UMA BÊNÇÃO NATURAL

UMA BÊNÇÃO NATURAL
SEM DEUS NÃO HÁ VIDA. BUSQUE O CAMINHO DA VERDADE E ASSIM TERÁ AMOR, PAZ, SORTE E FELICIDADE. O CAMINHO QUE NOS LEVA À VIDA PLENA, É A EXPERIÊNCIA DE VIVER NO MUNDO, SEM PERTENCER AO MUNDO. Ivone Medeiros do Amaral.

OS JOVENS QUEREM SABER

    
       SOBRE A PESSOA
       SOBRE A FAMÍLIA
       SOBRE O EGO PESSOAL
       SOBRE OS ESTUDOS E A ESCOLA
       SOBRE AS AMIZADES E AS MENINAS
       SOBRE COMO GANHAR TEMPO E O QUE FAZER NO TEMPO LIVRE
       SOBRE AS FINANÇAS
       SOBRE OS SENTIMENTOS
       SOBRE O COMPORTAMENTO EM FAMÍLIA
       SOBRE O COMPORTAMENTO SOCIAL
       SOBRE RELIGIÃO
       SOBRE O SEXO
       SOBRE OS DEVERES
       SOBRE OS DIREITOS
       SOBRE ORGANIZAÇÃO MENTAL
       SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO
       SOBRE A ATIVAÇÃO DA MEMÓRIA
       SOBRE O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL
       SOBRE A VOCAÇÃO
       SOBRE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
       SOBRE QUALIDADE DE VIDA
       MAIS assuntos serão postados. Participe! Faça suas perguntas na página www.facebook.com/groups/pastoraldavidareliggarista

  SOBRE A PESSOA
1.    O que é uma pessoa?  PESSOA é a personalidade de um ser. PESSOA é o que se é e não o que se tem.
2.       Quer conhecer uma pessoa? Aprecie as suas qualidades boas e más e tire a conclusão.
3.       Como posso qualificar uma pessoa? Conhecendo a sua índole.
4.       O que é índole?  É a tendência que a pessoa mostra no seu jeito de agir ou seja, a intenção mais comum e mais forte da pessoa. Pode ser uma índole boa se as suas intenções forem boas,  ou má, se as intenções forem más.
5.        Quer ajudar a uma pessoa?  Ensine-a a compreender e descartar as suas más qualidades. 
6.       E se ela não aceitar? Os tropeços da vida irão ensiná-la. A pessoa que não é humilde, sofre  muito durante toda a sua vida. Mas nunca descarte a possibilidade de poder um dia ajuda-la.
7.       Todas as pessoas são iguais? Perante Deus, sim, por que todas foram criadas da mesma forma e todas podem ser resgatadas. Na sociedade humana, também, apesar dos  erros desumanos  que existem, como sendo a discriminação de raças, usos, costumes, financeira e de conhecimentos.

  
     SOBRE A FAMÍLIA:
  1.        O que é uma família?  A família é uma congregação de amor, formada por pessoas que devem se dar bem, partilhar o dia a dia da casa, os afazeres domésticos, a paz e a união. 
  2.       O que precisa para que uma família seja feliz? Que haja amor, fidelidade e respeito de uns pelos outros. Os filhos também precisam ser fiéis à sua estrutura familiar, onde há um/a chefe mantenedor, um/a chefe educadora e irmãos amigos. Também é necessário reconhecer os ancestrais e os ascendentes da família e ter alta consideração por eles. Ainda há os agregados familiares cujo relacionamento deve ser de grande amizade.
  3.       Porque não posso ter liberdade na minha casa?  Entenda que você mora na casa dos seus pais e habita o lar que lhe foi destinado por Deus. Você pode ter liberdade, sim, mas aquela que seus pais concedam. E também entenda que a liberdade é um estado de alma e não de expressão desmedida. Os monges sentem liberdade mesmo quando estão enclausurados. Entenda que não é normal sair cortando árvores, só pelo prazer de cortar; é preferível andar pelos caminhos certos, com sombra e o aconchego do vento.    Os caminhos certos são aqueles que os pais indicam e aconselham porque  já os conhecem. O aconchego do vento é o carinho, os cuidados e os sacrifícios que os pais fazem, mas que os filhos não sabem ou passa desapercebido embora os sinta muitas vezes como falta de liberdade, chatice, obrigação dos pais e outras formas de mal entender o papai e a mamãe.Cortar árvores só pelo prazer de cortar, significa fazer as coisas sem responsabilidade ou só pelo prazer de fazer, sem parar para pensar se está certo, se vai ter perda de tempo, se vai ter algum prejuízo ou correr riscos.
  4.       Com certeza, quanto mais você provar para os seus pais que é uma pessoa de confiança, em todos os momentos, mesmo quando eles não estão por perto,  mais liberdade você irá receber
      5.Como posso entender os meus pais?  Não é como pode, mas sim como deve entender os seus pais. Conversar é o melhor caminho. Converse mesmo! Mesmo que papai ou mamãe estejam ocupados, peça licença e peça também que lhe deem um pouco de atenção. Se eles realmente não puderem o atender naquele momento, marque uma hora ou um tempo para conversarem. A conversa deverá ser amiga, de você colocar todos os seus problemas, sejam eles quais forem. Pedir conselho, ajuda, de abrir o seu coração e procurar entender o ponto de vista deles. Não brigar, mas discutir com elegância e respeito. Seja humilde e amoroso e peça desculpas dos seus erros e das suas angústias. Depois,  pensar muito para entender todos os porquês, e  procurar obedecer!
      6. Pessoas de confiança obedecem as regras, cumprem suas promessas, trabalham em vez de pedir e sempre falam a verdade.
         
            SOBRE O EGO PESSOAL     
  1.      Estou sempre levando bronca! Como devo falar com as pessoas? Muitos jovens têm uma maneira de falar irritante. São egoístas, acham que sabem tudo e que são donos da verdade. O ego pessoal de um jovem deve ser educado desde a hora em que o bebê nasce (veja a página de educação familiar). Quando não é educado ou não possui em casa um bom exemplo a seguir, ou consegue fazer valer a sua vontade diante da fraqueza que o amor dos pais deixa escapar;  ele se torna arrogante, teimoso e pretende mandar nos pais, exigir direitos sem querer cumprir deveres. Sua fala se torna de gíria, de gozação, de uma piadística que machuca as pessoas, de brincadeiras sem respeito, de exigências descabidas, de mando equivocado e de prazeres desmedidos, sem contar que vive mau humorado. Claro, tem de viver levando bronca. Ninguém aguenta uma pessoa aborrecente e inconsequente. 
    Deve falar com as pessoas, respeitando os pais, os  mais velhos, as diferenças, a fala deve ser tranquila, respeitosa, gentil e sempre depois de ouvir ou apenas falar quando necessário. 
     O ego pessoal do jovem aborrecente, é do tipo que se transforma através do sofrimento que enfrenta pela sua maneira de ser. Geralmente este tipo de ego é passageiro por que  existe no jovem mal formado e é dependente da seu pique hormonal até que ele entre na fase adulta e tenha que tomar consciência das suas realidades e das suas responsabilidades com a família e a sociedade.  
     O ego pessoal é aquele que se evidencia e caracteriza a pessoa pela sua maneira de ser. Feliz de quem tem um ego educado, sensato, tranquilo, equilibrado e cheio de fé em Deus.

     
     SOBRE OS ESTUDOS E A ESCOLA
  1.    1. Porque eu preciso estudar? O estudo é essencial na vida da pessoa. "O burro, puxa carroça" , é a melhor metáfora que pode exemplificar o fato de não estudar. Porque quem não estuda, trabalha no pesado ou em empregos desconfortantes, ganha muito pouco e vive sempre mal. Apesar disto, devemos respeitar todos os trabalhadores por que todo trabalho é útil para a sociedade e é digno.
  2.       A dignidade está no fato de trabalhar para manter o sustento próprio e também da família. Infelizmente existem patrões que exploram os seus funcionários e pessoas que pechincham até para pagar a um pobre que rala dignamente.
  3.       Deve-se estudar para ganhar conhecimento e melhores meios de vida. Jesus disse que todo trabalhador tem direito ao seu salário. 
  4.       É pecado pechinchar e explorar, seja de que maneira for.
  5.       O lar é o lugar onde se iniciam os estudos para a vida pessoal. Papai e mamãe ensinam a desenvolver suas habilidades, hábitos e costumes.
  6.       A escola é o lugar onde se desenvolvem conhecimentos para a vida profissional. Quanto maior e melhor o conhecimento, melhor também é a vida que se adquire.
  7.       Lar, escola e igreja são lugares sagrados.
  8.       Se o jovem não respeitar todas as pessoas que cuidam dele e do seu futuro humano, de conhecimentos e espiritual, os mais velhos e os superiores, acabará por se tornar um pobre coitado que o desenvolvimento irá torná-lo incapaz para a sociedade e o ganho do seu próprio sustento. 
  9.       Ir para a escola e estudar é afinal o trabalho de construir um futuro de qualidade.
      
 

       SOBRE AS AMIZADES E AS MENINAS
       Porque meus pais estão sempre preocupados com as minhas amizades e as minhas paqueras? *Muitos rapazes se sentem atraídos por moças ingênuas e que ainda não têm ou não sabem ter responsabilidades para com a sua própria família e nem para consigo mesmas. Mas vejamos que os adolescentes estão com os hormônios em alta. Cuidado! Atenção! Perigo! Papai e mamãe devem vigiar sim, para seu próprio bem, para o bem da moça e para a felicidade geral da nação. Verdade! Um jovem que poderia vir a ser um grande homem, muitas vezes se perde no caminho da adolescência, quando se deixa contagiar por prazeres passageiros ou pela moda de estar ou pelo entusiasmo hormonal ou pela pressão dos colegas que ainda não têm a correta compreensão da vida.
        Pense bem, meu jovem. É muito bom ter amigas e saber conviver com elas, com respeito, postura correta e até protegê-las; acompanhá-las durante o caminho, conversar os assuntos da escola e do dia a dia. O cavalheirismo não é só boa educação, mas uma missão que Deus deu aos homens. Uma boa amizade pode acontecer e perdurar. Entretanto, não avance o sinal; a camisinha pode rasgar. Espere amadurecer, se profissionalizar e poder garantir a sobrevivência de uma família para poder fazer a sua escolha perfeita, baseado no verdadeiro amor que com certeza acontecerá na sua vida, assim como na vida de todos os rapazes. Sinta-se feliz, por que seus pais o amam e por isso se preocupam; só querem orientá-lo para o bem. Eles conhecem o bom caminho e não querem que você tome outros caminhos que muitas vezes nem têm volta.
 
      
       SOBRE COMO GANHAR TEMPO E O QUE FAZER NO TEMPO LIVRE
     Ganhar tempo precisa de atitude inteligente e organização. 
     Da mesma forma como você aprendeu na infância a fazer um jogo de PUZLE complicado, palavras cruzadas fáceis, encaixe de ângulos, desenho continuado, jogo da velha, dama, gamão, xadrez e todas aquelas brincadeiras de construção do conhecimento, compreensão e interpretação de textos, expressão e discursinhos, artes para o laboratório da escola...........procure organizar o seu tempo inteligentemente.
  •      Porque eu ando sempre atarefada, não consigo concluir as coisas que tenho de fazer e nunca me sobra tempo?
  1.       Amiga, pare, respire, relaxe e se organize.
  2.       Faça um projeto dos seus afazeres semanais e procure ser pontual ao realizar o seu projeto.
  3.       Estabeleça critérios de prioridade, cumprimento de horário de trabalho para fazer o que ficar determinado. Por exemplo: "arrumar o guarda roupa 2ª feira das 09 às 10 h", " estudar matemática 3ª feira das 04 às 06 h.". Assim, tire um espaço de tempo para ir fazer qualquer atividade de lazer à sua escolha.
  4.       Controle a sua ansiedade até deixar de se sentir ansiosa. O melhor remédio é dar risadas e tirar sarro da situação e  de si mesmo. Assim vai acabar compreendendo que a calma e a paz de espírito valem muito a pena e fazem você ganhar tempo e qualidade de vida, assim como melhora o foco e o aprendizado. A antecipação atrapalha.
  5.       Quando for dormir, não deixe que os pensamentos de preocupações tome conta da sua cabeça e procure dormir bem, pelo menos 6 horas de bom sono contínuo são essenciais na sua idade e na vida de uma jovem estudante. Se você deitar às 20.30, poderá dormir das 21 às 03 h. Levanta, arruma a cama, faz um bom exercício de alongamento e vai estudar pesquisando. No final da tarde, volte a estudar construindo a pesquisa que fez na madrugada.
  6.      Entre o horário final da madrugada e primeiro da manhã, o cérebro funciona com o sentido de discernimento para apreensão do conhecimento. E no final da tarde e início da noite, o cérebro trabalha com discernimento para a construção do conhecimento.
  7.       A apreensão do conhecimento é a compreensão da matéria, no sentido de "para que serve". A construção do conhecimento é o entendimento para a aplicação da matéria no sentido de resolver problemas ou "como fazer" e "como usar" o que ficou compreendido.
  8.       E isto vale tanto para o estudo de qualquer matéria, como para a organização do tempo, dos afazeres e da vida.
  9.     Dizem que deixar a cama desarrumada dá azar, sabia? Levantou? Sacuda os lençóis, o travesseiro e deixe logo tudo arrumado.
  10.       Como você mora só e tem afazeres domésticos, não deixe nada para depois. Acabou de tomar banho? Deixe o banheiro organizado.Acabou de comer? Lave logo a louça e pelo menos deixe no escorredor. Caiu migalhas no chão? Pegue logo um papel absorvente e junte.
  11.        Procure ter uma mesa só para estudar e em cima dela, pode deixar a sua bagunça organizada.
  12.       Se você procurar entender bem a matéria em sala de aula, não vai precisar de muito tempo para estudar em casa. 
  13.       Mas, por via das dúvidas, levante bem cedo e dê pelo menos duas horas de pesquisa ou uma boa revisada.  
  14.       Não diga nunca que não pode realizar alguma tarefa. A boa vontade e a boa disposição também podem ser exercidas com calma, a bom tempo e a contento.


      
        SOBRE AS FINANÇAS. Olhe bem a foto ao lado. Veja bem quantos
    jasmins floresceram em uma só planta!. Porque tantas flores? Porque tanta abundância de flores? Ah, com certeza é terra boa, que é cuidada, adubada, regada e sempre bem mantida com boa nutrição para a planta. A planta também é cuidada com podas regulares e no tempo certo. Deus Pai criador, também providenciou para que as folhas e as flores secas que caem, assim como a chuva, fossem o melhor adubo e rega para as mesmas plantas. E assim é o movimento da vida em tudo o que fazemos e vivemos. Devemos observar a natureza e seguir seus exemplos. Não devemos nunca plantar uma macieira, pensando que irá colher bananas.
      Em matéria de finanças também é assim. Poupar para colher no futuro, ou seja, adubar a conta ou ir depositando regularmente em um banco bom e de confiança.

















               

     SOBRE OS SENTIMENTOS
    
     SOBRE O COMPORTAMENTO EM FAMÍLIA
  1.     Aprender a ter temor a Deus e amá-lo sobre todas as coisas. Amar e respeitar o pai e a mãe, independentemente de qualquer situação, visto que não pode mudar o fato de ser filho e também por que lhes deve obediência com bom humor.
  2.       Ajudar e partilhar os trabalhos domésticos; primeiro o dever e depois o lazer.
  3.       Fazer os deveres escolares em lugar e horário que não interfira na rotina da casa e na vida dos demais membros da família.
  4.       Manter horários de fazer tudo, respeitando o horário dos outros.
  5.       Cultivar a boa convivência. Pedir por favor, com licença; dizer obrigada/obrigado.
  6.       Se for culpado de alguma coisa, admita a sua culpa e peça perdão ou desculpa e não fuja à sua responsabilidade.
  7.       Primeiro Deus e a família. Depois os alicerces da vida, que são os estudos e o trabalho. Procurar crescer se preparando para ter uma existência digna e de boa qualidade.
                                                                       
      
     SOBRE O COMPORTAMENTO SOCIAL
     
     Antes de mais nada, para que você possa viver socialmente é necessário que  possua uma identidade. A identidade não é só uma carteira; é muito mais que isso:
  1.       É a sua aparência externa ou o que você é por fora. Se é bem cuidado ou se é relaxado, sujo ou desleixado. Se as pessoas gostam de estar perto de você que anda limpo, cheiroso e bem cuidado ou se preferem se afastar para não ser desagradável. O desleixado costuma perder amigos e não conquistar boas amizades.
  2.      É também o mais importante, que é a sua aparência interna ou o que você é por dentro. Ou seja, quais são os seus valores e como é a sua personalidade, é o que determina o tipo de sociedade na qual você poderá se inserir e ser bem recebido. É um caso de compatibilidade: " diga-me com quem andas e te direi quem és". Não podemos discriminar, mas também não devemos compartilhar nem reproduzir ou imitar o que não é recomendável.
          Para ter um bom comportamento em sociedade, você deve se situar na vida. Deve saber quem realmente é e não abrir mão do que você acredita, nem da orientação dos seus pais, nem da educação familiar que você recebeu e não deve deixar que seus colegas o controlem ou modifiquem as suas ideias e a sua maneira de ser, anulando assim a sua personalidade e o desviando de um caminho feliz para jogá-lo no sofrimento.
  •       Nunca se compare aos outros e nunca queira viver da forma como o outro vive. A sua prosperidade social e na vida, consiste em que você saiba ser você mesmo e assim saber expandir e tirar proveito do que há de melhor em você. Preparar-se para viver bem a sua vocação, seja ela qual for, é que lhe dará o sucesso na sua vida e em sociedade.
  •       Nunca ande em grupinhos. Os jovens que são "Vai-vai com os outros", demonstram falta de caráter e sempre se dão mal em muitos momentos desta convivência.
  •       Um conselho: Antes de dormir, pense naquilo que deverá fazer no dia seguinte e se organize escrevendo um projeto do seu dia por prioridades, incluindo horário para fazer cada coisa. Seja rigoroso consigo mesmo e procure cumprir as suas metas do dia a dia.
  •      Para que as pessoas confiem em você e até também para encontrar um bom emprego, você deve ser realmente honesto, responsável, pontual, ser amável, humilde, educado, ter paciência, fidelidade, bom humor, manter a boa aparência, honrar a palavra, cumprir as metas do dia a dia e ser competente no que faz.   Isto tudo não é difícil, é só praticar e logo terá incorporado este comportamento na sua personalidade.                                                     


      
       SOBRE RELIGIÃO
      
       Religião é a religação com Deus através da espiritualidade
      O que posso fazer para desenvolver a minha espiritualidade? O desenvolvimento espiritual não é feito com rezas nem com orações. As rezas são para súplicas e louvores. As orações são palavras espontâneas de comunicação para com Deus.
      O desenvolvimento da espiritualidade só se pode dar através do amor verdadeiro e da intimidade respeitosa que  se pode ter para com o PAI SUPREMO. A medida em que este amor cresce, a espiritualidade também cresce e se aperfeiçoa.
   
       Jó 35. Terceira fala de Eliú:
Jó, você não tem o direito de dizer que para Deus você é inocente. E também não pode comentar assim: "Ó Deus, será que tu te sentes mal com o meu pecado? E que vantagem tenho de não pecar?"
Pois eu vou responder a você e também a seus amigos:
Suas faltas não prejudicam a Deus, mas sim aos outros. Se você faz o bem, não está ajudando a Deus; Ele não precisa de nada do que é seu.
São os outros que sofrem por causa dos pecados que você comete; e também são eles que são ajudados quando você pratica o bem.
*** Deus tudo ouve e tudo vê. Quando Ele se agrada do que você faz, Ele te abençoa. E quando o que você faz é por amor a Ele, então, na alegria que Ele sente, te chama de filho e te concede uma graça.


       
       SOBRE O SEXO
       SOBRE OS DEVERES
       SOBRE OS DIREITOS
       SOBRE ORGANIZAÇÃO MENTAL
       SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO
       SOBRE A ATIVAÇÃO DA MEMÓRIA
       SOBRE O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL
       SOBRE A VOCAÇÃO
   


   SOBRE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
  1.     Além dos estudos, todo jovem precisa ter uma atividade aprendiz de uma profissão desde cedo, para cultivar a cultura do trabalho. Não para ser explorado, mas para ser ensinado a ter ferramentas para a vida.
  2.    As ferramentas para a vida são as atividades produtivas honestas e necessárias,  que você aprende a fazer. E deverá ir aprendendo quantas atividades quiser.
  3.       Olhe o exemplo da foto: na cerâmica, se aprende moldagem, ângulos, curvas, equilíbrio da peça, beleza, sentido da utilidade, decoração, humildade, empreendimento, trabalho em equipe, honestidade e muito mais. Apesar de alguns ainda estarem fazendo o ensino fundamental, já estão colocando na prática o que aprendem na escola, ganhando experiência  e visão da carreira vocacional que irão seguir.
  4.       Daqui poderão sair engenheiros, arquitetos, médicos, enfermeiros, decoradores e muito mais. Várias vocações podem ser despertadas pela mesma atividade aprendiz.
  5.  
  



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     
                      SOBRE QUALIDADE DE VIDA







 

S   

Nenhum comentário:

Postar um comentário