UMA BÊNÇÃO NATURAL

UMA BÊNÇÃO NATURAL
SEM DEUS NÃO HÁ VIDA. BUSQUE O CAMINHO DA VERDADE E ASSIM TERÁ AMOR, PAZ, SORTE E FELICIDADE. O CAMINHO QUE NOS LEVA À VIDA PLENA, É A EXPERIÊNCIA DE VIVER NO MUNDO, SEM PERTENCER AO MUNDO. Ivone Medeiros do Amaral.

INFÂNCIA E ADOLESCENCIA MISSIONÁRIA, projeto para aplicação do serviço.

  


 Estaremos sempre informando e atualizando, por isto, visite sempre esta página.

Canção, mantra orante do Smo e Dvmo Espírito Santo:
* Espírito Santo, a Ti meu Senhor/eu quero te dar o meu amor/Tu és maravilha de Deus Pai Javé/ e de Jesus Cristo, o salvador/ Alma de minh'alma e vida da minha vida/Aqui venho te dar o meu louvor/A Ti meu Deus/ elevo meu coração,minhas mãos, meu olhar e a minha voz/A Tua ternura vem me abraçar/eu quero sentir o Teu corpo/e o calor de Tuas mãos/Espírito Santo de amor/orienta-me, sempre, Senhor/Espírito Santo de amor!

Amigos e amigas.
Quero parabenizar a todos vocês, não só os que estão a serviço da IAM, mas também aos catequistas que no dia a dia se esforçam para dar o melhor de si no preparo das nossas crianças, a fim de contribuir para que elas tenham um futuro de vida bem melhor do que o que temos hoje, não só na Igreja, mas também na vida do dia a dia.
Devemos sempre nos lembrar que somos todas e todos, educadores e servos de Jesus Cristo.
Quando falamos a palavra "Cristo" sabemos dos seus significados: O que sofreu carregando a cruz e foi crucificado para salvar aquele mesmo povo ignorante e injusto que o crucificou.
Jesus sempre quis e quer ensinar a Verdade através do seu próprio exemplo. E nós, se na era em que vivemos já não seremos crucificados, ora, se o seguimos também carregamos a nossa cruz.
A nossa cruz, é de sacrifícios, esforços, renúncias, caminhos árduos e voluntários neste mundo no qual falta muito amor e o nosso amor nem sempre é visto com carinho. Muitas vezes nos chocamos com alguns acontecimentos, mas não devemos nos importar. Choramos sim, mas Jesus vem nos consolar com o seu zelo de Pai maravilhoso. Quantas vezes nas madrugadas de insônias sofridas eu senti o afago de suas mãos na minha cabeça e hoje, já conheço o Seu toque no meu corpo.
Não podemos nos esquecer que somos ovelhas do Seu rebanho. E já somos aquelas ovelhas criadas, educadas e especializadas para conduzir a cada ano que passa, os seus mais novos rebanhos.  São Francisco dizia que é preciso ter para dar e dar para receber. Claro, não podemos dar o que não temos, portanto, não podemos ensinar o que não sabemos. Será preciso sempre estudar, refletir, meditar,se especializar, se manter sempre atualizada e  orar diariamente com o Divino Espírito Santo de Amor a fim de receber as suas orientações. O que se aprende na infância, é para toda a vida. Se  ensinarmos errado, elas irão viver no erro durante toda a vida estudantil e isto irá prejudicar a escolha da futura profissão. Isto é comprovadamente certo. Por tanto, devemos ter toda a responsabilidade ao lidar com estas gracinhas de infantis e pré adolescentes.
Obedecer sempre, compartilhar ideias, pedir opinião e ajuda do grupo, ser humilde. Nunca mandar ou ordenar nem a uma criança. Pedir sempre por favor, agradecer e ser fiel, pontual, exemplar, amiga, protetora e companheira consciente dos seus deveres. Agir exemplarmente e ser sempre muito alegre.
Nunca se pode dizer " eu quero que tal coisa aconteça" por que a vontade é de Deus e a Ele devemos sempre obedecer. Pecado é impor a Deus a nossa vontade e desobedecer. Ter muito cuidado para não ser influenciada pelas ideias do demônio. O coisa não usa balas; ele só usa falsas ideias que causam os diversos males, por que ele não faz. Ele usa os outros e faz com que os outros façam o que ele deseja.
Certas maneiras de agir com as companheiras do grupo, muitas vezes são influenciadas por falsas ideias. Observa-se também que a falsidade ideológica ou até a simples falsidade se faz sempre munida de palavras que fazem de Deus o seu próprio escudo, exalta a sua fé e sua bondade falsa; o que ainda hoje se encontra  muito dentro da nossa igreja, visto que no Brasil os vícios da era colonial  quando os senhores e as senhoras realizavam socialmente o seu metier de mais valia dentro das igrejas ainda permanece para os menos esclarecidos.
Jesus quer sempre a verdade explícita e transparente, acordos sinceros sem jogos ou tramas ou danos morais e sempre com muito respeito. Ninguém é maior que ninguém, só se for na altura e na espessura. Mas regra geral da matemática divina, 2+2 nem sempre é quatro, porque depende de cada unidade e para as coisas de Deus, 2+2 é sempre o infinito da Sua vontade.
Amigos e amigas, temos que primeiro nos transformar para depois então, podermos colaborar para transformar em paz e bem o futuro da sociedade humana.
Quem segue Jesus não anda atrás Dele e nem fica Parado esperando que ele chegue. Precisamos correr e arrumar a Sua casa, limpá-la todos os dias para que Ele ao chegar inesperadamente, a encontre perfeita e mande expurgar todo o lado de fora.
QUE  DEUS  nos abençoe e nos clarifique sempre. Amém.
QUE JESUS nos proteja nesta caminhada. Amém.
QUE O Santissimo  e Divinissimo ESPÍRITO SANTO nos esclareça com seu amor. Amém.
Que a nossa Mãe Maria Santíssima nos cubra com Seu Divino Manto. Amém
Que a Paz e o Bem estejam sempre conosco. Amém.


HINO CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018
01 – Neste tempo quaresmal, ó Deus da vida,
A tua Igreja se propõe a superar.
A violência que está nas mãos do mundo,
E sai do íntimo de quem não sabe amar. (Mc 7,21)
Refrão:
Fraternidade é superar a violência! (Mt 14, 1-12)
É derramar, em vez de sangue, mais perdão! (Jo 20, 21-23)
É fermentar na humanidade o amor fraterno! (Mt 13, 33)
Pois Jesus disse que “somos todos irmãos”. (Mt 23,8). (2x)
02 – Quem plantar a paz e o bem pelo caminho,
E cultivá-los com carinho e proteção,
Não mais verá a violência em sua terra. (Is 59,6)
Levar a paz é compromisso do cristão! (Ef 6, 15)
03 – A exclusão que leva à morte tanta gente, (EG 59)
corrompe vidas e destrói a criação. (LS 70)
– “Basta de guerra e violência, ó Deus clemente!” (Mq 2,2)
É o clamor dos filhos teus em oração.
04 – Venha a nós, Senhor, teu Reino de justiça,
Pleno de paz, de harmonia e unidade. (Mt 6, 10 e Rm 15, 17-19)
Sonhamos ver um novo céu e uma nova terra:
Todos na roda da feliz fraternidade. (Ap 21, 1-7)
05 – Tua Igreja tem o coração aberto, (EG 46-49)
E nos ensina o amor a cada irmão.
Em Jesus Cristo, acolhe, ama e perdoa,
Quem fez o mal, caiu em si, e quer perdão. (Mt 18, 21)

Oração da Campanha da Fraternidade 2018
Deus e Pai,
nós vos louvamos pelo vosso infinito amor
e vos agradecemos por ter enviado Jesus,
o Filho amado, nosso irmão.
Ele veio trazer paz e fraternidade à terra
e, cheio de ternura e compaixão,
sempre viveu relações repletas
de perdão e misericórdia.
Derrama sobre nós o Espírito Santo,
para que, com o coração convertido,
acolhamos o projeto de Jesus
e sejamos construtores de uma sociedade
justa e sem violência,
para que, no mundo inteiro, cresça
o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz.
Amém!

  músicas da Campanha da Fraternidade 2018 já foram divulgadas, porém o CD ainda não está disponível.
01 – Hino da Campanha da Fraternidade 2018
02 – Como o Senhor vos perdoou (Celebrações penitenciais)
03 – Deus, Pai de misericórdia (Bênção quaresmal)
04 – Volta, meu povo, ao teu Senhor (Quarta-feira de Cinzas)
05 – Quando meu servo chamar (1º e 2º Domingos)
06 – Lembra, Senhor, o teu amor (3º e 5º Domingos)
07 – Alegra-te, Jerusalém (4º Domingo)
08 – Senhor, que na água e no Espírito (3ª fórmula)
09 – Glória a vós, Senhor Jesus! (Cinzas e dias da semana)
10 – Louvor a vós, ó Cristo (Domingos da Quaresma)
11 – Livra-nos, ó Senhor
12 – Escuta, Senhor, a voz do povo teu
13 – Agora o tempo se cumpriu (Quarta feira de Cinzas)
14 – O homem não vive somente de pão (1º Domingo)
15 – Então, da nuvem luminosa (2º Domingo)
16 – Ao se aproximar a Páscoa (3º Domingo)
17 – Deus é rico em misericórdia (4º Domingo)
18 – Se o grão de trigo não morrer (5º Domingo)
19 – Os filhos dos hebreus (Procissão I)

A evangelização de crianças tem sido uma preocupação constante de muitas famílias. Nem sempre as crianças se interessam em ir para a Igreja. Preferem ficar em casa jogando videogame, vendo desenho ou brincando com os amigos. Mas os pais não podem permitir esse tipo de comportamento. As crianças precisam aprender desde muito pequenas que devemos ter Deus em primeiro lugar.
Mas como despertar o interesse das crianças pelas coisas de Deus? – muitos se perguntam. Acredite, isso não é tão difícil. Acompanhe aqui três dicas práticas que irão te ajudar a transmitir valores espirituais para os pequenos e ainda a estabelecer uma rotina espiritual para eles.
Desperte a curiosidade das crianças
Por natureza, crianças são curiosas e exploradoras, e ano após ano essa curiosidade vai ficando cada vez mais aguçada. Constantemente elas estão em busca de novidade e costumam questionar sobre tudo o que veem e ouvem. Por isso, aproveite essas características. Elas são ótimas aliadas na tarefa de evangelização de crianças. De que maneira?
Comece deixando pela casa alguns objetos cristãos como bíblia, imagens de santo, terço, crucifixo. Naturalmente elas irão querer saber o que são e para que servem. Daí surge a oportunidade para explicar a elas quem é Jesus, quem é a Mãezinha do Céu, quem é o Papai do Céu.
Detalhe importante: crianças gostam de imaginar o que estão ouvindo, por isso aproveite para contar historinhas de maneira lúdica e rica em detalhes. Diante de um crucifixo, experimente apresentar Jesus como o Bom Amigo que ama as criancinhas, que faz de tudo para ajudar os que precisam e que como Herói morreu para salvar a todos.
Livros também são objetos de evangelização
Aproveite o interesse natural que as crianças têm por livros e vá com elas até uma livraria católica. Nessas livrarias há uma vasta literatura que vai te ajudar na tarefa de transmitir os valores e a doutrina cristã para os pequenos. Deixe que ela observe os livros e escolha um ou dois títulos para levar pra casa.
Mesmo que o seu filho já saiba ler, aproveite para ler com ele os livros que vocês adquiriam juntos. E se ele ainda não lê sozinho, conte a história despertando emoções nele. Brinque com a entonação da voz, modifique sua voz para cada personagem. Torne esse momento agradável e divertido e ele sempre vai querer ler ou ouvir mais histórias.
Crie uma rotina de oração
Escolha um momento do dia para criar o hábito da oração com as crianças. Seja pela manhã, antes das refeições ou à noite – o importante é que esse momento seja diário. Comece pelo Pai-Nosso e a Ave-Maria e aos poucos insira outras orações, como a do Anjo da Guarda, a Consagração a Nossa Senhora e outras que você já tenha o hábito de rezar. As crianças aprendem rápido, decoram as orações com facilidade.
É importante também incentivar momentos de oração com toda a família. A oração do Terço é muito indicada para esses momentos. E se for possível, criei em sua casa um espaço especial para a oração. Um oratório simples, com a bíblia, o terço, a imagem de Nossa Senhora, etc, colaboram para despertar nas crianças o interesse pelas “coisas do céu”.
Ações práticas como essas tornam a evangelização de crianças algo simples e até divertido. Basta criatividade e um pouco de dedicação. 
CNBB
Adaptação, ilustração e revisão
Portal Kairós
Fonte: https://portalkairos.org/a-evangelizacao-de-criancas/#ixzz57Jquziqk

 Campanha da Fraternidade 2019:
Tema “Fraternidade e políticas públicas”


TRABALHOS LÚDICOS APLICÁVEIS À INFÂNCIA MISSIONÁRIA     

1. EXEMPLOS DE ALGUNS MATERIAIS NECESSÁRIOS                                 
                                 


 







ALGUNS EXEMPLOS DE TRABALHOS DOS MUITOS QUE AS CRIANÇAS PODEM FAZER:
 COLAGEM CUBISTA


 
 Pintura em tecido
                                                                                   
PAISAGEM EM CARTOLINA
  Bonecas   tecelagem
    Chaveiros
almofadinhas

E tantos outros que podem ser criados.

EXEMPLO DE ALGUNS TRABALHOS QUE SE PODEM REALIZAR:

1. recortando corações.  a) fornecer o molde dos corações e distribuir 1 para cada criança, fazendo-as recortar em papel espuma. b) Depois pedir que olhem cada um para o seu coração e digam para quem elas querem dedicar. c) por exemplo: ah, eu dedico para a minha mãe; a catequista pode dizer "que linda dedicação! Sabe que assim como a sua mãe, Maria Santíssima é mãe de Jesus Cristo" e assim vai conduzindo as apresentações da Sagrada Família, da Santíssima Trindade por todo o grupo.


2. CONTAR HISTÓRIAS  EDIFICANTES acerca do desenho que for dado igual para todos.

·         Distribuir  1 folha de desenho para  pintar, igual para cada um
·         Esta folha deve constar de 1 tema que será  explicado  e também explorado pelas crianças.
·         Exemplo: "Vinde a mim as criancinhas" e O Anjo da Guarda, a história, a oração, etc.


Estamos na Páscoa e podemos teatralizar o evento de Jesus com as crianças, a exemplo da IAM S.José, cujas fotos publicamos abaixo:

  
OUTRO EXEMPLO DE TEATRO:                   

Os Reis Vagabundos
Imagine a hora em que os Santos Reis estão saindo, depois que deixaram os presentes. Eles vão procurar o caminho de sua terra. A visita deles chamou muita atenção, atraindo a curiosidade do povo. Muita gente arrodeia a casa do presépio, comentando as coisas importantes que viram. (cochicho do povo)
Nesta hora aproximam-se três outras figuras, bem diferentes do Reis Magos,
sem caravana e sem fama.
O primeiro é um pobre em molambos; seu olhar acusa fome e sede.
(o pobre chega e o povo recua).
O segundo é um prisioneiro que anda curvado, carregando correntes.
(o sofredor chega e o povo se assusta).
O terceiro está com o cabelo assanhado, os olhos em desespero,
com ar de louco, como quem perdeu o sentido da vida.
(ele chega e o povo fica comentando)
Os três homens não têm nada que sirva de presente.
Será que vieram buscar alguma coisa?
Quem sabe se não são ladrões que estão interessados nos presentes dos Magos?
O cochicho do povo aumenta cada vez mais.
De repente São José acaba com a discussão e diz:
Esta criança é para rico e pobre, indigente e nobre!
Com isto os três homens chegam mais perto para olhar o Menino.
Ninguém sabe quem é mais pobre: se é o menino ou os visitantes?
o pobre em molambos, o cativo com as correntes
ou o desorientado com olhar perdido?
São José rompe o silêncio e diz:
Ofereço a ti, peregrino, o ouro para aliviar tua pobreza.
Ao irmão acorrentado oferto a mirra
que será um bálsamo para tuas chagas.
E a ti, que perdeste a fé, ofereço o incenso
que elevará ao céu a tua tristeza.
Mas os três balançaram a cabeça, dizendo que não.
O primeiro falou:
Ouro na minha mão? Vão dizer que sou ladrão.
Fique com o ouro que ainda vai lhe servir.
O segundo falou:
Eu já me acostumei com as chagas.
Guarde a mirra para o menino.
Ele vai ferir os seus pés. Então use a mirra.
O terceiro falou:
Conheci muitas religiões e filosofias
E perdi minha fé.
No deserto do pensamento perdi o meu Deus.
Todos os presentes se escandalizam
com a falta de delicadeza
e cobrem o rosto de vergonha.
Só o menino não estranha a atitude dos homens.
Os três homens chegam perto do menino e dizem para ele:
Você não é do mundo do ouro, da mirra e do incenso,
tão pouco como nós.
Você é da precisão, do cativeiro e do desespero.
Por isto te trazemos de presente aquilo que é nosso.
O primeiro tirou parte dos seus molambos
e, colocando-os em cima da palha, falou:
Pegue estes trapos, para que te cubram,
quando estiveres despido e abandonado por todos.
O segundo tirou suas correntes
e as colocou perto do menino, dizendo:
Quando estiveres mais velho assentarão em ti.
Eles te prenderão para a condenação.
Neste dia te lembre de mim.
O terceiro se inclinou diante do menino e falou:
Pegue as minhas dúvidas e o meu desespero.
Não tenho outra coisa, e não posso sozinho com o peso.
Grite esta dor perante Deus,
quando o dia fatal tiver chegado.
O menino estava lá de olhos abertos
e de ouvidos atentos aos homens.
Depois de um grande silêncio eles se ergueram,
aliviados, como quem jogou fora um grande peso.
Eles tinham achado um lugar de descansar a carga.
Sabiam que o menino ia aceitar os seus presentes,
ia levar a sério a fome, a aflição e o desespero.
Confiantes e com passo forte saíram da casa,
ao encontro do sofrimento repartido.
Autor: Hubert Brosseder
Tradução frei Adolfo Temme
O texto facilmente pode ser dramatizado.
Basta fazer uma imitação do presépio com menino vivo, Maria e José.
O narrador vai descobrir a parte que é dele
e os três figurantes acham o seu texto.
Tem um grupo de curiosos que rodeia o presépio.
Eles inventam livremente os comentários.                                                                                     






Nenhum comentário:

Postar um comentário