UMA BÊNÇÃO NATURAL

UMA BÊNÇÃO NATURAL
SEM DEUS NÃO HÁ VIDA. BUSQUE O CAMINHO DA VERDADE E ASSIM TERÁ AMOR, PAZ, SORTE E FELICIDADE. O CAMINHO QUE NOS LEVA À VIDA PLENA, É A EXPERIÊNCIA DE VIVER NO MUNDO, SEM PERTENCER AO MUNDO. Ivone Medeiros do Amaral.

EDUCAÇÃO INFANTIL


Chamar pelo nome. Você está aí? Está fazendo o que? Você gosta disto que está fazendo? Quer que eu lhe ajude? Venha aqui, vamos conversar! Eu amo você!
Sempre chamar a criança para junto de si só uma vez e esperar que ela venha ou que depois a procure espontaneamente. Assim irá despertar na criança a vontade do convívio e a certeza de que ela não está só no mundo e que tem em quem confiar. Nunca lhe faça medo e não insista. A criança conhece o momento dela. Geralmente está pesquisando um brinquedo ou alguma coisa e não pode deixar. Mas a sua voz quando a chama ou conversa, deve ser especial, tranquila, melodiosa, amável e segura. Os sorrisos e a boa disposição do adulto, nunca são demais.
 estudo reflexivo da Palavra,
 educação emocional,
 educação inclusiva social  
qualidade de vida 
desenvolvimento intelectual



funcionalidade da família, 
OFICINA SOBRE  FAMÍLIA FUNCIONAL      
16 h.aulas teóricas e mesa de debates nas comunidades

Como se forma e se mantém uma família feliz.
Sempre há tempo para recomeçar!

1. Conceito amplo  e funções da família.                           
Família funcional é a família que vive integrada.                
A família é a primeira Igreja

2. As funções da família são as de uma vida comunitária onde existe
Amor, inter-ajudas, defensoria, partilha, respeito, carinho, prioridade.                               

3. Interrelacionamentos entre os membros e na sociedade
Hierarquia,  atitudes,  seguimento,  cumprimento do dever familiar
Inclusão social,  cidadania,  complementaridade,  honra,
Educação da prole
                                                                          
4. Economia doméstica                                        
Profissão,  deveres e haveres,  salário, comparticipação
Contabilidade totalista,  pagamentos e compras              

5. Funcionalidade da casa e  manutenção da saúde
Adaptação da planta baixa funcional,  mobília e praticidade
Uso da luz, água, fogão e ecoenergias,  esquematização de tarefas,
Lixo,  transporte

6.Higiene, limpeza e  alimentação de qualidade.
Higiene corporal,  higiene dos objetos,  higiene da casa
Higiene dos alimentos, cardápio

7.Progresso. Felicidade e desenvolvimento da família.
Estudo e trabalho,   regras familiares,   amizades,  namoro, noivado,
Casamento, formação de um novo núcleo familiar.        

                                                   
COMO CONVERSAR COM AS CRIANÇAS
Nunca devemos nos esquecer que as crianças estão com os neurônios de fábrica “quase” virgens e sedentos de informação. Digo quase virgens, por que a criança transforma em sensações tudo o que ouve quando ainda está no ventre materno. E todas as primeiras informações ficam  marcadas para toda a vida no subconsciente. Daí a responsabilidade que os adultos têm de ensinar a criança de maneira construtiva e verdadeira desde a concepção.
Com a criança que está aprendendo a falar, a entender o seu espaço no mundo a fim de construir seu comportamento e moldar a sua personalidade, não se deve conversar de maneira a destruir as suas expectativas ou causar trauma. Por exemplo:
               ERRADO:
               A criança: Mãe, eu quero uma boneca que fala!
              A mãe: Pra quê? Pra ficar enchendo o “saco” o dia todo?
              Resultado: A criança se sente podada bruscamente no seu desejo. Frustra-se, achando que não é amada e cresce se sentindo “uma intrusa na vida da mãe”. Um dia essa criança abandona a casa e a mãe, pelo primeiro motivo fútil que encontrar à sua disposição.
                 CERTO:
                 A criança: Mãe, eu quero uma boneca que fala!
                 A mãe: Filha, nós te amamos muito, mas a nossa família está passando por dificuldades financeiras (ou agora não temos posses) e esta boneca é muito cara. Você agora  deverá escolher um presente que esteja de acordo com o nosso orçamento familiar e depois, vamos pedir a Deus para que um dia possamos comprar a sua boneca com todo o nosso amor e honestidade.
                 Resultado: A criança entende a realidade e colabora. Também passa a se sentir incluída no seio familiar e aprende a adquirir seus  pertences de forma honesta.
A explicação da verdade que constrói, que edifica e que viabiliza uma boa qualidade de vida para o futuro é feita com palavras de carinho, paciência, verdade, esperança e fé. É a melhor maneira de responder a uma criança. Quando o assunto é “proibido para menores” devemos usar a arte em explicação e palavras que não choquem ou não firam a inocência da criança, mas que de alguma forma não fujam da verdade. Por que à medida que a criança vai crescendo ela vai descobrindo aqui e ali as diversas partes desta verdade e conforme vai chegando na adolescência ela irá juntando as partes e formando a compreensão completa, mas distorcida sobre o assunto. Não devemos criar uma futura “confusão” na mente da criança, por que isso pode levá-la  a conflitos e desvios de conduta.
Realmente, os adultos é que dão o caminho ou formam as possibilidades que as crianças buscam para entender a vida e assim poder construir um futuro melhor.
Estes adultos aos quais me referi acima,  são em primeiro lugar os pais. Depois toda a família, os professores, os amigos, conhecidos ou desconhecidos. Todos nós os adultos, temos o dever de contribuir para com o bom crescimento ou o bom futuro das nossas crianças.


COMO EVITAR DESVIOS DE CONDUTA
A homeopatia e a teologia nos ensinam que desde que o ser humano perdeu o Paraíso, ele busca voltar para esse mesmo Paraíso. E nesta busca, ele toma caminhos errados. Mas sempre acha o verdadeiro caminho quando coloca amor ou a psora inicial no seu coração. Por que é o amor que traz Deus para a nossa vida e que faz despertar  a compreensão e todos os outros bons sentimentos. A psora é a verdade da vida de nascimento de cada pessoa ou estado de pureza.  A alma é constituída por sentimentos e é ela quem indica o caminho através da motivação da vontade, porém a vontade se manifesta de acordo com a qualidade destes sentimentos.
Realmente a vida nada mais é que uma busca. Cada pessoa busca algo que é objeto dos seus desejos. Ninguém quer sofrer. Todos buscam o que é bom para si.
O que está errado na conduta humana?  O sentimento que influencia a maneira de buscar  o que a pessoa deseja ou o caminho que a pessoa toma para a sua realização e o entendimento incorreto do que é bom,  verdadeiro e justo perante Deus, a família e a sociedade humana.
Evitar que uma criança ou um jovem tome caminhos errados ou sofra desvios de conduta, requer uma boa educação familiar e uma boa educação religiosa.
Quem somos nós, o que somos e para onde vamos? Psicologicamente falando:
1.   Não irão para lugar algum: Aquelas pessoas que foram educadas para possuir um “quem sou” ou uma personalidade arrogante, discriminadora, ainda colonialista e com a mania de ser  fulano de tal, o melhor, o vencedor, o altruísta, o doutor, o mandatário, o mais importante. Estas pessoas costumam construir um futuro que vai ter um fim desagradável. Ou aquelas pessoas que são preguiçosas, destrutivas, maníacas, fofoqueiras incrédulas ou nem sequer saem do lugar e se transtornam pelos motivos mais fúteis.
2.   Irão para algum lugar incerto: Aquelas pessoas que não tiveram educação ou foram educadas para serem infiéis, invejosas, desordeiras, viciadas, abusivas, destruidoras, consumistas, que usam de prostituição que são rancorosas e que odeiam por tudo e por nada. Estas pessoas costumam ir para o submundo ou para as fossas da vida e se autodestroem. Às vezes também conseguem levar consigo, pessoas boas, porém fracas que se deixam contagiar pelas ideias do outro ou são tomadas de uma pena que se torna inútil pelo apoio errado.
3.   Irão para um lugar certo: Aquelas pessoas que possuem metas na vida e são respeitosas, bondosas e caridosas conscientes, trabalhadoras, estudiosas que tem senso de agregação familiar e da importância partilhada, porém humilde do lugar que ocupam na sociedade. Estas  pessoas  costumam ir para um futuro garantido com boa qualidade de vida.
4.   Irão para um lugar certo e bom: Aquelas pessoas que além de tudo o que foi dito no item 3, também são humildes, possuem Temor a Deus e ainda amam ao próximo como a si mesmo. Estas constroem uma boa vida com segurança eterna.

Para que  a criança e o jovem  aprendam a viver bem e não se desviem do bom caminho, é necessário que sejam ensinados desde bebês:
  • A amar e sentir o temor de Deus
  • A amar e obedecer aos pais, aos mais velhos, os professores e cumprir os regulamentos rígidos da família e da escola sem aceitar más influências de terceiros.
·         A construir uma vida religiosa e em obediência à sua Igreja
  • A recepcionar e acolher os visitantes, dar boas-vindas, cumprimentar, agradecer, servir e conhecer a etiqueta social e a ética da vida
·         A conhecer os limites e o seu espaço em qualquer situação.
·          A usar de consciência crítica em todas as situações para fazer boas escolhas e saber dizer SIM ou NÃO na hora certa.
·         A ser fiel aos bons costumes e observar pontualidade, ética, estética e responsabilidade.
·         A saber  reconhecer o seu lugar na sociedade como pessoa e como trabalhador vocacionado qualquer que seja a sua profissão.
·         A se reconhecer igual a todas as outras pessoas, com honestidade, bom humor, transparência, humanidade e sem chocar o outro ( condições da boa convivência )
·         A buscar sempre melhorar a sua compreensão da vida e o seu conhecimento.
·         A perdoar sempre, sabendo que o perdão é esquecer o que houve, mas não significa aceitar o que não deve. Buscar solução para ajudar ao outro.
·         A  saber amar ao próximo como a si mesmo, a ajudar sempre a quem precisa de ajuda real, mas não se comover ou se deixar contagiar com a miséria humana.

*A miséria humana não é a falta de dinheiro ou a falta de comida e nem a pobreza extrema. As misérias humanas são os maus sentimentos e o mau comportamento como a indolência, os vícios, a prostituição, a mentira, o roubo, os insultos, a descriminação, as más palavras, o desvario, a falta de respeito pelo outro, o desrespeito ao ambiente coletivo, a má educação, a preguiça, o ódio, as guerras, etc...
Lembre-se sempre que para que a criança possa vir a ser uma “pessoa de bem” ou um “cidadão feliz” deve ser ajudada a crescer a partir das pequenas coisas ou da compreensão dos pequenos episódios da vida. Nunca se deve censurar uma criança sem dar “na hora” a devida explicação com paciência e de maneira que a criança entenda e possa mais tarde aproveitar da lição para viver um futuro com qualidade. Precisa incentivar a criança a fazer coisas boas e proveitosas, assim como a desistir sem pena das coisas que poderiam influenciar de maneira errada o seu desenvolvimento sadio físico e mental.


COMO INCENTIVAR A RESPONSABILIDADE
Fazendo com que a criança possua o sentido da responsabilidade, é claro. A criança poderá adquirir o sentido da responsabilidade, através da sistemia da família e dos ensinos familiar e escolar.
O que é sistemia da família? São os hábitos que a família possui, a maneira de viver que constituem  exemplos que os filhos irão seguir nas suas vidas. Uma destas sistemias é a responsabilidade.
O que é responsabilidade? É o respeito que se tem pelos outros. É o cuidado que se tem para que os outros não tomem algum prejuízo por nossa causa.
Que prejuízos são estes?  Prejuízo emocional, prejuízo moral, prejuízo de tempo, prejuízo financeiro, prejuízo material, e outros. 
Como exercer a responsabilidade? Evitando estes prejuízos. Exemplos: *a pontualidade evita que outros percam o tempo, a angústia da espera e quem sabe outras coisas mais. *Os pais que não agem com amor, ensinam e destroem nos filhos os bons sentimentos * Desejar as coisas alheias como pedir emprestado um vestido, um eletrodoméstico, o carro e outras coisas pode causar prejuízo material aos outros.
Os Dez Mandamentos de Deus ensinam a responsabilidade para que Seus filhos possuam qualidade de vida.
O que destrói  o sentido da responsabilidade são a demagogia e a corrupção que existe nas famílias e em toda a sociedade humana.
A ética da vida é o sentido de responsabilidade para com os outros e consigo mesmo.

Exemplos de demagogia:
 A demagogia política:  Existem candidatos que só sabem prometer construção de hospitais e melhoria na saúde, através de remédios ou da medicina curativa. Assim, ele ilude o povo com este tipo de promessa  cujo objeto  a falta de saúde é um problema que se arrasta pelo tempo e é fácil de conseguir adeptos, por que  a maioria das pessoas sofre de alguma coisa num país cuja educação foi desde o Império, direcionada para o sofrimento. Pelo fato de que os governantes não se importavam  em resgatar o sofrimento do povo com a manutenção da saúde das populações com emprego, salários dignos, casa própria, saneamento básico e boa educação em saúde. Estas coisas são o que é necessário para que as pessoas possam possuir qualidade de vida e não precisem daqueles serviços de saúde cujo belo visual de um prédio e remédios à farta possam existir, mas o atendimento precário e a continuação ampliada da doença continuará existindo exatamente pela  péssima educação no geral e pela má formação que presta atendimento entre pedras e concretos. 
Acesse www.bemestardopovobrasileiro.blogspot.com

Exemplos de corrupção
A  corrupção familiar: Pais que usam falsos valores, como ”se você passar de ano eu te darei tal coisa”. Na verdade, a criança tem de possuir a responsabilidade de estudar a fim de se preparar para o futuro. O presente, deverá ser observado como sendo o resultado dos seus esforços e da  responsabilidade para consigo mesma.
A responsabilidade é o principal fator para que a criança possa desenvolver uma consciência crítica. A consciência crítica por sua vez, desenvolve a ética e a estética, que são os principais fatores para se adquirir uma bênção de prosperidade na vida espiritual. Costuma-se dizer que se a vida espiritual vai bem, a material TAMBÉM !.

O que é ética? É conduta correta, de extrema correção. Segundo Jesus, a ética da vida é o temor de Deus e o amor ao próximo como a si mesmo. Exemplo: Recebi um troco a mais e irei devolver o excesso que não me pertence, por que não me foi dado conscientemente e sim por engano.
O que é estética? É a busca pela perfeição e pela beleza, a arte que faz a qualidade de vida ser o melhor possível. Exemplo: Poderíamos colocar na cama um lençol branco que está manchado, mas resolvemos colocar um  outro lençol colorido e sem manchas que fica melhor com a integridade do ambiente e a decoração. A estética é arte de fazer as coisas ficarem melhores, de organizar, produzir beleza, apreciar, usufruir e se sentir bem.

Como se incentiva a vocação profissional na criança? Observando as tendências da criança e incentivando a criatividade espontânea e orientando-a pelo caminho que  ela demonstra gostar mais.
*Não confundir vocação profissional com vocação de vida. A vocação de vida se refere aos hábitos de viver ou a uma maneira prazerosa de viver.
EXEMPLO:  vocação profissional de motorista de caminhão se efetua pelo gosto em dirigir um caminhão. Mas a sua vocação de vida é o prazer de andar pelas estradas. Quando as duas vocações se  completam, a pessoa se realiza plenamente no seu exercício profissional.
Mas quando vocação profissional e vocação de vida se unem para levar a criança para profissões não recomendáveis ou  divergem causando dúvidas quanto ao verdadeiro exercício vocacional então é hora de procurar orientação de um cientista religioso ou um psicólogo.


Como inculturar a boa conduta
Inculturar significa “ colocar dentro da cultura”. Primeiro é preciso que haja uma determinada cultura ou que se crie a cultura da boa conduta, na família, na escola e nos meios de “formação de opinião” ou comunicação de massa. Muitas vezes a criança aprende a boa conduta em família, mas ouve uma informação contrária que parece credível e passa a adotar a conduta informativa até que modifica a conduta formativa. Como se costuma dizer: “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. E pode até modificar as informações psíquicas da cadeia genética e tornar as futuras gerações mutantes para o bem ou para o mal. Até por isso devemos ter responsabilidade com o impacto do que se fala. E até por isso nascem pessoas do mal em famílias de bem. Imagine uma mulher grávida ouvindo o noticiário sanguinolento da TV ou as sandices de um pai ignorante e violento ou a um vizinho indesejável. Hoje já se sabe que o bebê ouve dentro do ventre materno enquanto está formando o seu modelo antropomórfico físico e psíquico.
Para inculturar a boa conduta na criança é preciso criar todo um ambiente cultural na família, com leis familiares rígidas que estruturem um lar feliz e que sejam seguidas  conscientemente  e com a compreensão (consciência crítica) do que estas leis representam para cada membro da família. Assim as crianças crescem adquirindo um caráter ético que irá permitir que elas exerçam escolhas conscientes e saibam se comportar em qualquer lugar e possam  também  passar bons ensinamentos àqueles que não tiveram a sorte de possuir uma família bem estruturada, inculturando assim, a boa conduta nas futuras gerações.

Os pronomes de tratamento que os filhos devem usar para tratar os pais:
Alguém me fez uma boa pergunta muito pertinente e curiosa: Como é que você que é educadora religiosa, deixa que sua filha e neta a tratem por "tu"?  - Pois é. Este é mais um dos problemas sociais deixados pelo colonialismo. Na época colonial o pronome de tratamento  senhor/senhora era exigido como meio de manter o medo e não o respeito dos empregados ou subordinados para com os seus "senhores" e dos filhos para com os seus pais. Nesta época, o autoritarismo era o método de manter o respeito. Ainda hoje aqui no Brasil, não sei por que se mantém esta triste herança daquele tempo de ignorância e violência. Talvez por que os remanescentes que antes eram humilhados; passaram a se sentir no direito de ser também "senhores" e o hábito se tornou cultural. Pois bem, minha filha foi educada em Portugal até aos dez anos de idade. E por incrível que pareça, os nossos colonizadores ensinam os filhos a lhes chamarem pelo pronome "tu". Quando eduquei minha filha, achei que este tipo de tratamento nos tornaria mais próximas e mais amigas. Afinal, parece que nenhum pai ou mãe deseja que os filhos sejam seus inimigos. Vale observar que, por exemplo, minha filha e minha neta falam comigo assim:  -Mãe, tu queres que eu traga  alguma coisa para ti? -Vó, está tudo bem contigo? -Oi vó, o que tu achas disto?. E as três somos muito amigas. Em contrapartida, já ouvi filhos tratando a mãe assim: - A senhora cale a boca! -A senhora não tem nada de se meter na minha vida! - A senhora vá catar coquinho! - A senhora não me encha  o saco! Portanto meus amigos, os pronomes são de tratamento. Mas o respeito só pode ser dado pela educação! As culturas devem ser respeitadas, sim. E o que vale é a boa estrutura da família na educação dos filhos. Também já presenciei filhos muito bem educados que tratam os pais por "você". - Mãe, você está se sentindo bem? Pai, você quer ajuda? Num país democrático como o nosso e até nos países onde ainda existem reis e rainhas em exercício de suas funções, o feudalismo acabou e o senhorio já não existe mais. Até nas empresas trata-se o chefe com respeito, mas já não se usa o tratamento de "senhor". Como se fala com o chefe? - Diretor, você aceita um café? -Engenheiro, você quer estes relatórios? -Bom dia, presidente! -Coordenador Antônio, aqui estão os rascunhos!  *Hoje nas empresas, coloca-se a função em substituição dos pronomes para estimular o desempenho das atribuições dos cargos e estimular também o aprimoramento e a carreira dos funcionários. Em todos os casos de inter-relacionamentos e principalmente em família o que vale mais é o amor e o respeito de uns pelos outros. Estímulo de eficiência, com carinho, explicação correta, verdade e compreensão.
Tanto no trabalho como na família, a educação consciente é muito mais importante por ser edificante para o futuro do trabalhador ou da criança e qualificar o seu desempenho no trabalho ou o bom crescimento na vida.



 REALIDADE HUMANA
1. A EDUCAÇÃO DEVE SER  APLICADA À CRIANÇA DESDE A HORA DO NASCIMENTO
***  Há poucos dias, ouvi num programa de televisão uma entrevista feita com uma médica pediatra, sobre aleitamento materno. A pergunta em questão era: existe um horário certo para a criança mamar e quantas  vezes por dia deve amamentar?
                                                           Para minha surpresa a pediatra respondeu: a criança é quem deve regular o horário e as mamadas devem ser dadas quantas vezes a criança quiser. Sempre que a criança chorar, a mãe deve dar o peito!     
(justo quando a criança está especializando o seu sistema nervoso e emocional)
Interessante! Esta pediatra não deve saber o que é estresse materno ou depressão pós-parto ou ainda o que é aturar um  peraltinha birrento durante anos a fio,  muitas vezes com obesidade e vê-lo chegar na adolescência mandando nos pais, escravizando a mãe, exigindo tudo, sem limite, insatisfeito e com caminho certo para a drogadição, a desistência escolar, e uma série de incontáveis prejuízos de  vidas.
A relação criança-mãe-criança deve se iniciar logo após o parto e ainda no hospital quando durante o primeiro carinho materno para com o recém-nascido, a criança e a mãe devem expressar amor e serem identificadas com as pulseirinhas. Logo após, a criança deve ser levada para o berçário a fim de ser tratada e observada pelo pediatra. A seguir, criança no berçário e mãe na cama, devem ambas tirar um bom sono reparador do esforço antes dispendido.
A primeira mamada deve  ser dada  no horário seguinte da tabela, qualquer que tenha sido a hora em que a criança nasceu e nunca a menos de 3 horas do nascimento
O horário em qualquer país do mundo é: 06, 09, 12, 15, 18 e 21 horas. A criança e a mãe devem dormir desde a última até à primeira mamada do dia seguinte. Apenas a duração da mamada é que a criança deve regular  de acordo com o seu  dispositivo natural de saciedade. A boa alimentação da criança depende da qualidade do leite materno e não da quantidade. Pois para isto deverá existir um tratamento pré natal.  Quando o bebê sair da maternidade, já deverá ir para casa educado no seu horário de alimentação, de sono noturno, de sesta, de banho e de troca de fraldas. Em casa, é só a mamãe seguir a educação e dar muito carinho. Quando o bebê mama nas horas  certas, ele também suja as fraldas na hora certa. Não se deve dar água nem chazinhos porque o leite materno já é completo. Até aos seis meses de vida, a saúde do bebê depende unicamente dos hábitos saudáveis e consequentemente da saúde da mãe. Mas o aleitamento materno deve durar de preferência 2 anos ou mais, sendo que depois dos 6 meses já deverá ir introduzindo outros alimentos de acordo com o seu médico. E lembre-se que se o bebê estiver nervoso é porque a mãe está nervosa. Não confunda nervosismo com  irritação. Se o bebê estiver irritado é porque alguma coisa o está incomodando e aí procure descobrir o motivo desta irritação para tomar as devidas providências. Procure conhecer as reações do bebê para alertar quando ele estiver com dor ou com febre. Eles  têm toda uma linguagem corporal e reacional para tudo o que eles gostariam de dizer.

Novamente tenho de pensar, interessante! Como é difícil observar que profissionais da vida possam colaborar para dificultar a própria vida. E não é culpa da pediatra. Com certeza foi isto que ela aprendeu na faculdade e é isto que se tem nas políticas de saúde. Ah, que saudades das velhas parteiras! Do sentimento humanitário, do natural pelo natural e do profundo respeito à natureza de Deus e ao crescimento dos homens!

Acesse
“educação para os novos tempos” www.edunovostempos.blogspot.com

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