Sempre chamar a criança para junto de si só uma vez e esperar que ela venha ou que depois a procure espontaneamente. Assim irá despertar na criança a vontade do convívio e a certeza de que ela não está só no mundo e que tem em quem confiar. Nunca lhe faça medo e não insista. A criança conhece o momento dela. Geralmente está pesquisando um brinquedo ou alguma coisa e não pode deixar. Mas a sua voz quando a chama ou conversa, deve ser especial, tranquila, melodiosa, amável e segura. Os sorrisos e a boa disposição do adulto, nunca são demais.
A homeopatia e a teologia nos ensinam que
desde que o ser humano perdeu o Paraíso, ele busca voltar para esse mesmo
Paraíso. E nesta busca, ele toma caminhos errados. Mas sempre acha o verdadeiro
caminho quando coloca amor ou a psora inicial no seu coração. Por que é o amor que
traz Deus para a nossa vida e que faz despertar a compreensão e todos os
outros bons sentimentos. A psora é a verdade da vida de nascimento de cada
pessoa ou estado de pureza. A alma é
constituída por sentimentos e é ela quem indica o caminho através da motivação
da vontade, porém a vontade se manifesta de acordo com a qualidade destes
sentimentos.
Fazendo com que a criança possua o sentido da responsabilidade, é claro. A criança poderá adquirir o
sentido da responsabilidade, através da sistemia da família e dos ensinos
familiar e escolar.
Inculturar significa “ colocar dentro da
cultura”. Primeiro é preciso que haja uma determinada cultura ou que se crie a
cultura da boa conduta, na família, na escola e nos meios de “formação de
opinião” ou comunicação de massa. Muitas vezes a criança aprende a boa conduta
em família, mas ouve uma informação contrária que parece credível e passa a
adotar a conduta informativa até que modifica a conduta formativa. Como se
costuma dizer: “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. E pode até
modificar as informações psíquicas da cadeia genética e tornar as futuras
gerações mutantes para o bem ou para o mal. Até por isso devemos ter
responsabilidade com o impacto do que se fala. E até por isso nascem pessoas do
mal em famílias de bem. Imagine uma mulher grávida ouvindo o noticiário
sanguinolento da TV ou as sandices de um pai ignorante e violento ou a um
vizinho indesejável. Hoje já se sabe que o bebê ouve dentro do ventre materno
enquanto está formando o seu modelo antropomórfico físico e psíquico.
Os pronomes de tratamento que os filhos devem usar para tratar os pais:
Alguém me fez uma boa pergunta muito pertinente e curiosa: Como é que você que é educadora religiosa, deixa que sua filha e neta a tratem por "tu"? - Pois é. Este é mais um dos problemas sociais deixados pelo colonialismo. Na época colonial o pronome de tratamento senhor/senhora era exigido como meio de manter o medo e não o respeito dos empregados ou subordinados para com os seus "senhores" e dos filhos para com os seus pais. Nesta época, o autoritarismo era o método de manter o respeito. Ainda hoje aqui no Brasil, não sei por que se mantém esta triste herança daquele tempo de ignorância e violência. Talvez por que os remanescentes que antes eram humilhados; passaram a se sentir no direito de ser também "senhores" e o hábito se tornou cultural. Pois bem, minha filha foi educada em Portugal até aos dez anos de idade. E por incrível que pareça, os nossos colonizadores ensinam os filhos a lhes chamarem pelo pronome "tu". Quando eduquei minha filha, achei que este tipo de tratamento nos tornaria mais próximas e mais amigas. Afinal, parece que nenhum pai ou mãe deseja que os filhos sejam seus inimigos. Vale observar que, por exemplo, minha filha e minha neta falam comigo assim: -Mãe, tu queres que eu traga alguma coisa para ti? -Vó, está tudo bem contigo? -Oi vó, o que tu achas disto?. E as três somos muito amigas. Em contrapartida, já ouvi filhos tratando a mãe assim: - A senhora cale a boca! -A senhora não tem nada de se meter na minha vida! - A senhora vá catar coquinho! - A senhora não me encha o saco! Portanto meus amigos, os pronomes são de tratamento. Mas o respeito só pode ser dado pela educação! As culturas devem ser respeitadas, sim. E o que vale é a boa estrutura da família na educação dos filhos. Também já presenciei filhos muito bem educados que tratam os pais por "você". - Mãe, você está se sentindo bem? Pai, você quer ajuda? Num país democrático como o nosso e até nos países onde ainda existem reis e rainhas em exercício de suas funções, o feudalismo acabou e o senhorio já não existe mais. Até nas empresas trata-se o chefe com respeito, mas já não se usa o tratamento de "senhor". Como se fala com o chefe? - Diretor, você aceita um café? -Engenheiro, você quer estes relatórios? -Bom dia, presidente! -Coordenador Antônio, aqui estão os rascunhos! *Hoje nas empresas, coloca-se a função em substituição dos pronomes para estimular o desempenho das atribuições dos cargos e estimular também o aprimoramento e a carreira dos funcionários. Em todos os casos de inter-relacionamentos e principalmente em família o que vale mais é o amor e o respeito de uns pelos outros. Estímulo de eficiência, com carinho, explicação correta, verdade e compreensão.
estudo reflexivo da Palavra,
educação emocional,
educação
inclusiva social
qualidade de vida
desenvolvimento intelectual
funcionalidade da família,
OFICINA SOBRE FAMÍLIA FUNCIONAL
16 h.aulas teóricas e mesa de debates nas comunidades
Como se forma e se
mantém uma família feliz.
Sempre há tempo para
recomeçar!
1. Conceito
amplo e funções da família.
Família funcional é a família que vive integrada.
A família é a primeira Igreja
2. As funções da
família são as de uma vida comunitária onde existe
Amor, inter-ajudas, defensoria, partilha, respeito, carinho,
prioridade.
3. Interrelacionamentos
entre os membros e na sociedade
Hierarquia, atitudes,
seguimento, cumprimento do dever familiar
Inclusão social, cidadania,
complementaridade, honra,
Educação da prole
4. Economia doméstica
Profissão, deveres e
haveres, salário, comparticipação
Contabilidade totalista, pagamentos e compras
5. Funcionalidade da
casa e manutenção da saúde
Adaptação da planta baixa funcional, mobília e praticidade
Uso da luz, água, fogão e ecoenergias, esquematização de tarefas,
Lixo, transporte
6.Higiene, limpeza
e alimentação de qualidade.
Higiene corporal, higiene
dos objetos, higiene da casa
Higiene dos alimentos, cardápio
7.Progresso.
Felicidade e desenvolvimento da família.
Estudo e trabalho, regras familiares, amizades,
namoro, noivado,
COMO CONVERSAR COM AS CRIANÇAS |
Nunca devemos nos esquecer que as crianças
estão com os neurônios de fábrica “quase” virgens e sedentos de informação.
Digo quase virgens, por que a criança transforma em sensações tudo o que ouve
quando ainda está no ventre materno. E todas as primeiras informações
ficam marcadas para toda a vida no subconsciente. Daí a responsabilidade
que os adultos têm de ensinar a criança de maneira construtiva e verdadeira
desde a concepção.
Com a criança que está aprendendo a falar, a
entender o seu espaço no mundo a fim de construir seu comportamento e moldar a
sua personalidade, não se deve conversar de maneira a destruir as suas
expectativas ou causar trauma. Por exemplo:
ERRADO:
A criança: Mãe, eu quero uma boneca que fala!
A mãe: Pra quê? Pra ficar enchendo o “saco” o dia todo?
Resultado: A criança se sente podada
bruscamente no seu desejo. Frustra-se, achando que não é amada e cresce se
sentindo “uma intrusa na vida da mãe”. Um dia essa criança abandona a casa e a
mãe, pelo primeiro motivo fútil que encontrar à sua disposição.
CERTO:
A criança: Mãe, eu quero uma boneca que fala!
A mãe: Filha, nós te amamos muito, mas a
nossa família está passando por dificuldades financeiras (ou agora não temos
posses) e esta boneca é muito cara. Você agora deverá escolher um
presente que esteja de acordo com o nosso orçamento familiar e depois, vamos
pedir a Deus para que um dia possamos comprar a sua boneca com todo o nosso
amor e honestidade.
Resultado: A criança entende a realidade e colabora. Também passa a se sentir
incluída no seio familiar e aprende a adquirir seus pertences de forma honesta.
A explicação da verdade que constrói, que
edifica e que viabiliza uma boa qualidade de vida para o futuro é feita com
palavras de carinho, paciência, verdade, esperança e fé. É a melhor maneira de
responder a uma criança. Quando o assunto é “proibido para menores” devemos
usar a arte em explicação e palavras que não choquem ou não firam a inocência
da criança, mas que de alguma forma não fujam da verdade. Por que à medida que
a criança vai crescendo ela vai descobrindo aqui e ali as diversas partes desta
verdade e conforme vai chegando na adolescência ela irá juntando as partes e
formando a compreensão completa, mas distorcida sobre o assunto. Não devemos
criar uma futura “confusão” na mente da criança, por que isso pode
levá-la a conflitos e desvios de conduta.
Realmente, os adultos é que dão o caminho ou
formam as possibilidades que as crianças buscam para entender a vida e assim
poder construir um futuro melhor.
Estes adultos aos quais me referi acima, são em primeiro lugar os pais. Depois toda a
família, os professores, os amigos, conhecidos ou desconhecidos. Todos nós os
adultos, temos o dever de contribuir para com o bom crescimento ou o bom futuro
das nossas crianças.
COMO EVITAR DESVIOS DE CONDUTA
|
Realmente a vida nada mais é que uma busca.
Cada pessoa busca algo que é objeto dos seus desejos. Ninguém quer sofrer.
Todos buscam o que é bom para si.
O que está errado na conduta humana? O
sentimento que influencia a maneira de
buscar o que a pessoa deseja ou o
caminho que a pessoa toma para a sua realização e o entendimento incorreto do
que é bom, verdadeiro e justo perante
Deus, a família e a sociedade humana.
Evitar que uma criança ou um jovem tome
caminhos errados ou sofra desvios de conduta, requer uma boa educação familiar
e uma boa educação religiosa.
Quem somos nós, o que somos e para onde vamos?
Psicologicamente falando:
1.
Não irão para lugar algum: Aquelas pessoas que foram educadas para
possuir um “quem sou” ou uma personalidade arrogante, discriminadora, ainda
colonialista e com a mania de ser fulano de tal, o melhor, o vencedor, o
altruísta, o doutor, o mandatário, o mais importante. Estas pessoas costumam
construir um futuro que vai ter um fim desagradável. Ou aquelas pessoas que são preguiçosas, destrutivas, maníacas, fofoqueiras
incrédulas ou nem sequer saem do lugar e se transtornam pelos motivos mais
fúteis.
2.
Irão para algum lugar incerto: Aquelas pessoas que não tiveram educação ou
foram educadas para serem infiéis, invejosas, desordeiras, viciadas, abusivas,
destruidoras, consumistas, que usam de prostituição que são rancorosas e que
odeiam por tudo e por nada. Estas pessoas costumam ir para o submundo ou para
as fossas da vida e se autodestroem. Às vezes também conseguem levar consigo,
pessoas boas, porém fracas que se deixam contagiar pelas ideias do outro ou são
tomadas de uma pena que se torna inútil pelo apoio errado.
3. Irão para um lugar certo: Aquelas
pessoas que possuem metas na vida e são respeitosas, bondosas e caridosas
conscientes, trabalhadoras, estudiosas que tem senso de agregação familiar e da
importância partilhada, porém humilde do lugar que ocupam na sociedade.
Estas pessoas costumam ir para um futuro garantido com boa
qualidade de vida.
4.
Irão para um lugar certo e bom: Aquelas pessoas que além de tudo o que foi dito no item 3, também são
humildes, possuem Temor a Deus e ainda amam ao próximo como a si mesmo. Estas
constroem uma boa vida com segurança eterna.
Para que a criança e o jovem aprendam
a viver bem e não se desviem do bom caminho, é necessário que sejam ensinados
desde bebês:
- A amar e sentir o temor de Deus
- A amar e obedecer aos pais, aos mais velhos, os
professores e cumprir os regulamentos rígidos da família e da escola sem
aceitar más influências de terceiros.
·
A construir uma vida religiosa e em obediência
à sua Igreja
- A recepcionar e acolher os visitantes, dar boas-vindas,
cumprimentar, agradecer, servir e conhecer a etiqueta social e a ética da
vida
·
A conhecer os limites e o seu espaço em
qualquer situação.
·
A usar
de consciência crítica em todas as situações para fazer boas escolhas e saber
dizer SIM ou NÃO na hora certa.
·
A ser fiel aos bons costumes e observar
pontualidade, ética, estética e responsabilidade.
·
A saber reconhecer o seu lugar na sociedade como
pessoa e como trabalhador vocacionado qualquer que seja a sua profissão.
·
A se reconhecer igual a todas as outras
pessoas, com honestidade, bom humor, transparência, humanidade e sem chocar o
outro ( condições da boa convivência )
·
A buscar sempre melhorar a sua compreensão da
vida e o seu conhecimento.
·
A perdoar sempre, sabendo que o perdão é
esquecer o que houve, mas não significa aceitar o que não deve. Buscar solução
para ajudar ao outro.
·
A saber
amar ao próximo como a si mesmo, a ajudar sempre a quem precisa de ajuda real, mas
não se comover ou se deixar contagiar com a miséria humana.
*A miséria humana não é a falta de dinheiro ou a falta de comida e nem a
pobreza extrema. As misérias humanas são os maus sentimentos e o mau comportamento como a indolência, os
vícios, a prostituição, a mentira, o roubo, os insultos, a descriminação, as
más palavras, o desvario, a falta de respeito pelo outro, o desrespeito ao
ambiente coletivo, a má educação, a preguiça, o ódio, as guerras, etc...
Lembre-se sempre que para que a criança possa
vir a ser uma “pessoa de bem” ou um “cidadão feliz” deve ser ajudada a crescer
a partir das pequenas coisas ou da compreensão dos pequenos episódios da vida.
Nunca se deve censurar uma criança sem dar “na hora” a devida explicação com
paciência e de maneira que a criança entenda e possa mais tarde aproveitar da
lição para viver um futuro com qualidade. Precisa incentivar a criança a fazer
coisas boas e proveitosas, assim como a desistir sem pena das coisas que
poderiam influenciar de maneira errada o seu desenvolvimento sadio físico e
mental.
COMO INCENTIVAR A RESPONSABILIDADE
|
O que é sistemia da família? São os hábitos
que a família possui, a maneira de viver que constituem exemplos que os
filhos irão seguir nas suas vidas. Uma destas sistemias é a responsabilidade.
O que é responsabilidade? É o respeito que se
tem pelos outros. É o cuidado que se tem para que os outros não tomem algum
prejuízo por nossa causa.
Que prejuízos são estes? Prejuízo
emocional, prejuízo moral, prejuízo de tempo, prejuízo financeiro, prejuízo
material, e outros.
Como exercer a responsabilidade? Evitando
estes prejuízos. Exemplos: *a pontualidade evita que outros
percam o tempo, a angústia da espera e quem sabe outras coisas mais. *Os
pais que não agem com amor, ensinam e destroem nos filhos os bons
sentimentos * Desejar as coisas alheias como pedir emprestado
um vestido, um eletrodoméstico, o carro e outras coisas pode causar prejuízo
material aos outros.
Os Dez Mandamentos de Deus ensinam a
responsabilidade para que Seus filhos possuam qualidade de vida.
O que destrói o sentido da
responsabilidade são a demagogia e a corrupção que existe nas famílias e em
toda a sociedade humana.
A ética da vida é o sentido de
responsabilidade para com os outros e consigo mesmo.
Exemplos de
demagogia:
A demagogia política: Existem
candidatos que só sabem prometer construção de hospitais e melhoria na saúde,
através de remédios ou da medicina curativa. Assim, ele ilude o povo com este
tipo de promessa cujo objeto a
falta de saúde é um problema que se arrasta pelo tempo e é fácil de conseguir
adeptos, por que a maioria das pessoas sofre de alguma coisa num país
cuja educação foi desde o Império, direcionada para o sofrimento. Pelo fato de
que os governantes não se importavam em resgatar o sofrimento do povo com
a manutenção da saúde das populações com emprego, salários dignos, casa
própria, saneamento básico e boa educação em saúde. Estas coisas são o que é
necessário para que as pessoas possam possuir qualidade de vida e não precisem
daqueles serviços de saúde cujo belo visual de um prédio e remédios à farta
possam existir, mas o atendimento precário e a continuação ampliada da doença
continuará existindo exatamente pela péssima educação no geral e pela má
formação que presta atendimento entre pedras e concretos.
Acesse www.bemestardopovobrasileiro.blogspot.com
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Exemplos de
corrupção
A corrupção familiar: Pais que usam falsos
valores, como ”se você passar de ano eu te darei tal coisa”. Na verdade, a
criança tem de possuir a responsabilidade de estudar a fim de se preparar para
o futuro. O presente, deverá ser observado como sendo o resultado dos seus
esforços e da responsabilidade para consigo
mesma.
A responsabilidade é o principal fator para
que a criança possa desenvolver uma consciência crítica. A consciência crítica
por sua vez, desenvolve a ética e a estética, que são os principais fatores
para se adquirir uma bênção de prosperidade na vida espiritual. Costuma-se
dizer que se a vida espiritual vai bem, a material TAMBÉM !.
O que é ética? É conduta correta, de extrema correção. Segundo Jesus, a ética da vida é
o temor de Deus e o amor ao próximo como a si mesmo. Exemplo: Recebi um troco a
mais e irei devolver o excesso que não me pertence, por que não me foi dado
conscientemente e sim por engano.
O que é estética? É a busca pela perfeição e pela
beleza, a arte que faz a qualidade de vida
ser o melhor possível. Exemplo:
Poderíamos colocar na cama um lençol branco que está manchado, mas resolvemos
colocar um outro lençol colorido e sem
manchas que fica melhor com a integridade do ambiente e a decoração. A estética
é arte de fazer as coisas ficarem melhores, de organizar, produzir beleza,
apreciar, usufruir e se sentir bem.
Como se incentiva a vocação
profissional na criança? Observando as tendências da criança e
incentivando a criatividade espontânea e orientando-a pelo caminho que
ela demonstra gostar mais.
*Não confundir vocação profissional com
vocação de vida. A vocação de vida se refere aos hábitos de viver ou a
uma maneira prazerosa de viver.
EXEMPLO: vocação profissional de
motorista de caminhão se efetua pelo gosto em dirigir um caminhão. Mas a sua
vocação de vida é o prazer de andar pelas estradas. Quando as duas vocações
se completam, a pessoa se realiza plenamente no seu exercício
profissional.
Mas quando vocação profissional e vocação de
vida se unem para levar a criança para profissões não recomendáveis ou
divergem causando dúvidas quanto ao verdadeiro exercício vocacional então é
hora de procurar orientação de um cientista religioso ou um psicólogo.
Como
inculturar a boa conduta
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Para inculturar a boa conduta na criança é
preciso criar todo um ambiente cultural na família, com leis familiares rígidas
que estruturem um lar feliz e que sejam seguidas conscientemente e com a compreensão (consciência crítica) do
que estas leis representam para cada membro da família. Assim as crianças crescem
adquirindo um caráter ético que irá permitir que elas exerçam escolhas
conscientes e saibam se comportar em qualquer lugar e possam também passar bons ensinamentos àqueles que não
tiveram a sorte de possuir uma família bem estruturada, inculturando assim, a
boa conduta nas futuras gerações.
Os pronomes de tratamento que os filhos devem usar para tratar os pais:
Alguém me fez uma boa pergunta muito pertinente e curiosa: Como é que você que é educadora religiosa, deixa que sua filha e neta a tratem por "tu"? - Pois é. Este é mais um dos problemas sociais deixados pelo colonialismo. Na época colonial o pronome de tratamento senhor/senhora era exigido como meio de manter o medo e não o respeito dos empregados ou subordinados para com os seus "senhores" e dos filhos para com os seus pais. Nesta época, o autoritarismo era o método de manter o respeito. Ainda hoje aqui no Brasil, não sei por que se mantém esta triste herança daquele tempo de ignorância e violência. Talvez por que os remanescentes que antes eram humilhados; passaram a se sentir no direito de ser também "senhores" e o hábito se tornou cultural. Pois bem, minha filha foi educada em Portugal até aos dez anos de idade. E por incrível que pareça, os nossos colonizadores ensinam os filhos a lhes chamarem pelo pronome "tu". Quando eduquei minha filha, achei que este tipo de tratamento nos tornaria mais próximas e mais amigas. Afinal, parece que nenhum pai ou mãe deseja que os filhos sejam seus inimigos. Vale observar que, por exemplo, minha filha e minha neta falam comigo assim: -Mãe, tu queres que eu traga alguma coisa para ti? -Vó, está tudo bem contigo? -Oi vó, o que tu achas disto?. E as três somos muito amigas. Em contrapartida, já ouvi filhos tratando a mãe assim: - A senhora cale a boca! -A senhora não tem nada de se meter na minha vida! - A senhora vá catar coquinho! - A senhora não me encha o saco! Portanto meus amigos, os pronomes são de tratamento. Mas o respeito só pode ser dado pela educação! As culturas devem ser respeitadas, sim. E o que vale é a boa estrutura da família na educação dos filhos. Também já presenciei filhos muito bem educados que tratam os pais por "você". - Mãe, você está se sentindo bem? Pai, você quer ajuda? Num país democrático como o nosso e até nos países onde ainda existem reis e rainhas em exercício de suas funções, o feudalismo acabou e o senhorio já não existe mais. Até nas empresas trata-se o chefe com respeito, mas já não se usa o tratamento de "senhor". Como se fala com o chefe? - Diretor, você aceita um café? -Engenheiro, você quer estes relatórios? -Bom dia, presidente! -Coordenador Antônio, aqui estão os rascunhos! *Hoje nas empresas, coloca-se a função em substituição dos pronomes para estimular o desempenho das atribuições dos cargos e estimular também o aprimoramento e a carreira dos funcionários. Em todos os casos de inter-relacionamentos e principalmente em família o que vale mais é o amor e o respeito de uns pelos outros. Estímulo de eficiência, com carinho, explicação correta, verdade e compreensão.
Tanto no trabalho como na família, a educação
consciente é muito mais importante por ser edificante para o futuro do
trabalhador ou da criança e qualificar o seu desempenho no trabalho ou o bom
crescimento na vida.
1. A EDUCAÇÃO DEVE
SER APLICADA À CRIANÇA DESDE A HORA DO NASCIMENTO
REALIDADE HUMANA
|
*** Há poucos dias, ouvi num programa de televisão
uma entrevista feita com uma médica pediatra, sobre aleitamento materno. A pergunta
em questão era: existe um horário certo para a criança mamar e quantas vezes por dia deve amamentar?
Para minha surpresa a pediatra
respondeu: a criança é quem deve regular o horário e as mamadas devem
ser dadas quantas vezes a criança quiser. Sempre que a criança chorar, a mãe
deve dar o peito!
(justo quando a criança está especializando o seu sistema nervoso e emocional)
(justo quando a criança está especializando o seu sistema nervoso e emocional)
Interessante! Esta pediatra não deve saber o
que é estresse materno ou depressão pós-parto ou ainda o que é aturar um
peraltinha birrento durante anos a fio, muitas vezes com obesidade e
vê-lo chegar na adolescência mandando nos pais, escravizando a mãe, exigindo
tudo, sem limite, insatisfeito e com caminho certo para a drogadição, a
desistência escolar, e uma série de incontáveis prejuízos de vidas.
A relação criança-mãe-criança deve se iniciar
logo após o parto e ainda no hospital quando durante o primeiro carinho materno
para com o recém-nascido, a criança e a mãe devem expressar amor e serem
identificadas com as pulseirinhas. Logo após, a criança deve ser levada para o
berçário a fim de ser tratada e observada pelo pediatra. A seguir, criança no
berçário e mãe na cama, devem ambas tirar um bom sono reparador do esforço
antes dispendido.
A primeira mamada deve ser dada no
horário seguinte da tabela, qualquer que tenha sido a hora em que a criança
nasceu e nunca a menos de 3 horas do nascimento
O horário em qualquer país do mundo é: 06, 09,
12, 15, 18 e 21 horas. A criança e a mãe devem dormir desde a última até à
primeira mamada do dia seguinte. Apenas a duração da mamada é que a criança
deve regular de acordo com o seu dispositivo natural de saciedade.
A boa alimentação da criança depende da qualidade do leite materno e não da
quantidade. Pois para isto deverá existir um tratamento pré natal. Quando o bebê sair da maternidade, já deverá
ir para casa educado no seu horário de alimentação, de sono noturno, de sesta,
de banho e de troca de fraldas. Em casa, é só a mamãe seguir a educação e dar
muito carinho. Quando o bebê mama nas horas certas, ele também suja as fraldas na hora
certa. Não se deve dar água nem chazinhos porque o leite materno já é completo.
Até aos seis meses de vida, a saúde do bebê depende unicamente dos hábitos
saudáveis e consequentemente da saúde da mãe. Mas o aleitamento materno deve
durar de preferência 2 anos ou mais, sendo que depois dos 6 meses já deverá ir
introduzindo outros alimentos de acordo com o seu médico. E lembre-se que se o
bebê estiver nervoso é porque a mãe está nervosa. Não confunda nervosismo com irritação. Se o bebê estiver irritado é porque
alguma coisa o está incomodando e aí procure descobrir o motivo desta irritação
para tomar as devidas providências. Procure conhecer as reações do bebê para
alertar quando ele estiver com dor ou com febre. Eles têm toda uma linguagem corporal e reacional
para tudo o que eles gostariam de dizer.
Novamente tenho de pensar, interessante! Como
é difícil observar que profissionais da vida possam colaborar para dificultar a
própria vida. E não é culpa da pediatra. Com certeza foi isto que ela aprendeu
na faculdade e é isto que se tem nas políticas de saúde. Ah, que saudades das
velhas parteiras! Do sentimento humanitário, do natural pelo natural e do
profundo respeito à natureza de Deus e ao crescimento dos homens!
ou
pesquise no Google “ educadores religgaristas”
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