial. E também pela
falta de educação familiar, educação ambiental e espiritual, formação escolar,
conhecimento e inclusão social.
Nas classes médias altas e nas classes altas
se encontram os descabimentos da outra ponta desta realidade. Aqui existe
excesso de consumismo e um pseudo psicologismo.
Facilitação da vida pelo protecionismo exagerado, muito desperdício e corrupção
doméstica. A disfuncionalidade, existe pela falta da
educação familiar; da educação espiritual; do conhecimento real da vida e da
falta de solidariedade permanente motivada pela ilusão do elitismo social e da
vida fácil.
Não devemos esquecer que quando uma
pessoa chega a praticar aberrações e crimes sexuais, a demonstrar falta de
interesse pelas coisas, alguns tipos de
depressão, egoísmo exagerado, passionalidade e desmotivação pela vida e até
pelo aprendizado, é porque existe deficiência da sexualidade. Quer seja pela
falta de educação sexual na família, quer seja por problemas hormonais ou
doenças ou herança biológica. Até a preguiça, que muitas
vezes existe por astenia muscular ou astenia psíquica pode ser resultante
da ineficiência glandular pela não absorção das vitaminas, mas também por
hábito criado. Muitas síndromes sociais podem ter causa física. Por exemplo, em
homeopatia se sabe que o excesso de alumínio no organismo pode modificar o
comportamento da pessoa e até manifestar alucinações. Mas, quando a criança
aprende a sentir o Temor a Deus, ela se torna psiquicamente resistente a tudo
isso. Recomenda-se que papai e mamãe devem estar sempre cuidadosos com a saúde
dos filhos, procurando manter sempre o equilíbrio religioso e funcional da
criança.
Criança não deve praticar sexo e nem ser
levada a isto, por adultos demoníacos. O sexo só deverá ser praticado entre
adultos que se amem, que sejam responsáveis e que conheçam os planos de Deus
para a humanidade.
EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA
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Colocar “o sexo” como conteúdo explícito
em pauta, é despertar no aluno a importância vulgarizada do mesmo. Não que a
abordagem sobre sexo na escola seja vulgar. Não é isso! É que o aluno se sente
despertado a exercer na prática ou experimentar de forma errada o
que lhe foi ensinado.
É que a ênfase que é dada ao assunto é tão
forte ou mesmo inibitória, por que a professora não se sente à vontade, e
assim, acaba abrindo parâmetros no comportamental dos “adolescentes”.
Na escola, a educação sexual
deve ser abordada naturalmente dentro das matérias de ciências, biologia,
religião, língua portuguesa, literatura, etc., tornando-se um assunto
interdisciplinar, e sempre que oportuno.
Afinal, estas aulas não devem conter explicações
sobre o exercício do sexo explícito, pois Deus já desenvolveu a pratica do sexo
na natureza humana e não devemos julgar ou condenar a forma como cada um ou
cada casal pratica o sexo. Porque cada qual é responsável pelas suas atitudes
próprias perante Deus.
As explicações do professor deverá se basear
sobre as consequências das atitudes sexuais mal pensadas, e tudo o que envolve
a preservação das espécies, incluindo a espécie humana. O convívio com a mãe
natureza, com a família, com os outros, a higiene, a procriação, a saúde da
família, a economia familiar, o exercício da individualidade e da coletividade,
etc...
Deve ser construída progressivamente e inclusa
nos conteúdos, desde D1 até D.4, no que se refere ao programa DAMO.
Quando chegar a D.4, as crianças já deverão conhecer o desenvolvimento
orgânico, o estudo científico da puberdade, a moral e a ética dos
inter-relacionamentos. A higiene e os cuidados com o corpo e com a vida diária
já deverão constituir sistemia.
Em D.5, os pré-adolescentes
deverão estar sendo preparados para a adolescência.
De D.6 a D.8, a preparação deverá ser para o
enfrentamento da vida adulta.
De qualquer forma, a aplicação do programa
DAMO vai acompanhando todo o crescimento da criança, de forma a
adaptá-los e prepará-los para a vida.
Veja sobre o programa DAMO em www.edunovostempos.blogspot.com
COMO ABORDAR A SEXUALIDADE NA CATEQUESE, ATRAVÉS DA
ANTROPOLOGIA CRISTÃ
|
A Lei de Lavoisier, derrubou a antiga teoria de Mendel e deu início à evolução do conhecimento e que levou ao desenvolvimento que observamos nos dias de hoje. Mas o Criacionismo “Deus criou” nunca foi derrubado de fato e nem pode.
Segundo Lavoisier, “na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Só Deus criou e o homem só pode descobrir o que está criado. Nada se perde por que tudo é Verbo de Deus. Ao compreendermos este enunciado científico que desenvolveu a química, podemos dizer que na química genética, todo ser vivo pode se transformar, ou seja, ficar mais alto, obeso, careca ou tipificar-se conforme a sua cultura; nascer diferente, mas reproduzir gerações dentro da mesma espécie. As plantas podem se adaptar aos diversos climas ou sendo sujeitas à técnica de inxertía, se adaptando à característica resultante. Mas as energias vitais próprias de cada planta permanecem naquela que resultou do enxerto e vão cada uma retomando a sua identidade própria a cada geração que passa. E esta é a ciência da vida como Deus a criou, para todos os seres vivos, numa cadeia de desenvolvimento do ego em convivência temporal.
O que explica esta temporalidade, é a expansão do conhecimento da verdade que durante a existência vai especializando a maneira de ser e de estar do indivíduo, e ele vai evoluindo nas suas posturas, nos seus relacionamentos, na sua maneira de viver e de enfrentar o mundo. Seu ego vai passando pelos vários mundos que especificamos abaixo. Os ‘mundos’ não possuem divisórias; as pessoas convivem ao mesmo tempo. Vale dizer que cada pessoa vive num mundo próprio e que uma família ou conjunto de pessoas, podem cada um viver no seu próprio mundo. Ao ser humano resta apenas, desenvolver o seu próprio ego e ajudar aos outros egos para chegar ao mundo social com a finalidade de alcançar o PARAÍSO ou a eternidade. Jesus deixou a ressurreição para todos, mas cada qual ressuscita no mundo que merece.
1 A palavra
primitivo não existe na Bíblia. Mas existe a palavra princípio como sendo origem.
Gn1.1 Pv8.23 Mt19.8 Jo1.1
Rm1.20 Ap.21.62. Filosofia
em Cl 2.8 Filósofo em At
17.18, 3. Sociedade em 2Co 6.1
4. Divino em 2Pe 1.3-4
OS MUNDOS PSÍQUICOS OU DA ALMA SÃO:
|
2.
Mundo Filosófico (Antigos profetas)
3.Mundo social (Evangelhos)
4. Mundo Divino ou Paraíso (Ressurreição,Meta da vida
eterna)
PESQUISE E MEDITE:
·
Como Deus criou cada coisa ? Gênesis 1-ss
·
Como se processa o desenvolvimento sob o seu controle? 2 Sm,29-33
·
Como Deus estabeleceu a ciência da vida? Descreva com base nos
Evangelhos.
|
COMO SÃO ESTES MUNDOS?
|
O mundo primitivo se caracteriza pela luta por sobrevivência, de uma forma caótica. Os fracos sujeitos aos mais fortes ou àqueles maus sentimentos que só existem como forma de ataque/defesa. Seres que só obedecem aos seus instintos, por que não sabem pensar com coerência e nem sabem vencer com honestidade e humildade ou através dos seus próprios recursos e obedecendo à Lei de Deus. São seres que não desenvolveram o amor como forma de sentimento; o que os tornaria humanos. Ou possuem uma genética totalmente difícil que pode se mostrar como um mal social. São pessoas que vivem com uma compreensão da vida ainda primitiva ou são primitivos dentro do social, cujo comportamento é satânico, mesmo que esteja disfarçado de pessoa boa, porém cheia de más intenções e atitudes condenáveis. E se encontram nos vários setores da sociedade. Esta genética difícil, que se conhece como “genética da humanidade”, segundo alguns cientistas, resulta da mistura de genes que ainda perduram desde as épocas remotas de gerações que viveram nos tempos sofridos da humanidade ou de filhos da sexualidade indiscriminada.
Estes seres sem ego definido como na pré-história, lutam para terem
“vida boa ”como forma de “poderio” e fazem
sexo sem amor; apenas para satisfazer seus desejos ou perpetuar a sua espécie. Gostam
de exibir as suas fêmeas. E cada ser primitivo tem a sua forma especial de
fazer o sexo e a reprodução é consequente. Não possuem constituição de família perene
e a ignorância brutal é a principal característica deles. Note-se que existem
espécies animais como os macacos, por exemplo, que possuem organização grupal,
sentimento de proteção, amor pelos filhotes e outros sentimentos que nos levam
a crer que estão evoluindo dentro da sua espécie, para um mundo deles mais
desenvolvido.
As espécies vegetais, que vivem no seu próprio mundo especial, fazem o
seu papel sexual na vida conforme Deus as criou. Como são espécies fixas e não
se locomovem, são sexualmente ajudadas pelos ventos, pássaros, borboletas,
besouros e a chuva que promovem a união dos seus gametas masculino e feminino
para produzirem seus frutos, cujas sementes germinam e produzem um novo vegetal
com cópia genética igual, salvo alterações produzidas pelo homem, que
prejudicam o ecossistema e a biodiversidade. Também existem vegetais cujas
sementes são estéreis e se multiplicam através de cepas ou galhos replantados
ou reprodução assistida, como é o caso da videira e hoje, também em seres
humanos geneticamente tratados.
Perguntas: Que pessoas vivem no mundo primitivo? Como você compreende: O
mundo primitivo nos dias de hoje? As catástrofes naturais? O aquecimento
global? A intervenção de Deus no mundo e na vida das pessoas?
O mundo filosófico, caracterizado por uma busca mais
intensa de Deus e a compreensão da existência. Nos primeiros tempos, não
conheciam a vida eterna, mas recebiam esclarecimentos de Deus e do Santíssimo e
Diviníssimo Espírito Santo. Entretanto, desde a época filosofal e até na perseguição a Jesus; algumas pessoas
de índole primitiva como os fariseus e os escribas, se intrometiam nesta dimensão filosófica da busca
pelo conhecimento da verdade, impondo as suas falsas ou primitivas verdades,
como existe até hoje. Mas a resistência das pessoas evoluídas pela fé ao Deus
Verdadeiro, sempre lhes dava vitórias pelo poder de um Pai Amoroso que como
todo bom pai, sempre retribui o amor e a confiança de seus filhos. Aqui, Deus passou
a se manifestar a homens escolhidos e a se empenhar a salvar o seu povo. No
final deste tempo, deu a Moisés a Lei dos 10 Mandamentos que os resgatava do
mundo primitivo e os ensinava a viver numa sociedade mais organizada, justa,
respeitosa e honesta. Neste mundo, ainda não se dava a ressurreição da alma.
Perguntas: Quais os profetas que viveram no
mundo filosófico antigo? Que representava para eles o anúncio da verdade? E
qual era esta verdade? ( Is 21,10. 41,26. 42,9. 48,3. 52,7. Jr 33,3) Quais são
os Dez Mandamentos de Deus? Quando foi que os pecadores tiveram o pecado
original resgatado e passaram a ressuscitar?
O mundo social: Começa com o êxodo e as Tábuas da
Lei. Dá-se aqui neste período a organização social do povo de Deus segundo a
Sua Verdade. Deus ensina o ser humano a viver e a vencer, até por que quem
cria, conhece a sua cria. É a vivência dos dez mandamentos de Deus e depois, do
resumo que Jesus Cristo fez “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo
como a si mesmo”. Não fazer ao outro o que não gostaríamos que nos fizessem.
Jesus veio criar uma sociedade de amor para que com estes filhos que vivem em
obediência ao mandamento de Deus e ao seu mandamento, possa resgatar o mundo
que Deus gostaria de haver criado, quando teve que desterrar ao anjo mau com seus seguidores e as suas ideias
contrárias, falsas e primitivas. Deus permitiu
que satã intervisse até hoje nos egos dos povos, com as ideias dos
outros mundos atrasados e perversos, a fim de conhecer o livre arbítrio daqueles
que permanecem Nele e não se deixam
convencer pelo mal. O que se chama de Apocalipse acontecerá quando este falso
mundo de egos satânicos com os seus seguidores, acabar a qualquer momento, por
que não conhecemos o tempo de Deus (Ap 1, 4-8). E este mundo de amor que virá,
tendo a Jesus como o verdadeiro Rei; Não é o fim do planeta, mas o fim das
falsas ideias e dos egos do mal. O Paraíso resgatado que virá, será o Mundo Divino, onde a felicidade será
verdadeira e eterna. Abra a sua Bíblia e leia Mateus, capítulo 13, versículos de 24 a 30 e de 38 a 43. Veja também (Ap 21, 1-8)
Pergunta: Em que mundo você vive? Tem certeza? Ou fica-se dando desculpas esfarrapadas para continuar vivendo num mundo de ilusão?
Comentário:
Nos Congressos da Associação Americana Para o Avanço da Ciência, no ano
de 2001 foi anunciado que a taxa de mutação masculina é o dobro da feminina, o
que indica que os homens são a causa da maior parte das doenças hereditárias,
mas também neles se produz o progresso evolutivo. No ano de 2005, a novidade
foi que as Plantas geneticamente defeituosas de forma dupla,
possuem apesar disto, uma pequena parte de sua descendência normal. É como se
houvesse um mecanismo de cópia de segurança para recuperar a sequência correta
dos seus genes. Um cientista acha que também isso pode se dar em pessoas.
Alguns pensam que há uma cópia de
segurança do ADN para todo o genoma. Aqui a teoria evolutiva está sofrendo
mais uma vez com novas descobertas. O
que propõe a certeza de que Deus criou cada espécie com evolução própria e com
segurança biológica para que as transformações não permaneçam, mas que possam
simplesmente serem cíclicas; como é o caso das lagartas que viram borboletas
que por sua vez, produzem lagartas. Ou como no ser humano em que anões produzem
filhos não anões. Ou como na reprodução assistida de seres humanos e animais em
que certas modificações genéticas hoje conhecidas que se processam no feto,
possuem a tendência da recuperação nas gerações seguintes.
O
projeto de Deus para a Humanidade.
É uma mundo de amor, paz e bem. Onde todos possam ter alma de criança.
(MC 10, 13-16). Sem medo, mas com a plenitude da Graça de ser feliz.
O sexo faz parte do projeto de Deus para a humanidade, porque é assim
que a vida se multiplica naturalmente. Mas o centro do projeto de Deus para a
humanidade é o amor, ou seja, o amor multiplicado pelas novas gerações. Pois só
o amor promove na pessoa humana uma vida saudável e um bem estar que todos
almejam. Não se pode conceber com raiva, com ódio, por promiscuidade, por
estupro, por prostituição, por traição ou em estado de embriaguez e drogadição.
Porque está provado que nas concepções, o estado de consciência em que se
encontra a psique de ambas ou uma das partes envolvidas, vão acabar resultando
na pessoa concebida uma vulnerabilidade psicológica que poderá durar para toda
a vida e sensibilizar a sua próxima geração. Claro que as pessoas podem se sujeitar a tratamentos e adquirir um
autocontrole. Além disso, a educação e o meio ambiente bom em que possam estar,
os ajudarão a ter novas experiências
mais sadias. Entretanto, a cadeia genética de cada um é o aplicativo que estará
obrigatoriamente sempre presente no caminho existencial.
Em qualquer caso de vida e nestes em especial, se torna necessário que o
verdadeiro caminho que é Jesus Cristo, possa ser escolhido e usado como o
aplicativo mais potente, para que se estabeleça na pessoa humana, uma
transformação espiritual e consequente cura da alma e do corpo biológico em si
e para uma descendência sadia.
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