UMA BÊNÇÃO NATURAL

UMA BÊNÇÃO NATURAL
SEM DEUS NÃO HÁ VIDA. BUSQUE O CAMINHO DA VERDADE E ASSIM TERÁ AMOR, PAZ, SORTE E FELICIDADE. O CAMINHO QUE NOS LEVA À VIDA PLENA, É A EXPERIÊNCIA DE VIVER NO MUNDO, SEM PERTENCER AO MUNDO. Ivone Medeiros do Amaral.

Matérias de pesquisa sugeridas pelo grupo do Facebook


RESPOSTAS 
  A QUESTIONAMENTOS:
O que representa a cruz?
Na verdade, Jesus não carregou uma cruz. Jesus carregou um "madero" sobre os ombros. Este madero era a viga horizontal, na qual  ao chegar no calvário foi pregada as suas mãos. Esta viga foi suspendida com o corpo de Jesus e encaixada na outra viga vertical que estava já enterrada à espera de completar a cruz.
A Cruz não representa sofrimento, embora Jesus haja sofrido muito. O peso do madero e as dores da caminhada, as quedas e tudo o que houve até a sua morte, representam os efeitos do pecado original que foram resgatados com a sua ressurreição.
Então, a Cruz é o símbolo do mundo resgatado. A Cruz, é o encontro da luz. A Cruz é o símbolo da vida. A Cruz, é o amor de Jesus.
   Estamos na época da Páscoa. Jesus veio para perdoar o pecado original; sofreu e ressuscitou para que nós também ressuscitássemos. E muitas são as perguntas sobre o Mistério Pascal. Que mistérios? Eu acho que o que existe é mau entendimento e muitas controvérsias. Que o Santíssimo e Divinissimo Espírito Santo me ilumine para  responde-las. Ora vejamos as respostas do que me foi questionado:

1.     O pecado original não é o sexo, mas sim a desobediência a Deus que fez com que a Sua Criação  tomasse um rumo diferente do Seu verdadeiro projeto. Por isso é “original”, ou seja, transformou a origem das coisas.

2.     Depois disto, houve então, a transformação do pecado original para o “pecado mortal”. Veja bem: Como Jesus apagou o pecado original, automaticamente gerou-se o “pecado mortal” para aqueles que quisessem continuar a viver de acordo com as ideias da serpente. Porque o demônio sempre toma atitudes de divisão e queria ter os seus adeptos. E Deus só quer filhos de boa vontade que O escolham com amor e fé.

3.     Ora, como Deus já havia multiplicado a vida (Gn1,28) e para que se desse a salvação da humanidade, enviou seu Filho Jesus para que ensinasse a Verdade e se tornasse O Cristo.

4.     A palavra “cristo” não só quer dizer crucificado, mas também cristificado ou seja, crivo, peneira. Isto por que através Dele é que somos escolhidos. Na época de Jesus muitos foram os crucificados mas só Jesus foi cristificado. Ora, este era um tipo de condenação arbitrária e injusta (Êx20,13) que “desobedecia” a Lei de Deus “não matarás”.
5.     Jesus veio transcender a desobediência que dava origem à morte espiritual e também à morte física arbitrária.
6.     Então, os escolhidos são as pessoas que obedecem à Lei de Deus. E os desobedientes pertencem ao demônio.
7.     Não adianta estar dentro de uma Igreja prestando serviço ou indo a missa todos os dias, se a alma da pessoa ou as suas ideias não justificarem cristológicamente a sua conduta.
8.     Porém, na sociedade em que vivemos cheia de tentações em forma de conceitos mal definidos e de falsas ideias defendidas como se fosse verdade, claro, acabamos por sermos todos pecadores, por que aqui ou ali, caímos numa armadilha. Bem, para isto existe o purgatório que é a oportunidade dos pecadores ressuscitados purgarem os seus pecados e assim, depois de algum tempo poderem definir a sua eterna morada ou a sua queda e morte infernal.
9.     À pergunta de um membro da religião Espírita, devo dizer que os ressuscitados que estão no purgatório, são iluminados para que possam ter entendimento dos propósitos de Deus. Apenas os que são salvos e passam a morar no Reino dos Céus é que possuem luz própria (Mt 5,14-16).
A Páscoa, é um tempo em que devemos meditar a VERDADE e procurar reverter os nossos erros fazendo as escolhas certas e vindo a transforma-las em caminho certo. Eu espero haver respondido a contento, aos membros que me enviaram as perguntas e também que a explicação que eu dei seja pelo menos entendível e não chocante.                                                
Você pode fazer da leitura bíblica uma meditação prazerosa, pelo menos no dia de sábado.




Porque dizem que não se deverá cultuar fotos, retratos e estátuas de santos e de Deus?
· É uma questão de  compreensão  do texto abaixo. Estudar interpretação de texto e ler a Bíblia, é preciso!
·  Ex20, 1-6  Deus disse a Moisés: Eu sou o Senhor
teu Deus, que te tirou do Egito, da casa da escravidão. Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti, imagem esculpida, nem figura alguma do que existe em cima dos céus, ou embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante dos ídolos, nem lhes prestarás culto, pois eu sou o Senhor teu Deus, um Deus ciumento. Castigo a culpa dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração dos que me odeiam. Mas uso de misericórdia por mil gerações para com os que me amam e guardam os meus mandamentos.
·         Deus falou assim, por que uma parte do povo de Moisés, havia feito uma  bezerro de ouro e o cultuava como se fosse Deus, bem como eram os cultos na cultura egípcia. E Deus não gostou, haja visto que Ele não é um animal e sim uma pessoa. E como Ele é  o único e verdadeiro Deus e Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, não é lícito que prestem culto às coisas que Ele mesmo criou, desde o que existe nos céus como as estrelas, passando por tudo o que há na terra, como as pessoas por exemplo, até ao que existe nas águas, como os peixes.
·         Também Deus condena a idolatria, ou seja, ficar idolatrando alguém vivo ou espiritual que não seja a Santíssima Trindade e Maria Santíssima. Idolatrar quer dizer seguir , imitar, emprestar o corpo, obedecer cegamente e querer ser como aquela pessoa é ou se mostra ser. Não se deve idolatrar nem pai e nem  mãe. O que Deus manda e se deve, é honrar pai e mãe. Honrar significa respeitar e dar lugar de honra. Não envergonhar, não diminuir, não escravizar, não tratar com indiferença ou indignação, enfim, dar dignidade e importância a quem lhe gerou a vida que vem de Deus e existia antes do filho.
·         O Lar de Deus não é o céu que nós vemos, mas sim o Seu Reino Eterno. O céu dos santos e santas é o Paraíso Espiritual que a nossa visão material não pode alcançar. Mas como Jesus ensinou na oração do Pai Nosso, Deus pode trazer o Seu Reino até nós e todos lá do alto podem vir até nós. O Santíssimo e Diviníssimo Espírito Santo pode vir até nós como pessoa ou se transformando na forma de uma pomba branca ou se manifestando em qualquer pássaro de qualquer cor e espécie.  
·         A Parapsicologia nos ensina que todos os seres humanos  espirituais que possuem a vida eterna, podem exercer o poder da plasmagem, como por exemplo, Maria Santíssima que mostrou feições diferentes  em cada aparição que fez como Nossa Senhora de acordo com as características fisionômicas femininas dos lugares onde Ela apareceu. Também existe a entronição, pela qual o santo pode se manifestar numa estátua ou num quadro cuja imagem lhe corresponda, como é o caso de imagens que choram.
·         Os espíritos inferiores ou os demônios é que só podem se manifestar  e  se transformar em animais e seres humanos raivosos, inconsequentes, ignorantes, nojentos ou peçonhentos ou ferozes e induzir “mal pensar” ou falsas ideias ; doenças psíquicas e físicas nas pessoas que andam sem a proteção de Deus.
·         Vale dizer que Maria Santíssima possui um quadro pintado a crayon com seu verdadeiro rosto, que está numa Igreja Anglicana na Grécia. E Jesus Cristo deixou sua imagem no Santo Sudário. Outros santos e santas também viveram e foram conhecidos em vida.
·         As imagens verdadeiras  se usam para aumentar a concentração e o direcionamento do culto pessoal a fim de focar mentalmente o “espírito” com quem se deseja conversar ou para quem se quer orar. E o espírito pode até se manifestar na imagem como já se tem tido notícias destes acontecimentos.
·         Mas existiram e existem pintores e escultores a quem lhes é  concedido pelo Espírito Santo o múnus da  reprodução plasmo gênica  entronizada. Ou seja, a imagem da tela é criada e não copiada. O pintor ou escultor fica sob o transe do Santo Espírito e realiza assim a sua obra santificada. Porém, a mistificação é pecado mortal.
·         O que não vale é cultuar quadros ou imagens feitas a partir de pessoas que se acham parecidas com Jesus ou com os santos e santas  e o próprio Deus.

·          A respeito da palavra culto  leia  também  Dt 5,9   Jz 3,6    Sl 106,36   Mt 4,10   Jo 16,2    At 7, 42   At, 17,23     Cl 2,18   Cl 2,23



*É pecado usar short?
*Depende do short e da intenção em usar qualquer tipo de roupa ou acessório, maquiagem, etc. É pecado provocar, prevaricar, decepcionar, desrespeitar o espaço público e as pessoas públicas. É como fumar em lugares onde estão outras pessoas. Você pode expor o seu corpo da maneira que quiser  se estiver dentro do seu domínio espacial ou na sua privacidade ou em qualquer espaço permissível.

·         Suicídio é pecado?

·         A palavra suicídio não existe na bíblia. Mas sim a palavra morte. Se você quiser  apreciar a explicação sobre a morte e a vida eterna, leia  em Apocalipse de João, os capítulos 19 e 20. Sobre suicídio ou auto homicídio (matar a si mesmo), é pecado sim e o homicida dificilmente entrará no reino dos céus. É mandamento de Deus “não matarás”. Sobre isto, leia e medite a Palavra de Jesus em Mateus, capítulo 19, versículos de 16 a 30.

*É pecado querer melhorar de vida?
1Ts 4,9-12     1Ts 5,12-18
Claro que não. O pecado está ou não, na forma como você irá agir ou se comportar para melhorar de vida. Deus dá vida em abundância e "tudo posso Naquele que me fortalece"; desde que você se esforce a fazer tudo com amor e muita dignidade. Mas é bom que saiba que muitas das realidades sociais neste mundo, são pura ilusão. No Céu não existe carreira profissional, senhoras socialaites, senhores fulanos de tal, racismo, política, miséria, patronismo, humilhação, exploração da pessoa humana, etc... O Céu é um lugar de amor, fraternidade, igualdade, lealdade e todos os bons sentimentos. Onde todos são filhos de Deus e partilham da herança eterna. Você pode viver o seu céu aqui, na sua vida terrena.
Aqui na Terra, todo projeto que é abençoado e prospera com segurança, tem como base o amor por aquilo que se faz, o respeito pela família e pelas pessoas humanas que participam do projeto e pelo segmento humano para o qual o projeto é direcionado ( funcionários e consumidores). Boa sorte!

* Porque depois que a gente recebe uma graça e fica bem, passado um tempo volta a piorar?
Mateus 12, 43-45
A volta do espírito impuro
Quando o espírito impuro sai de alguém, fica vagando por lugares áridos, à procura de repouso e não encontra. Então ele diz: Vou voltar para a minha casa de onde saí. Quando chega, ele a encontra desocupada, varrida e arrumada. Então, ele vai e toma consigo outros sete espíritos piores do que ele, que entram e se instalam aí. No fim, o estado da pessoa fica pior do que antes. Assim acontecerá também com essa geração má.
**O que quer dizer esta palavra?
*** Geralmente quando a pessoa se sente mal, ou está mal de vida, procura ajuda, faz promessas, vai à missa, paga uns dois meses de dízimo, faz jejum e promete um montão de coisas a Deus e aos Santos. Os Santos rogam a Deus e como Ele é misericordioso, atende e a pessoa fica boa, melhora de situação e a vida passa a ir bem, fica com o corpo e o espírito limpos e arrumados. Mas a alma não, por que a alma da pessoa é a sua personalidade, a sua vontade própria, a sua maneira de ser e a alma de uma pessoa só pode ser transformada ou convertida se ela quiser. Como geralmente a pessoa passa a se sentir confortável mas não se converte, o Espírito Santo de Deus e os Anjos não tomam posse deste corpo ou desta morada que fica vazia. Então um dia o espírito sofredor volta e como também precisa de ajuda por que já foi expulso uma vez, acaba trazendo mais 7 espíritos que tenham mais força que ele e que o ajudem a manter aquela morada. Imagine a vida e o final de vida desta pessoa.
**** Não adianta prometer nada a Deus por que Ele é Onipotente e não precisa de nada. Deus só precisa que o nosso amor seja puro, verdadeiro e que o amemos e o respeitemos cima de tudo. Se você quer ter a sua alma ocupada pelo Espírito Santo de Deus, precisa se manter sempre em comunicação com Ele, cumprir os rituais da sua igreja Cristã e Lhe ser fiel.
***** Jesus expulsava os demônios que causavam doenças como sendo epilepsia, algumas psicoses e neuroses, catalepsia, lepra ou hanseníase, paraplegia, cegueira e muitas outras. Mas o que parece é que não interessa o diagnóstico clínico, quando a doença é espiritual, por que as manifestações destas doenças demoníacas, depende especialmente da situação doentia do demônio que obsedia a pessoa. O exorcismo pode ser praticado por um padre acompanhado do tratamento terapêutico psicossomático para que o paciente aprenda sobre a sua realidade e possa se manter são.


Nenhum comentário:

Postar um comentário